Botujuru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Botujuru
  Distrito do Brasil  
Estado  São Paulo
Município Campo Limpo Paulista
Criado em 1985
População (2010)
 - Total 13 849

Botujuru é um distrito do município brasileiro de Campo Limpo Paulista, no interior do estado de São Paulo[1]. Foi criado pela Lei nº 4.954, de 27/12/1985[2], com sede no bairro de Botujuru e com território pertencente ao Município de Campo Limpo Paulista.

História[editar | editar código-fonte]

Na lingua tupi-guarani, Botujuru tem o significado de "boca dos ventos", e desde o seu surgimento confunde-se com a história de Campo Limpo Paulista, pois ambos nasceram às margens da Estrada de Ferro (SPR). Botujuru, outrora um pequeno povoado, moradia de ferroviários, oleiros e lenhadores, mais conhecido por seu túnel ferroviário, construído no século passado pela SPR, que com o seu quilômetro de extensão o tornou, durante décadas, o mais longo do Brasil, só se expandiu demograficamente com a proliferação dos loteamentos, quase todos, lamentavelmente, sem a mínima infraestrutura. A estação de Botujuru foi aberta em 1908 pela SPR, como posto telegráfico, e até 1979 era apenas uma parada com plataforma de madeira, uma cabina e um posto, quando então, a Rede Ferroviária Federal inaugurou o prédio novo para a estação.

Consta que, durante a Revolução Constitucionalista de 1932, os paulistas construíram várias trincheiras sobre o túnel, que até hoje existem. Teve um papel de destaque na história do município, pois é considerado o berço da emancipação, pois lá residia o presidente da Comissão da Emancipação Político-Administrativa, Adherbal da Costa Moreira, que em seguida se tornou o primeiro prefeito eleito de Campo Limpo Paulista. Adherbal, que tinha a têmpura do homem público, voltado para o desenvolvimento social, foi também o presidente Amigos de Botujuru. Foi obra dele a construção da Praça da Igreja Santo Antônio, com respectivo coreto (atualmente não existe mais o coreto). Sua esposa, dona Yolanda, deu o nome a uma creche do Distrito. Vários outros políticos locais se destacaram, como os vereadores Jair Pereira dos Santos, Antônio Faustino Bizeto, Valdir de Jesus Alvarez, Manoel Bananeiro e José de Souza Charrua - este último, antigo morador de Botujuru, ferroviário (cabineiro da Estação), deu o nome a uma escola do Distrito, na avenida Casa Branca. Pela Sua habilidade política, Charrua chegou a ser presidente da Câmara Municipal. Botujuru também foi o local onde se instalou, em 1946, o primeiro empreendimento industrial de Campo Limpo Paulista, a "Fabrica de Fogos Dois Anões", de propriedade da Loja da China, uma importante estabelecimento comercial da Capital, mesmo não constituindo um complexo industrial de grandes proporções, a Dois Anões representou a primeira indústria a se estabelecer na cidade, onde funcionou durante 17 anos, sendo por fim desativada em 1963. O nome Loja da China foi dado a um loteamento que compõe o distrito.

Hoje Botujuru conta com vários bairros: Jardim das Palmeiras, Jardim Brasília, Jardim Fritz, Vila Chacrinha, Vila Botujuru, Vila Constança, Colina do Pontal, Vila Ipê, Outeiro das Paineiras, Vila Firenze, Vila Marieta, Parque Santana, Jardim Santa Isabel, Vale das Castanheiras, Parque Loja da China e Fazenda Santa Paula.

Comunicações[editar | editar código-fonte]

O distrito era atendido pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP)[3]. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica[4], sendo que em 2012 a empresa adotou a marca Vivo[5] para suas operações de telefonia fixa.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Divisão Territorial do Brasil». IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 
  2. «Lei nº 4.954, de 27/12/1985». Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo 
  3. «Área de atuação da Telesp em São Paulo». Página Oficial da Telesp (arquivada) 
  4. «Nossa História». Telefônica / VIVO 
  5. GASPARIN, Gabriela (12 de abril de 2012). «Telefônica conclui troca da marca por Vivo». G1 
Ícone de esboço Este artigo sobre um distrito ou povoado é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.