Bautista Saavedra Mallea

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bautista Saavedra Mallea
Presidente da Bolívia
Período 28 de janeiro de 1921
a 3 de setembro de 1925
Antecessor junta do governo
Sucessor Felipe Segundo Guzmán

Juan Bautista Saavedra Mallea (Sorata, La Paz, 30 de agosto de 1869Santiago de Chile, 1 de maio de 1939) foi um político e escritor boliviano e presidente de seu país entre 28 de janeiro de 1921 e 3 de setembro de 1925. Estudou Direito e depois de formado, obteve a cátedra de Direito Penal na Universidade de La Paz. O exerceu também, por um breve período de tempo, o cargo de diplomata e trabalhou nos Arquivo Geral das Índias em Sevilha, onde estudou sobre a história colonial boliviana. Ainda muito jovem, ele se juntou ao Partido Constitucional, presidido por Arce. Em 1902 foi nomeado diretor-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros [1].

Contribuição para a sociologia da Bolívia[editar | editar código-fonte]

Bautista Saavedra foi um dos primeiros introdutores do positivismo na sociologia na Bolívia.

Depois de concluído o seu estudo de direito, foi admitido na Sociedade de Geografia, um espaço que lhe permitiu aprofundar e prosseguir os seus estudos da realidade social boliviana. Em 1903 publica Origens do Direito Penal e da sua história, o primeiro livro que expõe os princípios doutrinários do positivismo spenceriano em seu país [2].

O resultado de sua pesquisa na Sociedade de Geografia, foi publicado mais tarde em O ayllu, estudo etnológico que o consagra como uma das mais altas autoridades da sociologia na Bolívia [3]. O livro foi um precursor para o grande debate sobre o declínio dos povos autóctones e seu papel na sociedade boliviana, essa discussão envolveu seus contemporâneos Alcides Arguedas, Franz Tamayo e Manuel Rigoberto Paredes [4].

Nos últimos anos de liberalismo, Saavedra publicou Democracia em nossa história (1919), livro francamente niilista, que expressou o profundo pessimismo sobre o futuro da sociedade boliviana [5].




Precedido por
José Gutiérrez Guerra
Coat of arms of Bolivia.svg
Presidente de Bolívia

1921 - 1925
Sucedido por
Felipe Segundo Guzmán




Referências

  1. Biografia e vida de Juan Bautista Saavedra
  2. Bautista Saavedra Los orígenes del derecho penal y su historia (em castelhano) La Paz, Talleres Gráficos "Mundial", 1929
  3. Bautista Saavedra El Ayllu(em castelhano) La Paz, BiblioBazaar, 2010 ISBN 9781145077867
  4. Millan, Juan Albarracín, "El Gran Debate. Positivismo e Irracionalismo en el estudio de la sociedad boliviana",(em castelhano) Empresa Editora Universo, La Paz, 1978.
  5. Bautista Saavedra La democracia en nuestra historia (em castelhano) La Paz, Editora Gonzalez y Medina, 1921 pp 39 - 45
Ícone de esboço Este artigo sobre um político é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.