Associação Desportiva Atlético Gloriense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Atlético Gloriense
Nome Associação Desportiva Atlético Gloriense
Alcunhas Touro do Sertão
Torcedor(a)/Adepto(a) Touro
Mascote Tourim
Fundação 14 de janeiro de 2008 (16 anos)
Localização Nossa Senhora da Glória (SE)
Brasil
Mando de jogo em Editon Oliveira
Capacidade (mando) 2.000
Presidente Gabino Barros
Treinador(a) Elenilson Santos
Patrocinador(a) Prefeitura de Nossa Senhora da Glória
Material (d)esportivo Robrac
Competição Sergipano - Série A1
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

A Associação Desportiva Atlético Gloriense é um clube de futebol brasileiro da cidade de Nossa Senhora da Glória, no estado de Sergipe. O clube foi fundado no dia 14 de janeiro de 2008 e disputa Campeonato Sergipano da primeira divisão.

História[editar | editar código-fonte]

Primeira Fase (2008-2011)[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira fase de atividades profissionais o time figurou sempre na serie B do campeonato sergipano, fazendo participações modestas, tendo como melhor resultado o quarto lugar conquistado no ano de 2008, nas temporadas 2009 e 2010 terminou na quinta colocação. enquanto que no ano de 2011 a equipe foi favorecida pela equipe do River Plate, mediante o empréstimo de seus principais jogadores, para a disputa do campeonato desse ano com isso a equipe passou a ser comandada pelo experiente técnico gaúcho Osmar Fernando Magalhaes, terminando o certame na sexta colocação não obtendo mais uma vez o acesso a elite do campeonato sergipano.

Entre os anos de 2012 ate metade de 2019 o time entra em um hiato de competições oficias, afastando-se brevemente do mundo do futebol.

Segunda Fase (2019-...)[editar | editar código-fonte]

A equipe voltou a ativa no mês de julho de 2019. Presidido pelo empresário Mário do Ponto Banese, que segundo o novo presidente " O Atlético Gloriense entra numa nova era, estamos resgatando o nosso futebol e com isso o clube necessitava de uma nova identidade visual. O torcedor Gloriense merece a volta do clube e todas as novidades que iremos proporcionar". Uma das principais mudanças para o clube é uma nova identidade visual, após pesquisa de opinião com alguns torcedores sobre as possíveis mudanças, foram criados diversos modelos de escudos e mascotes. A diretoria em reunião escolheu aquele que mais representava o Gloriense. O Torim, como será chamado, criou vida nas mãos dos designers Tayrone Santos (tayronedsan) e Rubens Ferreira (Lumia Design), demonstrando a garra e a força do Gloriense. Dentre as principais mudanças estão a inclusão da sigla do nome do clube (ADAG) e os contornos modernos, mantendo duas das cores da bandeira do município, o verde e o branco.

Retorno às Atividades (Temporada 2019)[editar | editar código-fonte]

Treinado pelo experiente Givanildo Sales[1] (Ex-Técnico do também sergipano Lagarto Futebol Clube)

O Atlético Gloriense, retoma suas atividades no dia 25 de agosto de 2019 pela primeira rodada do Campeonato Sergipano de Futebol de 2019 - Série A2 contra o Rosário da cidade de Rosário do Catete, fazendo um campeonato muito forte, mas não atingindo seu objetivo final que era o acesso, a equipe foi derrotada pelo placar de 3x2 pela equipe do maruinense nas semifinais, terminando a competição na terceira colocação, naquele ano só o campeão garantiria a vaga na elite sergipana.

Acesso Série A1 (Temporada 2020)[editar | editar código-fonte]

Após vencer os últimos jogos o Atlético conseguiu o "acesso" a elite do futebol sergipano em 2020.[2] Atlético Gloriense recebeu a equipe do Rosário Central, no estádio Editon Oliveira. Logo no início da partida aos três minutos, o atacante Muribeca marcou para os donos da casa. Esse foi o único gol do jogo. Com a vitória por 1×0, o Atlético Gloriense garantiu o acesso para a Série A1 de 2021, contudo na grande final o time foi derrotado pela equipe do maruinense pelo placar de 2x1, terminando a competição como vice, e obtendo o acesso a serie A1 do ano seguinte.

Temporada 2021[editar | editar código-fonte]

Na sua primeira partida como estreante da serie A1, enfrentou a forte equipe do confiança no Batistao em aracaju e foi derrotado pelo placar de 2x1, contudo se recuperou durante as rodadas seguintes e terminou a competição em 7° colocado, garantindo seu objetivo que era a permanência na primeira divisão estadual.

Temporada 2022[editar | editar código-fonte]

Em seu segundo ano na elite sergipana, teve como técnico o experiente jogador Carlos Alberto Dias, que infelizmente não conseguiu fazer o time engrenar e acabou demitido após a terceira rodada e terceira derrota na competição, em seu lugar assumiu Fernando Dourado, com ele o time deu um salto de qualidade e terminou o certame na sexta posição.

Temporada 2023[editar | editar código-fonte]

O técnico Fernando Dourado, que teve passagem por vários clubes do Brasil, inclusive no Atlético Gloriense em 2021 e também no exterior, seu último clube foi o Sport Club Belém do Pará. O técnico já conquistou vários títulos em sua carreira, além de conquistar uma vaga para a Copa do Brasil, o time começou o campeonato empatando com o lagarto em 0x0, fazendo um campeonato discreto consegue avançar para a segunda fase da competição onde voltaria a enfrentar o lagarto, numa disputa de dois jogos acabou eliminado, ganhando o primeiro jogo em gloria pelo placar de 1x0 e perdendo a volta em lagarto por 2x0, ficando com a derrota de 2x1 no agregado e terminando a competição na sexta colocação.

Temporada 2024[editar | editar código-fonte]

O técnico Elenilson Santos foi o responsável pela montagem do elenco do time que disputará o certame desse ano, estreou perdendo em casa contra a equipe do Sergipe, pelo placar de 4x1.

Desempenho em competições oficiais[editar | editar código-fonte]

Campeonato Sergipano (Série A1)
Ano 2021 2022 2023 2024
Pos.
Campeonato Sergipano (Série A2)
Ano 2008 2009 2010 2011 2019 2020
Pos.

Escudo[editar | editar código-fonte]

Evolução do escudo da Associação Desportiva Atlético Gloriense
2008-2018 2019-Presente

Hino[editar | editar código-fonte]

Quando surgem os bravos guerreiros

Firmes e fortes para a batalha

Sangue quente de amor escudelo

Coração a mil em busca da taça

Salve, salve o gigante de raça

Tens o touro fabuloso

Idolatrado em qualquer lugar

És do sertão sergipano

A seleção que o povo abraça

Salve, salve o gigante de raça

Atlético Gloriense

Abençoado, varonil

Atlético Gloriense

És o time mais amado do Brasil

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]