Saltar para o conteúdo

Anna Ratto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Anna Ratto
Anna Ratto
Anna (à direita), com a jornalista Liliane Reis, 2010
Informação geral
Nascimento 25 de novembro de 1978 (45 anos)
Local de nascimento Rio de Janeiro  Rio de Janeiro
 Brasil
Nacionalidade brasileiro
Gênero(s) MPB
Ocupação(ões) Cantora, compositora e musicista
Instrumento(s) Vocal, violão e guitarra
Extensão vocal Voz
Período em atividade 2003- atualmente
Gravadora(s) Coqueiro Verde
Página oficial annaluisa.com.br

Anna Luisa Soares Rodrigues da Cunha Ratto (Rio de Janeiro, 25 de novembro de 1978)[1], mais conhecida como Anna Ratto, é uma cantora e compositora brasileira.

Anna Ratto nasceu e foi criada no Rio de Janeiro. Aos treze anos, começou a tomar aulas de violão e, pouco depois, de canto. Desde então, Anna estudou também percepção musical, piano, percussão, entre outros temas relacionados à música.

Formou-se em Psicologia e, pouco depois, recebeu convite do diretor artístico da gravadora Deckdisc para gravar o projeto Novelas Acústico, lançado em 2003, ano em que também começou a compor. Em 2005 gravou seu primeiro disco de carreira, Do Zero, que inclui composições suas, de parcerias e também de Seu Jorge, Pedro Luís, Rodrigo Maranhão e uma regravação de Rodrigo Amarante.

Após se apresentar no Canecão, foi convidada para participar da homenagem a Raul Seixas no programa Som Brasil.

Em 2009, Anna lançou o álbum Girando, distribuído pela Universal Music Group. Desde então, fez shows em importantes casas do Rio, como Mistura Fina, Estrela da Lapa, Cinemathèque e o próprio Centro Cultural, dentre outras. Participou de projetos do SESC e partiu em turnê pelo Brasil, chegando a Recife como numa das artistas contempladas pelo Edital que selecionou novos e consagrados talentos para a Feira Música Brasil, que lotou o Marco Zero.

Em 2012 por questões judiciais Anna mudou seu nome artístico, antes Anna Luisa passou a ser Anna Ratto, por haver outra artista de nome semelhante, que o registrara anteriormente[2].

Logo após a troca do nome artístico Anna lançou o disco homônimo Anna Ratto levando o novo sobrenome[3], pela gravadora Bolacha Discos.

Em 2015 Anna lançou seu primeiro registro ao vivo intitulado Anna Ratto - Ao Vivo, a cantora Roberta Sá além de participar na faixa "Nem Sequer Dormi", assina a direção artística do show, que conta com produção musical de Rodrigo Vidal[4].

Álbuns de estúdio
  • Do Zero (2006)
  • Girando (2008)
  • Anna Ratto (2012)
Álbuns ao vivo
  • Anna Ratto - Ao Vivo (2015)
Mixtapes
  • Novelas Acústico (2003)

Referências

  1. «Anna Ratto». Dicionário Cravo Albin. Consultado em 9 de outubro de 2015 
  2. Lisboa Garcia, Lauro (27 de agosto de 2012). «Por questões judiciais Rita Ribeiro e Anna Luisa mudam de nome». Estadão. Consultado em 9 de outubro de 2015 
  3. Ferreira, Mauro (25 de abril de 2012). «Anna Ratto retrocede no quarto CD ao priorizar insosso repertório autoral». Notas Musicais. Consultado em 9 de outubro de 2015 
  4. «Anna Ratto lança DVD gravado ao vivo e revisita carreira». A Tarde. 25 de junho de 2015. Consultado em 9 de outubro de 2015 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]
Ícone de esboço Este artigo sobre uma cantora é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.