Dartos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dartos
O escroto. (Dartos indicado no fundo, à esquerda.)
Gray's pág.1238
Origem
Inserção   
Vascularização
Inervação {{{Inervação}}}
Ações {{{Ação}}}

O dartos é uma camada[1] de musculatura lisa, que nos homens é denominada tunica dartos, localizada por baixo da pele do escroto. Nas mulheres, esta musculatura está menos desenvolvida e tem a denomição de dartos mulierbris, ficando por baixo da pele dos grandes lábios.

Tem como função regular a temperatura dos testículos, promovendo assim a espermatogénese. Faz isto através da expansão ou contração da pele do escroto. A contração reduz a superfície disponível para perda de calor, aumentando assim a temperatura dos testículos. Inversamente, a expansão aumenta a superfície disponível para a troca de calor, promovendo o arrefecimento dos testículos. Este músculo actua em conjunção com o músculo cremastérico para elevar os testículos (não confundir com o reflexo cremastérico). Em homens idosos, este músculo perde o seu tónus, provocando que os testículos fiquem mais pendentes.

Referências

  1. Aparelho genital masculino - anatomia. Disponível em http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=650. Acesso em 5 de abril de 2015.
Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.