Andrew Parker Bowles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes confiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes confiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes confiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Andrew Parker Bowles
OBE
Nome completo Andrew Henry Parker Bowles
Nascimento 27 de dezembro de 1939 (76 anos)
Progenitores Mãe: Dame Ann Parker Bowles DCVO CBE
Pai: Derek Henry Parker Bowles
Parentesco Emma Parker Bowles (sobrinha)
Sir Humphrey de Trafford, 4.º Bt. (avô materno)
Thomas Parker, 6.º Conde de Macclesfield (bisavô paterno)
Sir Rudolph de Trafford, 5.º Bt. (tio materno)
Sir Dermot de Trafford, 6.º Bt. (primo)
Cônjuge Camilla Shand (1973–1995)
Rosemary Pitman (1996-2010)
Filho(s) Tom Parker Bowles
Laura Lopes
Ocupação militar
Religião Catolicismo romano

O brigadeiro Andrew Henry Parker Bowles (27 de dezembro de 1939) é um oficial militar britânico já aposentado. É mais conhecido por ter sido o primeiro marido de Camilla, Duquesa da Cornualha, a reputada amante de longa-data e segunda esposa do Príncipe Charles de Gales.

Nascimento[editar | editar código-fonte]

Parker Bowles é o filho de Derek Henry Parker Bowles, um bisneto do 6° Conde de Macclesfield, e de sua esposa Ann de Trafford, uma católica e filha do multimilionário dono de cavalos de corrida Sir Humphrey de Trafford, que era descendente de uma notável e não-conformista família católica da Inglaterra. Ann de Trafford foi feita Dame, título feminino equivalente ao de Sir.

É dito que a madrinha de Andrew Parker Bowles era a Rainha Mãe, mas no anúncio de seu batismo, feito pelo The Times em 13 de fevereiro de 1940, não está mencionado o nome dela.

Casamentos e filhos[editar | editar código-fonte]

Andrew casou-se com Camilla Rosemary Shand numa cerimônia católica em 1973. Camilla, no início da década de 1970, havia sido a namorada de Charles, Príncipe de Gales. Coincidentemente, Andrew era um ex-namorado da Princesa Anne, irmã de Charles. Os Parker Bowles tiveram dois filhos:

Laura foi educada em St. Mary's School, um escola católica para meninas em Shaftesbury, Dorset, enquanto que Tom, que é afilhado do Príncipe Charles, foi educado em Eton College, uma instituição anglicana.

Andrew e Camilla se divorciaram em 1995. Os dois já viviam separados há anos. Em 1996, Andrew desposou Rosemary Pitman. Rosemary Dickinson foi a primeira esposa do tenente-coronel John Hugh Pitman, um descendente de Sir Isaac Pitman (inventor do sistema Pitman de estenografia). Pitman era o cunhado de Edmund Burke-Roche, 5° barão Fermoy, que por sua vez era o tio materno de Diana, Princesa de Gales. Andrew e Rosemary compareceram no casamento de Charles e de Camilla, em 9 de Abril de 2005.

Educação e carreira[editar | editar código-fonte]

Andrew foi educado em Ampleforth College, a maior escola particular católica do Reino Unido, e na Real Academia Militar de Sandhurst. Andrew serviu em vários regimentos da armada britânica. Em dezembro de 1971, foi feito major.[1] Em 1980, foi feito tenente-coronel.[2] Em 1990, foi finalmente feito brigadeiro.[3] Retirou-se em 1994.[4]

Referências