Tinghir

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marrocos Tinghir

ⵜⵉⵏⴻⵖⵉⵔ, تنغير‎

Tinerhir

 
  Comuna  
Vista de Tinghir
Vista de Tinghir
Vista de Tinghir
Localização
Tinghir está localizado em: Marrocos
Tinghir
Localização de Tinghir em Marrocos
Coordenadas 31° 31' 12" N 5° 31' 50" O
País Marrocos
Região (1997-2015) Souss-Massa-Drâa
Província Tinghir
Características geográficas
População total (2004) [1] 36 388 hab.
 • Estimativa (2012) 39 768
Altitude 1 300 m
Sítio tinghir.ma

Tinghir ou Tinerhir (em árabe: تنغير; em tifinague: ⵜⵉⵏⴻⵖⵉⵔ) é uma cidade do centro-leste de Marrocos, capital da província homónima, que faz parte da região de Souss-Massa-Drâa. Em 2004 tinha 36 388 habitantes[1] e em 2012 estimava-se que tivesse 39 768 habitantes.[2]

Tinghir situa-se no centro do oásis do vale do rio Todgha (Todra), perto das suas famosas gargantas, no planalto que separa o Alto Atlas do Jbel Saghro, que por sua vez é um dos extremos do Anti-Atlas. Até 2009, quando a província de Tinghir foi criada, fez parte da província de Ouarzazate. À semelhança de toda a região de Ouarzazate, o oásis é povoado por amazigues (berberes) muçulmanos e a sua população totalizava cerca de 86 500 habitantes em 2004.

A cidade está rodeada pelo palmeiral de Todgha, muito denso e alongado, que ocupa apenas as margens do uádi. Alegadamente, é um dos palmeirais de tamareiras a maior altitude, mas nos últimos as tamareiras têm vindo a ser substituídas por oliveiras, as quais já existiam tradicionalmente, mas em menor número. É irrigado por uma rede de canalizações chamadas tirgwin em língua berbere. Devido à irrigação, a água do uádi generalmente não chega além do uádi Ferkla, afluente do Ghéris, exceto em épocas de grandes cheias.

Economia[editar | editar código-fonte]

A economia de Tinghir é baseada sobretudo no comércio, que beneficia da situação geográfica no cruzamento das rotas entre as capitais regionais e as localidades vizinhas (Aït Atta a sudeste, Aït Merghad a leset, Aït Hdidou a norte e Aît Yaflman a oeste). A cidade é desde há muito um grande centro de comércio onde diferentes produtos, principalmente de primeira necessidade, se compram e vendem diariamente e por ocasião das festas e moussems. Outra atividade económica importante é o turismo. A beleza natural do oásis, das gargantas do Todgha e das montanhas do Alto Atlas, bem como os casbás e ksour, atraem os visitantes à região.

As remessas de divisas dos muitos emigrantes da região, que trabalham sobretudo na Europa (França, Bélgica, Espanha, Países Baixos, etc.), também têm dão um contributo importante à economia local. O setor agrícola, outrora o mais importante, cada vez é menos relevante, devido aos métodos àrcaicos e sobretudo à escassez de terras cultiváveis. A indústria é praticamente inexistente, à exceção de algumas atividades artesanais, como serralharia, marcenaria e lapidaria. A grande mina de prata de Imiter não contribui muito para a economia local, pois a sua atividade limita-se à extração do mineral que é explorado e exportado por uma empresa nacional (não local) que não desenvolve quaisquer outras atividades em Tinghir.

Notas[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em francês cujo título é «Tinghir», especificamente desta versão.
  1. a b c Royaume du Maroc - Haut-Comissariat au Plan. «Recensement général de la population et de l'habitat 2004». www.hcp.ma (em francês). Consultado em 28 de dezembro de 2011 
  2. «Maroc: Les villes les plus grandes avec des statistiques de la population». gazetteer.de (em francês). World Gazeteer. Consultado em 18 de junho de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Tinghir


  • «Tinghir». www.sud-maroc.com (em francês). Consultado em 5 de dezembro de 2011 
  • «Tinghir». tinghir.teria.org (em francês). Consultado em 5 de dezembro de 2011