Saltar para o conteúdo

Campos Altos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Campos Altos
  Município do Brasil  
Símbolos
Brasão de armas de Campos Altos
Brasão de armas
Hino
Gentílico campos-altense
Localização
Localização de Campos Altos no/em Minas Gerais
Localização de Campos Altos no/em Minas Gerais
Localização de Campos Altos no/em Minas Gerais
Campos Altos está localizado em: Brasil
Campos Altos
Localização de Campos Altos no Brasil
Mapa
Mapa de Campos Altos
Coordenadas 19° 41' 45" S 46° 10' 15" O
País Brasil
Unidade federativa {{{1}}}
Municípios limítrofes Ibiá, Pratinha, Córrego Danta, Santa Rosa da Serra, São Gotardo, Rio Paranaíba
Distância até a capital 264 km
História
Fundação 1º de janeiro de 1944
Administração
Prefeito(a) Cláudio Donizete Freire
Características geográficas
Área total [1] 719,121 km²
População total (IBGE/2010[2]) 14 213 hab.
Densidade 19,8 hab./km²
Clima tropical de Altitude (Cwb)
Altitude 1050 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[3]) 0,786 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 178 840,598 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 13 105,72

Campos Altos é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

História

Uma abordagem histórica de Campos Altos através de períodos culturais diversos se inicia com a ocupação indígena que durou milhares de anos. As marcas e a influência destes primeiros habitantes estão presentes em forma de vestígios arqueológicos, nos hábitos alimentares, nas crenças e práticas de medicina tradicional. De certa forma Campos Altos, como todo o Brasil é um imenso sítio arqueológico. É tanto que muitas igacabas? urnas funerárias? encontradas no solo do município são consideradas testemunhos da antiga presença indígena.

Pela tradição oral consta que no Século XVII houve as primeiras incursões dos bandeirantes, que atravessaram a região em busca de metais preciosos, escravos indígenas e fugitivos negros aquilombados.

Em meados do Século XVIII, escravos fugidos da região de São João Del Rey e outras vilas mineradoras encontraram refúgio nas montanhas das serras de Campos Altos. Fundaram mais de vinte núcleos de resistência na região, como o quilombo Dornadas Catiguá ou Tengo-Tengo. A região também era conhecido como Sertão dos Quilombos de Campo Grande, por causa do grande número desses refúgios. O maior deles foi o Quilombo do Ambrósio, cujas ruínas situam-se no distrito de São São Jerônimo dos Poções.

As guerras coloniais entre colonizadores, indígenas e quilombolas duraram décadas. Somente nos anos de 1750, com a derrota dos quilombolas, foi aberta à ocupação colonial.

Segundo constam nos dados históricos alusivos ao surgimento da povoação, hoje cidade de Campos Altos, o primeiro morador teria sido Leandro Henrique de Provença (ou Proença) Lara que, requerendo uma Sesmaria no local, ali se fixou, construindo uma casa que viria a ser a primeira sede da Fazenda Palestina. Posteriormente, novas famílias foram chegando e instalando novas fazendas. A atividade agrícola cresce e, com ela, o povoado.

A evolução do povoado foi incrementada com a inauguração da estação de estrada de ferro Urubu, em 1913, nas terras da Fazenda Palestina, e pelos novos armazéns, das novas casas grandes do Dr. Luiz de Souza Coelho e do Coronel Frederico Franco, e cafuas, residências de dormentes inutilizados, onde moravam negros e mestiços pobres, trabalhadores braçais da linha ferroviária.

O nome Urubu foi derivado pela proximidade da Serra do Urubu, assim conhecida desde o Século XVIII.

Em 1921 a estação foi rebatizada de estação de Campos Altos.

Em 1943 foi criado o município de Campos Altos.

O topônimo municipal, pelo que se sabe, teve sua origem na própria configuração física do território, onde predominam os terrenos de campos e a altitude em que se encontra a cidade.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Campos Altos, pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, criado com terras desmembrada do distrito de Pratinha, subordinado ao município de Ibiá.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Campos Altos figura no município de Ibiá.

Foi elevado a categoria de município com a denominação de Campos Altos, pelo decreto-lei estadual nº 1.058, de 31 de dezembro de 1943, desmembrado dos municípios de Ibiá e São Gotardo, com a constituição de três distritos: Campos Altos (distrito sede) e o distrito de Pratinha, desmembrados do município de Ibiá e o distrito de São Jerônimo dos Poções, desmembrado, então, do município de São Gotardo.

Pela lei estadual nº 336, de 27 de dezembro de 1948, desmembra do município de Campos Altos o distrito de Pratinha, que foi elevado à categoria de Município.

Em divisão territorial datada de 1 de julho de 1960, o município é constituído de dois distritos: Campos Altos e São Jerônimo dos Poções.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2008.


Geografia

Sua população estimada em 2004 era de 14.695 habitantes.

Clima

O clima se apresenta durante o dia com temperaturas amenas. A temperatura cai muito à noite.

Economia

O queijo produzido na região, chamado de "Queijo da canastra" é considerado de uma qualidade e sabor incomparáveis, e o café já ganhou algumas vezes o premio de "Melhor café do mundo". [carece de fontes?] A cultura da uva é incipiente no município, tendo sido constituída uma associação dos produtores para incrementar sua produção e cultura.

Futebol

Destaque para Associação Esportiva Camposaltense;que inclusive tem seu campo ate hoje,cujo a sede está situada na R. Flávio Souza Coelho,no Centro do município.Ainda temos em Campos Altos,o Palestina Esporte Clube,situado na R. Orlando de Paula Lemos,também no centro da cidade.

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.