Boxe (banho)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre reservado para banho. Para pugilismo, veja Boxe. Para local em um autódromo, veja Boxe (automobilismo).
Banheiro com boxe instalado

Boxe[1] (português brasileiro) ou Cabine de duche[2] (português europeu) (do inglês box, que significa "caixa") é uma estrutura de alumínio complementada por placas de vidro (geralmente temperado)[3] ou acrílicas, destinado principalmente a impedir a passagem de água para fora da área reservada ao banho. Usualmente, é instalado dentro do banheiro e no Brasil, comercialmente esta estrutura também é conhecida como box[4].

Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, seus padrões básicos são orientados pela NBR 14207[5][1] da ABNT e são classificados, pelos principais fabricantes, por diferentes particularidades, sendo elas assim denominadas:

Boxe reto[editar | editar código-fonte]

Geralmente com altura padrão em torno de 1,90 m e uma parte fixa, estabelece uma divisão em linha reta entre a área de banho e o restante do banheiro, permitindo apenas a passagem do usuário pela porta móvel regulável, que se desloca com o auxílio de roldanas num trilho para a entrada ou saída da área de banho. Sua entrada deve ser no mínimo de 50 cm[carece de fontes?].

Boxe angular[editar | editar código-fonte]

Comumente conhecido como "boxe de canto" ou "boxe em L" (geralmente com altura padrão em torno de 1,90 m), é constituído normalmente por duas partes fixas e duas móveis as quais, situadas em paredes opostas, deslocam-se para um encontro perpendicular de 90º (graus) resultando no término do deslocamento das duas partes móveis e assegurando o isolamento entre a área de banho e o restante do banheiro. Normalmente fabricado em cristal plano ou vidro fantasia (pontilhado, antilope, quadrato, astral...) com espessura de 8mm e armação em alumínio, e já existe opções em aço inox com roldanas aparentes[carece de fontes?].

Boxe conjugado à banheira[editar | editar código-fonte]

Possui altura variada em virtude da necessidade de adaptá-lo à altura já existente da banheira[6]. Habitualmente, é boxe do tipo reto[carece de fontes?].

Boxe com dobradiças[editar | editar código-fonte]

Geralmente com altura padrão em torno de 1,90 m, é caracterizado por partes fixas com uma porta giratória que permite a entrada ou saída da área de banho, como uma porta comum, condicionada ao efeito rotativo das dobradiças. É muito utilizado para a instalação em espaços mais reduzidos (muitas vezes inferiores a 1 m de largura), atuando no lugar de um box reto para a otimização de espaço[carece de fontes?].

Boxe de correr[editar | editar código-fonte]

É o mais conhecido dentre as opções. Ideal para locais mais amplos e que não apresentam dificuldades na disposição do espaço[7]. O boxe de correr possui uma base fixa e a porta presa a um trilho que faz a porta correr com auxílio de roldanas para a entrada e saída da área do banho. Tem a altura padrão de 1,90 metros[carece de fontes?].

Referências

  1. a b «Manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro» (PDF). Associação de Distribuidores, Processadores e Empresas de Vidros Planos da Bahia e Sergipe. Consultado em 22 de agosto de 2016 
  2. «Significado de Duche». léxico: dicionário de português online. Consultado em 22 de agosto de 2016 
  3. Pilkington no Brasil, BLINDEX (1 de dezembro de 2011). «Box BLINDEX» (PDF). BLINDEX. Consultado em 30 de março de 2021 
  4. «Boletim UOL - Vale a dica - "Box" ou "boxe"?». www3.uol.com.br. Consultado em 30 de março de 2021 
  5. «ABNT - Pela segurança nos boxes de vidro». www.abnt.org.br. Consultado em 30 de março de 2021 
  6. «4 dúvidas sobre banheiras e boxes respondidas por profissionais». CASA.COM.BR (em inglês). Consultado em 30 de março de 2021 
  7. «Box de vidro de correr ou de abrir: qual é o tipo ideal?». PS do Vidro. 10 de julho de 2018. Consultado em 30 de março de 2021