Bir Gandus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saara Ocidental Bir Gandus

Bir Gandús, Bir Gandouz, Anzarane

 
  Município  
Localização
Bir Gandus está localizado em: Saara Ocidental
Bir Gandus
Localização de Bir Gandus no Saara Ocidental
Coordenadas 21° 37' N 16° 28' O
País Saara Ocidental (de jure)

Marrocos (de facto)

Região (1997-2015) Oued Ed-Dahab-Lagouira
Província Aousserd
Características geográficas
População total (2004) [1] 3 864 hab.
Altitude 25 m
Território do Saara Ocidental sob o controle de Marrocos

Bir Gandus, Bir Gandús, Bir Gandouz ou Anzarane é um vilarejo do extremo sul do Saara Ocidental, um território administrado de facto por Marrocos, que o considera parte do seu território. É capital da província de Aousserd e da região de Oued Ed-Dahab-Lagouira. Segundo o censo marroquino de 2004 tinha 3 864 habitantes.[1]

Situa-se 30 km a norte da fronteira com a Mauritânia, a cerca de 260 km a sul-sudoeste de Dakhla e cerca de 250 km a oeste-sudoeste de Aousserd, a antiga capital provincial (distâncias em linha reta).

Na localidade funciona um posto militar marroquino e é nela que se faz o controle de passaportes das entradas e saídas para a Mauritânia.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Bir Gandus», especificamente desta versão.
  1. a b Royaume du Maroc - Haut-Comissariat au Plan. «Recensement général de la population et de l'habitat 2004» (PDF). www.lavieeco.com (em francês). Jornal La Vie éco. Consultado em 27 de fevereiro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre o Saara Ocidental é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.