Timiderte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Marrocos Timiderte

تيمضرت

Timidarte

 
—  Localidade  —
Timiderte está localizado em: Marrocos
Timiderte
Localização de Timiderte em Marrocos
Coordenadas 30° 40' 50" N 6° 17' 45" O
Região (1997-2015) Souss-Massa-Drâa
Província Zagora
Altitude 900 m
População
 - Total 1 700

Timiderte ou Timidarte (em árabe: تيمضرت) é um douar (aldeia) berbere do sul de Marrocos, situada no vale do Drà, a meio caminho entre Ouarzazate e Zagora, 76 km a noroeste desta e 9 km a leste de Tamnougalt. Faz parte da província de Zagora e da região de Souss-Massa-Drâa e tem cerca de 16 km. É conhecida principalmente pelo seu casbá (fortaleza ou castelo apalaçado), por vezes referido como um dos mais impressionantes de Marrocos.

A aldeia encontra-se junto um palmeiral do pitoresco vale do Drá, tendo a norte o Jbel (Monte) Kissane, que se estende desde a margem do Drà oposta a Agdz. As principais atividades económicas são a agricultura e algum artesanato.

A região tem diversos casbás, o mais célebre e imponente foi construído por Brahim, o filho mais velho de Thami El Glaoui, o paxá Marraquexe, o governante feudal de grande parte do sul de Marrocos durante a primeira metade do século XX.

Nas proximidades de Timiderte encontram-se algumas das mais antigas inscrições rupestres do vale do Drá, uma região rica tanto em inscrições como pinturas rupestres.

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • Ellingham, Mark; McVeigh, Shaun; Jacobs, Daniel; Brown, Hamish. The Rough Guide to Morocco (em inglês) 7ª ed. Nova Iorque, Londres, Deli: Rough Guide, Penguin Books. p. 523. 824 páginas. ISBN 9-781843-533139 
  • Le Guide Vert - Maroc (em francês). Paris: Michelin. 2003. p. 216. 460 páginas. ISBN 978-2-06-100708-2 
  • Luxury Morocco Holidays (13 de janeiro de 2011). «Tamnougalt and Timiderte». southernoasismorocco.blogspot.com (em inglês). Blog The Great Southern Oasis Routes Morocco. Consultado em 18 de dezembro de 2011. 


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.