Centro de Tradições Gaúchas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: "CTG" redireciona para este artigo. Se procura o exame médico, veja Cardiotocografia.
CTG Tropilha Crioula

Um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que buscam divulgar as tradições e o folclore da cultura gaúcha tal como foi codificada e registrada por folcloristas reconhecidos pelo movimento.[1]

São entidades tradicionalistas que cultivam a cultura e os costumes do estado do Rio Grande do Sul no Brasil e no mundo através de atividades associativas e recreativas, guiadas pelos mesmos princípios e normas de ação, mas espalhadas em células que podem encontrar-se em qualquer território mesmo fora do estado.

Visam à integração social dos seus participantes, os tradicionalistas, ao resgate e à preservação dos costumes dos gaúchos, através da dança, do churrasco e do esporte. Existem muitos Centros de Tradições Gaúchas no Brasil que vão de norte a sul do pais, totalizando cerca de 3 000, isso sem contar com as entidades estabelecidas no exterior, que somam 16 instituições.

O primeiro CTG[editar | editar código-fonte]

35 CTG

O primeiro CTG fundado oficialmente no Brasil foi o "35 CTG", na cidade de Porto Alegre no dia 24 de abril de 1948. Teve origem a partir da primeira ronda crioula, quando Barbosa Lessa, Wilmar Santana, Glaucus Saraiva, Flávio Krebs, Ivo Sanguinetti, Fernando Machado Vieira, Cyro Dutra e Paixão Cortes, que formavam o grupo dos oito.[2]

DTG[editar | editar código-fonte]

O Departamento de Tradições Gaúchas do Banrisul.

Diferente do CTG, um Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) é ligado a alguma instituição.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Jessica Mello (5 de setembro de 2012). «Centros de Tradições Gaúchas mantêm cultura do RS pelo mundo». G1 
  2. https://35ctg.com.br/opioneiro/ 35 CTG
  3. Isadora Ferreira (21 de setembro de 2019). «Tradicionalismo presente desde cedo». Jornal Ibiá 
Ícone de esboço Este artigo sobre Cultura é um esboço relacionado ao Projeto Cultura. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.