Cabo de Gué

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cabo de Gué
Farol do Cabo de Gué (Cap Ghir)
País  Marrocos
Região Noroeste de África
Local Souss-Massa-Drâa, 40 km a norte de Agadir
Mar(es) Oceano Atlântico
Coordenadas 30° 38' N 9° 53' O
Cabo de Gué está localizado em: Marrocos
Cabo de Gué
Localização de Cabo de Gué em Marrocos

O Cabo de Gué ou Cabo de Guer (em castelhano: Cabo de Aguer; em francês: Cap Ghir ou Cap Rhir) é um cabo da costa atlântica de Marrocos, situado cerca de 40 km a norte de Agadir, a poucos quilómetros a sudoeste de Tamri. O seu nome por vezes confunde-se com o nome dado pelos portugueses à sua antiga possessão de Santa Cruz do Cabo de Gué, atualmente Agadir.

O cabo o local onde a cordilheira do Alto Atlas toca o Atlântico e integra a Reserva da Biosfera Arganeraie e o Parque Nacional de Tamri.[carece de fontes?] No cabo está instalado um farol que funciona desde 1932.[1] Em 2007, o Office National d'Électricité (ONE), a empresa estatal marroquina de produção elétrica, tinha planos para a construção de uma grande central termoelétrica na área, um projeto que encontrou oposição por parte dos que defendem a instalação de centrais eólicas.[2]

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. Rowlett, Russ. «Lighthouses of Morocco: Atlantic Coast». www.unc.edu/~rowlett (em inglês). The Lighthouse Directory. Consultado em 13 de dezembro de 2011. 
  2. «Centrale Thermique Cap Ghir : Opter pour l'énergie éolienne». goagadir.info (em francês). Agadir info. 18 de fevereiro de 2007. Consultado em 13 de dezembro de 2011.