Baía da Babitonga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Foto de satélite onde aparece a ilha de São Francisco do Sul, a baía da Babitonga com suas ilhas e as cidades de Joinville e São Francisco do Sul. Na parte de baixo da foto, o canal do Linguado.[1]

A baía da Babitonga, ou somente baía Babitonga, está localizada no litoral norte do estado brasileiro de Santa Catarina, na foz do rio Palmital, entre as cidades de Araquari, Joinville, Itapoá e a ilha de São Francisco do Sul.

História[editar | editar código-fonte]

Esta baía já era habitada há mais de três mil anos por caçadores e coletores sambaquianos, os homens do sambaqui.

No século XV e XVI se registra a ocupação da baía por grupos tupi-guarani, denominados carijós, que há algumas centenas de anos antes se sobrepuseram culturalmente àqueles grupamentos sambaquianos ancestrais. Os carijós, por sua vez, não resistiram à dominação europeia com o início da ocupação portuguesa do litoral sul do Brasil. Sucumbiram pela escravização, guerras, por doenças e mesmo pela aculturação, desaparecendo como cultura autóctone antes do século XVII.

Na margem norte da baía está a localidade de Saí (na grafia arcaica "Sahy") que em 1842 foi palco de uma experiências sociais pioneiras no mundo - o Falanstério do Saí - organizado pelo Dr. Benoit Jules Mure que se baseava nas doutrinas de Charles Fourier e que contava com colonizadores franceses.

Às margens da baía, principalmente a norte, existem resquícios importantes da Mata Atlântica. A natureza exuberante faz desta região um reduto visitado por turistas. Uma balsa faz a ligação da cidade de Joinville com a margem norte. Uma das localidades da margem norte é a Vila da Glória. Existem outras localidades às margens da baía.

O Vapor Babitonga foi o primeiro meio de transporte marítimo motorizado de passageiros e cargas de São Francisco do Sul a Joinville, entrou em operação em 1878, e durante anos foi um importante meio de transporte entre estas localidades.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A baía tem uma extensão de mais de doze milhas náuticas de comprimento por três de largura. As profundidades variam de 12 a 20 metros. A barra que conecta a baía ao Oceano Atlântico, entre a Ponta da Trincheira e o Morro João Dias, possui 1500 metros de largura e 15 metros profundidade média.[2]

Sua água é predominantemente salgada, podendo apresentar diminuição de densidade em períodos de chuvas prolongadas.

Ilhas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Canal do Linguado
  2. BERNSTORFF, MÁRIO (2008). NOTAS SOBRE A BAÍA BABITONGA E PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL. [S.l.]: CENTER CÓPIAS FOTOCOPIADOR LTDA. pp. 14–15 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.