Associação Brasileira de Educação a Distância

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância, fundada em 21 de junho de 1995 por um grupo de educadores interessados em educação a distância e em novas tecnologias de aprendizagem.

Seus objetivos principais são:

  • Estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância em todas as suas formas;
  • Incentivar a prática da mais alta qualidade de serviços para alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância;
  • Apoiar a “indústria do conhecimento” do país procurando reduzir as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos;
  • Promover o aproveitamento de “mídias” diferentes na realização de educação a distância;
  • Fomentar o espírito de abertura, de criatividade, inovação, de credibilidade e de experimentação na prática da educação a distância.[1]

Desde 1995 a ABED incentiva as práticas da Educação a Distância (EaD) no Brasil; durante todos estes anos uma das principais mudanças que ocorreram no país foi o fato do Ministério da Educação (MEC), após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), ter formado um dispositivo legal para a EaD em nível superior, o qual, se iniciou e começou a autorizar o início das atividades de educação a distância no âmbito do ensino formal para as instituições de ensino, isto é, levando-as à conceder um diploma aos discentes. A segunda mudança importante foi a aceitação advinda das instituições de ensino superior e de seus docentes, pois estes aceitaram a integração de programas de EaD dentro de suas propostas de estudos formais.

O escopo principal da ABED inclui instituições, empresas, universidades e pessoas interessadas em discutir e aprofundar conhecimentos em educação a distância.

Com esta finalidade, a ABED organiza congressos, seminários, reuniões científicas e cursos voltados para a sistematização e difusão do saber em EAD.

A ABED é membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC e filiada a instituições internacionais entre as quais está o International Council For Open and Distance Education – ICDE.[2]

A página da ABED na Internet traz a “Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância”, trilingue, dedicada a estudiosos de EAD, textos e trabalhos sobre EAD, calendário de eventos, clipping de notícias dos principais jornais, links relacionados a EAD, e endereços de cursos a distância. Está em constante atualização, tendo sempre como foco os associados e as pessoas que pretendem se envolver com esta área do saber pedagógico.

A ABED é composta pelas seguintes categorias de associados: Sócios Individuais: pessoas físicas interessadas na promoção da educação a distância como instrumento de progresso das sociedades democráticas; Sócios Institucionais: pessoas jurídicas interessadas nos objetivos da ABED; Sócios Honorários: pessoas físicas ou jurídicas de notável saber e que, por isso, são distinguidas pela ABED e Sócios Mantenedores: pessoas jurídicas que colaboram significativamente no intuito de incrementar o trabalho da ABED.

O objetivo maior da Associação é, portanto, o incremento do saber compartilhado[3] em educação a distância e a crença de que, tal modalidade educativa já é uma realidade e um paradigma educacional adequado às grandes mudanças deste milênio.[4]

A sede administrativa da ABED está localizada em São Paulo, mas 27 pólos instalados em vários estados da União garantem a representação nacional da Associação, permitindo ampla cobertura para suas atividades.

Polos ABED[editar | editar código-fonte]

Acre, Bahia, Brasília, Campinas (SP), Ceará, Espírito Santo, Goiás, Governador Valadares (MG), Belo Horizonte, Manaus, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Ribeirão Preto (SP); Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Santo André (SP), São Paulo, Sergipe, Santos (SP), Uberaba, Campo Grande, Inglaterra (UK).

Mantenedores da ABED[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Mantenedores da ABED

SENAEDs[editar | editar código-fonte]

Os SENAEDs - Seminários Nacionais ABED de Educação a Distância ocorrem anualmente, no primeiro semestre. Em 2009, o 7º SENAED "Polifonia na Docência e Aprendizagem Online" foi organizado pela primeira vez totalmente online.

RBAAD - Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância[editar | editar código-fonte]

A ABED possui uma revista científica internacional, a RBAAD - Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância. Ela tem como objetivo contribuir para o avanço do conhecimento, da teoria e da prática do ensino e aprendizagem interativa a distância, em todos os níveis educacionais, com o uso de todas as formas de tecnologia disponíveis. O público desta Revista é multidisciplinar e inclui professores de ensino fundamental, médio, de graduação e pós-graduação, pesquisadores, especialistas em desenvolvimento de recursos humanos e administradores.

Referências

  1. «Institucional > Quem Somos | ABED». www.abed.org.br. Consultado em 8 de novembro de 2021 
  2. «Institucional > Objetivos | ABED». www.abed.org.br. Consultado em 8 de novembro de 2021 
  3. «Primeira diretoria do Núcleo da ABED Ceará é eleita». Ensinando e Aprendendo. 10 de setembro de 2016. Consultado em 8 de novembro de 2021 
  4. «Cursos de graduação EAD tem alta em 2021». G1. Consultado em 8 de novembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]