Araçagi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de a praia brasileira em São Luís, veja Araçagi (São Luís).
Araçagi
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Araçagi
Bandeira
Hino
Gentílico araçagiense ou araçagiano
Localização
Localização de Araçagi na Paraíba
Localização de Araçagi na Paraíba
Localização de Araçagi na Paraíba
Araçagi está localizado em: Brasil
Araçagi
Localização de Araçagi no Brasil
Mapa
Mapa de Araçagi
Coordenadas 6° 51' 10" S 35° 22' 51" O
País Brasil
Unidade federativa Paraíba
Região metropolitana Guarabira
Municípios limítrofes Norte: Duas Estradas, Curral de Cima e Sertãozinho;

Sul: Mulungu, Mari, Sapé e Capim;
Leste: Cuité, Mamanguape e Itapororoca;
Oeste: Guarabira e Pirpirituba.

Distância até a capital 64 km
História
Fundação 22 de julho de 1959
Administração
Prefeito(a) Onildo Camara Filho (2009 – 2012)
Características geográficas
Área total [1] 229,722 km²
População total (IBGE/2010[2]) 17 224 hab.
Densidade 75 hab./km²
Clima Tropical (As')
Altitude 57 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,56 baixo
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 94 879,735 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 5 307,36

Araçagi[nota 1] é um município do estado da Paraíba, no Brasil.

História

Araçagi surgiu em meados do século XVIII, quando a região servia de pousada para os mercadores e tangerinos de gado que praticavam o comércio entre Mamanguape, que, na época, era conhecida como Monte-Mor, Guarabira e os sertões da então província da Paraíba. Alguns desses mercadores estabeleceram relações de amizade com os índios Guandus e fixaram-se num lugar conhecido como Rio dos Araçás.

A tradição oral conta que um português conhecido como Manoel estabeleceu-se em um lugar denominado de Tainha e, lá, casou-se com uma mestiça de nome Francisca, conhecida como dona Chiquinha. O casal teve filhos e deu origem a várias gerações. Presume-se que foi Manoel o doador de uma propriedade situada no povoado Rio dos Araçás. Naquele local, surgiu Araçaji. A palavra é tupi e significa "água de araçá", pela junção de ara'sá ("araçá")[5] e 'y ("água")[6], numa alusão à grande quantidade dessa planta frutífera que se multiplicava, abundantemente, às margens do rio.

Em 1870, quando aqui chegou a família Melo, Padre Raulino Ricardo e trabalhadores cheios de boa vontade pelo progresso deste povoado, edificaram a primeira casa e o templo. Estava, assim, iniciada a formação do núcleo, um dos mais importantes que integravam o município de Guarabira. Foi o padre Francelino Coelho Viana que conseguiu melhores recursos e construiu a capela.

A emancipação política foi conseguida graças aos esforços de três homens: João Pessoa de Brito, João Felix da Silva e Olivio Câmara Maroja. A emancipação de Araçagi foi obtida graças à Lei Estadual 2 147, de 22 de julho de 1959.

Geografia

Localizado na microrregião de Guarabira. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no ano de 2006 sua população era estimada em 17 334 habitantes. Área territorial de 230 quilômetros quadrados.

Araçaji faz limite com os seguintes municípios: Ao norte: Duas Estradas, Curral de Cima e Sertãozinho; Ao sul: Mulungu, Marí, Sapé e Capim; A leste: Cuité, Mamanguape e Itapororoca; A oeste: Guarabira e Pirpirituba.

O município de Araçaji está inserido na unidade geoambiental dos Serrotes, Inselbuergues e Maciços Residuais. A vegetação é de caatinga hipoxerófila, com pequenas áreas de florestas caducifólia.

O regime climático é quente, com chuvas de inverno. O período chuvoso de ocorre de fevereiro a agosto e a precipitação média anual é da ordem de 750 mm.

Araçagi está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do rio Mamanguape e tem como principais tributários os rios Mamanguape e Araçagi, além dos riachos: Pau d’Arco, Guandu, da Nascença, Grande, Bananeiras, Tamanduva, Barreiro, da Barra, Salgado e Taumatá, a maioria de regime intermitente. Conta com os os açudes Barriguda, Novo, Morgado e Violeta.

As principais culturas agrícolas são o abacaxi, a mandioca, a cana de açúcar, o milho, o feijão e a fava. Na fruticultura, destaca-se o coco, manga, laranja, limão e mamão.

Na pecuária, a criação de gado bovino, a avicultura e a caprinocultura.

Notas

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  5. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.153
  6. http://www.fflch.usp.br/dlcv/tupi/vocabulario.htm
  7. http://www.ferias.tur.br/informacoes/4858/aracagi-pb.html
  8. http://www.fflch.usp.br/dlcv/tupi/vocabulario.htm

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios da Paraíba é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Predefinição:Microrregião de Guarabira