Mediastinum testis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Mediastino do testículo
Testicle-Revised.jpg
Um diagrama dos principais componentes de um testículo humano adulto, incluindo os seguintes itens numerados: 1. Túnica albugínea, 2. Septos do testículo, 3. Lóbulos do testículo, 4. Mediastinum testis, 5. Tubo seminífero, 6. Tubuli seminiferi recti, 7. Rete testis, 8. Ducto deferente, 9a. Cabeça do epidídimo, 9b. Corpo do epidídimo, 9.c Cauda do epidídimo, 10. Ducto deferente, 11a. Túnica vaginal (lâmina parietal), 11b. Túnica vaginal (lâmina visceral) e 12. Cavidade da túnica vaginal.
Testicle-bull.jpg
Seção de um testículo de um boi, vasos sanguíneos injetados com gelatina vermelha. 1 parênquima, 2 mediastinum testis, 3 túnica albugínea, 4 cauda do epidídimo, 5 cabeça do epidídimo, 6 cordão espermático com artéria testicular contorcida.
Latim mediastinum testis

O mediastino do testículo (mediastinum testis) é uma rede de tecido conjuntivo fibroso que se estende do topo até perto do fundo de cada testículo. É mais largo na parte de cima do que abaixo.

Numerosos septos imperfeitos são emitidos a partir de sua frente e lados, que irradiam para a superfície dos testículos e estão ligados à túnica albugínea. Estes dividem o interior dos testículos em vários espaços incompletos chamados lóbulos. Estes são um pouco em forma de cone, sendo largos em suas bases na superfície da glândula, e se tornando mais estreitos à medida que convergem para o mediastino.

O mediastino sustenta o rete testis e os vasos sanguíneos dos testículos em sua passagem para e da substância da glândula.

Imagens adicionais[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.