Timiderte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marrocos Timiderte

تيمضرت

Timidarte

 
  Localidade  
Localização
Timiderte está localizado em: Marrocos
Timiderte
Localização de Timiderte em Marrocos
Coordenadas 30° 40' 50" N 6° 17' 45" O
País Marrocos
Região (1997-2015) Souss-Massa-Drâa
Província Zagora
Características geográficas
População total 1 700 hab.
Altitude 900 m

Timiderte ou Timidarte (em árabe: تيمضرت) é um douar (aldeia) berbere do sul de Marrocos, situada no vale do Drà, a meio caminho entre Ouarzazate e Zagora, 76 km a noroeste desta e 9 km a leste de Tamnougalt. Faz parte da província de Zagora e da região de Souss-Massa-Drâa e tem cerca de 16 km. É conhecida principalmente pelo seu casbá (fortaleza ou castelo apalaçado), por vezes referido como um dos mais impressionantes de Marrocos.

A aldeia encontra-se junto um palmeiral do pitoresco vale do Drá, tendo a norte o Jbel (Monte) Kissane, que se estende desde a margem do Drà oposta a Agdz. As principais atividades económicas são a agricultura e algum artesanato.

A região tem diversos casbás, o mais célebre e imponente foi construído por Brahim, o filho mais velho de Thami El Glaoui, o paxá Marraquexe, o governante feudal de grande parte do sul de Marrocos durante a primeira metade do século XX.

Nas proximidades de Timiderte encontram-se algumas das mais antigas inscrições rupestres do vale do Drá, uma região rica tanto em inscrições como pinturas rupestres.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em francês cujo título é «Timiderte», especificamente desta versão.
  • Ellingham, Mark; McVeigh, Shaun; Jacobs, Daniel; Brown, Hamish. The Rough Guide to Morocco (em inglês) 7ª ed. Nova Iorque, Londres, Deli: Rough Guide, Penguin Books. p. 523. 824 páginas. ISBN 9-781843-533139 
  • Le Guide Vert - Maroc (em francês). Paris: Michelin. 2003. p. 216. 460 páginas. ISBN 978-2-06-100708-2 
  • Luxury Morocco Holidays (13 de janeiro de 2011). «Tamnougalt and Timiderte». southernoasismorocco.blogspot.com (em inglês). Blog The Great Southern Oasis Routes Morocco. Consultado em 18 de dezembro de 2011 


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.