Appendix testis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Apêndice testicular
Gray1148.png
O testículo direito, exposto pelo assentamento da túnica vaginal (Appendix testis está rotulado à direita)
Latim Appendix testis
Precursor Ductos de Müller
Ultrassonografia escrotal de um homem de 85 anos com hidrocele, tornando o apêndice do testículo claramente distinto como uma saída de 4 mm na parte superior esquerda da imagem. O Doppler mostra algum fluxo sanguíneo.

O apêndice testicular, appendix testis (ou hidatídeo de Morgagni) é um remanescente vestigial do ducto de Müller, presente no polo superior do testículo e preso à túnica vaginal. Está presente cerca de 90% das vezes.

Significado clínico[editar | editar código-fonte]

Torção[editar | editar código-fonte]

O apêndice do testículo pode, ocasionalmente, sofrer torção, causando dor testicular aguda unilateral e pode requerer excisão cirúrgica para obter alívio. Um terço dos pacientes apresenta uma descoloração palpável do "ponto azul" no escroto. Isso é quase um diagnóstico dessa condição. Se a suspeita clínica for alta para o diagnóstico diferencial sério de torção testicular, uma exploração cirúrgica do escroto é justificada. A torção do apêndice do testículo ocorre entre as idades de 0 a 15 anos, com uma média aos 10 anos, semelhante à da torção testicular.[1]

Ocasionalmente, uma torção do hidátide de Morgagni pode produzir sintomas que imitam os criados por uma torção testicular; uma torção do hidátide, no entanto, não leva a nenhum comprometimento da função testicular.


Referências

  1. Jason S Chang. «Torsion of the Appendices and Epididymis». Medscape  Updated: Oct 20, 2016. Citing:
    Nason, Gregory J; Tareen, Farhan; McLoughlin, Danielle; McDowell, Dermot; Cianci, Fiona; Mortell, Alan (2013). «Scrotal exploration for acute scrotal pain: A 10-year experience in two tertiary referral paediatric units». Scandinavian Journal of Urology. 47 (5): 418–422. ISSN 2168-1805. doi:10.3109/00365599.2012.752403 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.