Zagora

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Marrocos Zagora

Zakūrah • زاكورةⵣⴰⴳⵓⵔⴰ

 
  Município  
Mesquita em Zagora
Mesquita em Zagora
Zagora está localizado em: Marrocos
Zagora
Localização de Zagora em Marrocos
Coordenadas 30° 19' 50" N 5° 50' 17" O
Região Drá-Tafilete
Região (1997-2015) Souss-Massa-Drâa
Província Zagora
Altitude 730 m
População (2004) [1]
 - Total 34 851
Soco semanal domingos e quartas-feiras

Zagora (pronúncia: Zagorá; em tifinague: ⵣⴰⴳⵓⵔⴰ; em árabe: زاكورة) é uma cidade e capital da província homónima, situada na região de Drá-Tafilete e na antiga região de Souss-Massa-Drâa, no sul de Marrocos. Em 2004 tinha 34 851 habitantes.[1]

A cidade nova foi fundada no período do protetorado francês e era um centro administrativo. No entanto, o oásis onde se situa já era habitada há muito e foi dali que partiu a expedição dos Saadianos a Tombuctu em 1591. Uma tabuleta famosa à entrada da cidade indica que aquela cidade do Mali, no outro lado do deserto do Saara, fica a 52 dias de viagem, mas as tropas saadianas do século XVI demoraram 135 dias.

A cidade é dominada pelo djebel (monte) Zagora e possui um vasto palmeiral. Nas vizinhanças há uma série de antigos e pitorescos casbás (alcáceres ou aldeias fortificadas). Todos os domingos e quartas-feiras é realizado um grande mercado na cidade.

O clima é desértico, com temperaturas médias máximas de 40-42 °C nos meses mais quentes e temperaturas médias mínimas de 2 °C nos meses mais frios.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c Royaume du Maroc - Haut-Comissariat au Plan. «Recensement général de la population et de l'habitat 2004» (PDF). www.lavieeco.com (em francês). Jornal La Vie éco. Consultado em 28 de dezembro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Zagora


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.