Burinhosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Burinhosa
Burinhosa
Distrito Distrito de Leiria
Município Alcobaça
Freguesia Pataias
Área - km²
População 755 hab. (2011)
Orago Nossa Srª Do Rosário
Código postal 2445-036
Povoações de Portugal

Burinhosa é uma aldeia pertencente à freguesia de Pataias,[1] no município de Alcobaça, Distrito de Leiria.

Sociedade[editar | editar código-fonte]

É conhecida por "aldeia futsal", porque possui um clube de Futsal a disputar o Campeonato Nacional de Futsal, o Centro Cultural Recreativo e Desportivo Burinhosa.[1], a equipa sénior masculina chegou ao escalão principal do futsal nacional na temporada de 2014/2015, passando assim a jogar regularmente com os maiores clubes como o Sporting, Benfica e outros.

No início do século XXI foram construídos bungalows, onde os turistas aproveitam para desfrutar do ar e da calma do campo, tendo ainda a vantagem de a aldeia estar situada a aproximadamente a 5 quilómetros da praia. A localidade dispõe de Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardim de Infância, um pavilhão desportivo e uma piscina que são uma grande atração não só para os turistas, mas também para os habitantes da região.

As suas festas anuais realizam-se no terceiro fim-de-semana de julho.

Património[editar | editar código-fonte]

A Igreja da Burinhosa inicialmente era uma pequena capelinha que ao longo dos tempos foi remodelada até ser como a conhecemos na actualidade. A sua última restauração mais profunda tinha foi feita no final da década de 1970.

Referências

  1. a b Região de Leiria (25 de janeiro de 2015). «Coutinho Duarte. Este homem quer pôr a Burinhosa no mapa». Consultado em 17 de julho de 2016. Cópia arquivada em 2 de agosto de 2015 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.