Eriocheir sinensis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Caranguejo-peludo-chinês)
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaEriocheir sinensis
caranguejo-peludo-chinês
Eriocheir sinensis.

Eriocheir sinensis.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustacea
Classe: Malacostraca
Subclasse: Eumalacostraca
Superordem: Eucarida
Ordem: Decapoda
Subordem: Pleocyemata
Infraordem: Brachyura
Superfamília: Grapsoidea
Família: Grapsidae
Género: Eriocheir
Espécie: E. sinensis
Nome binomial
Eriocheir sinensis
H. Milne Edwards, 1853
Eriocheir sinensis cozidos.

Eriocheir sinensis H. Milne Edwards, 1853, conhecido pelos nomes comuns de caranguejo-peludo-chinês e caranguejo de Shanghai (上海毛蟹), é uma espécie de crustáceo decápode da infraordem Brachyura, de tamanho mediano, nativo das costas e estuários da Ásia oriental, desde a Coreia até à Província de Fujian, na China. Este caranguejo asiático está incluído na lista das 100 espécies invasoras mais perigosas do mundo da União Internacional para a Conservação da Natureza,[1] sendo actualmente uma espécie invasora em muitas regiões de clima temperado e subtropical.


Notas

  1. Lowe S., Browne M., Boudjelas S., De Poorter M. (2000). 100 de las Especies Exóticas Invasoras más dañinas del mundo. Una selección del Global Invasive Species Database. Publicado por el Grupo Especialista de Especies Invasoras (GEEI), un grupo especialista de la Comisión de Supervivencia de Especies (CSE) de la Unión Mundial para la Naturaleza (UICN), 12pp. Primeira edição, em inglês, editada junto com o n.º 12 da revista Aliens, Dezembro de 2000. Versão traduzida e actualizada: Novembro de 2004.


Ícone de esboço Este artigo sobre Crustáceos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.