Centro de Tradições Gaúchas

Esta página cita fontes confiáveis, mas que não cobrem todo o conteúdo. (Dezembro de 2014) |
Os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) são sociedades civis sem fins lucrativos, que buscam divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha tal como foi codificada e registrada por folcloristas reconhecidos pelo movimento.[1]
São entidades tradicionalistas que cultivam a cultura e os costumes do Estado do Rio Grande do Sul no Brasil e no mundo através de atividades associativas e recreativas, guiadas pelos mesmos princípios e normas de ação, mas espalhadas em células que podem encontrar-se em qualquer território mesmo fora do Estado.
Diferenciam-se de Departamentos de Tradições Gaúchas, porque esses últimos geralmente estão ligados a alguma instituição.
Visam à integração social dos seus participantes, os tradicionalistas, ao resgate e à preservação dos costumes dos gaúchos, através da dança, do churrasco e de esportes. Existem muitos Centros de Tradições Gaúchas no Brasil que vão de norte a sul do pais, totalizando cerca de 3000 CTG's, isso sem contar com as entidades estabelecidas no exterior, que somam 16 instituições.
O primeiro CTG do Brasil[editar | editar código-fonte]
O primeiro CTG fundado oficialmente no Brasil foi o "35 CTG", na cidade de Porto Alegre no dia 24 de abril de 1948. Teve origem a partir da primeira ronda crioula, quando Barbosa Lessa, Wilmar Santana, Glaucus Saraiva, Flávio Krebs, Ivo Sanguinetti, Fernando Machado Vieira, Cyro Dutra e Paixão Cortes, que formavam o grupo dos oito.[2]
Referências
- ↑ Jessica Mello (5 de setembro de 2012). «Centros de Tradições Gaúchas mantêm cultura do RS pelo mundo». G1. Consultado em 15 de setembro de 2019
- ↑ https://35ctg.com.br/opioneiro/ 35 CTG