Cinderella (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cinderella
Cinderella3.JPG

A banda em concerto nos Estados Unidos, 2006
Informação geral
Origem Filadélfia, Pensilvânia
País Estados Unidos
Gênero(s) Glam Metal , Heavy Metal Hard Rock, Blues Rock
Período em atividade 1982 - 2017
Afiliação(ões) Britny Fox
London
Arcade
Naked Beggars,

Saints in Hell,

Ex-integrantes Tom Keifer
Eric Brittingham
Jeff LaBar
Fred Coury
Michael Smerick
Tony Destra (falecido)
Jim Drnec
Kenny Aronoff
Rick Criniti
Kevin Valentine
Ray Brinker
Página oficial Cinderella.net

Cinderella foi uma banda de Glam Metal [1][2]americana formada em 1982 nos subúrbios da Filadélfia , Pensilvânia . A banda surgiu em meados da década de 1980 com uma série de álbuns de estúdio multi-platina e singles de sucesso cujos videoclipes receberam grande rotação e popularidade na MTV . Cinderella inicialmente tinha um som de heavy Heavy e Glam Metal ao longo do final dos anos 1980, antes de mudar para um som mais baseado no Blues rock durante o início até meados dos anos 1990. [3][4]

Em meados da década de 1990, a notoriedade da banda diminuiu severamente devido a contratempos pessoais, separações e mudanças na indústria musical americana. Após um breve hiato, Cinderella se reuniu em 1996 e continuou a se apresentar ao vivo,  mas nunca lançou nenhum material de estúdio após seu álbum de 1994 Still Climbing . A banda vendeu 15 milhões de discos em todo o mundo, de acordo com o site oficial do membro da banda Tom Keifer[5]. Depois de participar do "Monsters of Rock Cruise" de 2014, Cinderela voltou a ficar inativa. Em novembro de 2017, Keifer afirmou que a banda não tinha planos de reforma no futuro.

Historia[editar | editar código-fonte]

1980[editar | editar código-fonte]

Cinderella[6] foi formada em 1983 pelo cantor-compositor , tecladista e guitarrista Tom Keifer e o baixista Eric Brittingham . A formação inicial também incluiu o guitarrista Michael Smerick[carece de fontes?] e o baterista Tony Destra.[7] Em 1985, Smerick e Destra deixaram a Banda para formar o Britny Fox , outra banda de glam metal da Filadélfia . Em uma entrevista de 2014, Tom Keifer afirmou que o Baixista do Kiss : Gene Simmons, se interessou pela banda e tentou obter um acordo com o Polygram,[8] mas eles não estavam interessados. Jon Bon Jovi os Viu tocar no Empire Rock Club na Filadélfia e conversou com o homem da A & R, Derek Shulman, sobre ver o grupo. Em primeiro momento, Shulman também não estava convencido se queria assinar com a Banda para um acordo de desenvolvimento de seis meses. Mas depois de extensas negociações, ele finalmente assinou com a banda.

Em 1985, com um contrato de gravação com a Mercury / Polygram Records, nas obras, o guitarrista Jeff LaBar e o baterista Jim Drnec se juntaram à banda no álbum.

Durante a gravação do álbum de estréia da banda, Night Songs,[9] o baterista da sessão de estúdio Jody Cortez foi trazido para ajudar com a gravação.  Após a conclusão da gravação, Drnec foi substituído pelo baterista de Gloucester City, NJ, Albie "Al" Barker, que não fez parte da na capa do álbum e na formação da banda no álbum. Fred Coury se juntou  à banda e foi em todos os vídeos de música da MTV e tocou nas próximas turnês. Night Songs foi lançado em 2 de agosto de 1986 e eventualmente alcançou o status de platina tripla , vendendo 50 mil cópias por semana em um ponto. O álbum de heavy metal atingiu o número 3 no Billboard Em fevereiro de 1987. No final de 1987, a banda lançou uma compilação de vídeo chamada "Night Songs" para acompanhar o álbum, com os vídeos promocionais do álbum mais três músicas ao vivo gravadas em sua turnê de 1986.

A primeira turnê do Cinderella foi em 1986, com a Banda de Glam Metal Poison, que abriram para a banda de heavy metal japonêsa Loudness . Outras turnês em 1987 foram usados ​​para arenas de grande publico : cinco meses para o ex- vocalista do Van Halen , David Lee Roth , e sete meses com Bon Jovi , levando a abertura para a turnê Slippery When Wet. Mais tarde naquele ano, a banda foi para o exterior, aparecendo no Japão, na Escandinávia e nos festivais Monsters of Rock no Reino Unido e na Alemanha.

O segundo álbum da Cinderella, Long Cold Winter, foi lançado em 1988. O novo álbum significou uma mudança para um som mais blues rock , embora ainda pudesse ser descrito como glam metal. Uma turnê de 254 shows para apoiar o álbum durou mais de 14 meses e incluiu datas no Festival de Música de Moscou ao lado de outras Bandas de Metal , como: Ozzy Osbourne, Scorpions, Mötley Crüe, Bon Jovi e Skid Row. O show do palco da turnê incluiu Tom Keifer sendo baixado para o palco enquanto toca em um piano branco durante o seu hit de rádio "Don't Know What You Got (Till It's Gone)". Em 17 de abril de 1990, a banda lançou uma compilação de vídeo chamada Tales from the Gypsy Road com quatro vídeos promocionais de Long Cold Winter, mais duas medalhas ao vivo, a segunda contendo uma capa do famoso" Sweet Home Alabama " do Lynyrd Skynyrd ".

1990[editar | editar código-fonte]

O terceiro álbum da Cinderella, Heartbreak Station, foi lançado em 1990. Ele apresentou mais músicas do que Long Cold Winter que foram influenciadas pelo amor de Keifer pelo blues. Após o  o acompanhamento na turnê, Fred Coury deixou a banda e se juntou ao ex-vocalista do Ratt Stephen Pearcy na banda Arcade.

Em 1991, Keifer perdeu a voz devido a uma paresia de suas cordas vocais. Ele sofreu várias cirurgias para reparar um cisto vocal e hemorragia. Isso foi adicionado aos atrasos na gravação do quarto álbum da banda, Still Climbing que foi finalmente lançado em 1994,com Kenny Aronoff na bateria, mas o álbum rapidamente desapareceu das tabelas. Mercury Records, consequentemente, deixou cair a banda que entrou em silêncio em 1995. 

Cinderella retomou a atividade em 1997, no mesmo ano Mercury Records lançou uma compilação de grandes sucessos intitulada Once Upon A ... e uma compilação de vídeo contendo todos os vídeos promocionais das bandas dos três primeiros álbuns. O grupo percorreu os Estados Unidos em 1998, com uma parada de show capturada no álbum ao vivo: Live at the Key Club, que foi lançado em 1999 através da Cleopatra Records.

2000[editar | editar código-fonte]

Por volta de 1999, a banda foi assinada por John Kalodner com a Sony Records . No entanto, a banda foi abandonada pelo rótulo antes que um novo álbum pudesse ser lançado, mergulhando a banda em três anos de litígio. o Cinderella saiu em turnê novamente em 2000 e 2002.

Cinderella fizeram parte da turnê: VH1 Classic Rock Never Stops 2005, em 2005, Cinderella viajou com as bandas : FireHouse , RATT e Quiet Riot,e tambem a Mercury Records lançou a compilação Rocked, Wired & Bluesed: The Greatest Hits em CD e DVD.

Em 2006, Cinderella juntou se ao Poison. Ambas as bandas celebraram o 20º aniversário de seus álbuns de estréia, Night Songs e Look What the Cat Dragged In . Cinderella planejou fazer turnê em 2008 com Warrant , Lynch Mob e Lynam , mas no dia 13 de junho daquele ano, Tim Heyne, gerente da banda, disse em um comunicado de imprensa: "É com um arrependimento e incrivelmente arrependido,que devo anunciar que o Tom Keifer:, vocalista e guitarrista do Cinderella sofreu uma Hemorragia no cordão vocal esquerdo , tornando impossível para ele cantar no futuro imediato. "Labar foi entrevistado pela Ultimate-GuitarE afirmou que a Cinderella adoraria fazer um novo recorde, mas havia obstáculos que impediam o grupo. Eles ainda não foram assinados com uma gravadora depois que a Sony deixou a banda em 2000. Labar também afirmou que ele está ocupado com sua nova banda, Freakshow, que apresenta Frankie Banali of Quiet Riot , e Eric está ocupado com Naked Beggars. Uma mensagem postada no quadro de mensagens da Cinderella na primavera de 2009 afirmou que a voz de Keifer voltou ao normal. Promotores do 2009 Rock Gone Wild Festival confirmaram que a banda estava programada para se apresentar em dois festivais no final do verão ou no início do outono de 2009.

2010-presente[editar | editar código-fonte]

Cinderella confirmou em seu quadro de mensagens que eles estarão viajando em 2010 com duas datas de aquecimento já confirmadas.  Foi anunciado em 22 de fevereiro que a Cinderella será uma parte da Rocklahoma 2010 em Pryor Oklahoma e no Sweden Rock Festival 2010. Em 26 de fevereiro de 2010, foi anunciado que a Cinderella será o headliner do MSC Poesia a partir de Fort Lauderdale Em 11 de novembro de 2010. Julho de 2010, Cinderella subiu ao palco para abrir para o Bret Michaels , durante o Common Ground Music Festival  em Lansing, MI, com uma série original de estrelas, incluindo: Tom Keifer, Eric Brittingham, Jeff LaBar e Fred Coury. Seguirão então com 14 datas nos EUA que ajudaram o Scorpions na turnê Get It Sting e Blackout.

Cinderella tocou no Festival de Download no Reino Unido em junho de 2010, o Rock Jam perto de Grand Junction, Colorado, sexta-feira, 27 de agosto, e também a Feira Estadual de Oregon em 4 de setembro de 2010. Em novembro de 2010, o Cinderella juntou-se a uma variedade de outras bandas de hard rock que atuam no cruzeiro intitulado "ShipRocked".

Em 2011, o Cinderella realizou uma turnê mundial do 25º aniversário. 20 shows foram confirmados de abril a julho.  Durante a turnê, eles tocaram na primeira edição do Festival "Shout It Out Loud" na Alemanha. 

No verão de 2012 o Cinderella fez uma turnê nos EUA com o ex-vocalista do Skid Row, Sebastian Bach.

Em março de 2013, o Cinderella tocou o 2013 Monsters of Rock Cruise juntamente com bandas como Tesla, Kix, Queensrÿche e muitos outros.

Em 14 de março de 2021 o guitarrista Jeff LaBar foi encontrado morto aos 58 anos de idade em sua residência em Nashville, Tennessee. A causa da morte não foi revelada.[10]

Formação[editar | editar código-fonte]

  • Tom Keifer - Vocal/Guitarra
  • Jeff LaBar - Guitarra
  • Eric Brittingham - Baixo
  • Fred Coury - Bateria

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Ao vivo[editar | editar código-fonte]

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Nome US Hot 100 US Mainstream Rock UK Singles Álbum
1986 "Shake Me" - - - Night Songs
1987 "Nobody's Fool" 13 25 - Night Songs
1987 "Somebody Save Me" 66 37 - Night Songs
1988 "Gypsy Road" 51 20 - Long Cold Winter
1988 "Don't Know What You Got (Till It's Gone)" 12 10 - Long Cold Winter
1988 "Coming Home" 20 13 - Long Cold Winter
1989 "The Last Mile" 36 18 - Long Cold Winter
1990 "Shelter Me" 36 5 - Heartbreak Station
1991 "Heartbreak Station" 44 10 - Heartbreak Station
1991 "The More Things Change" - - - Heartbreak Station
1994 "Bad Attitude Shuffle" - 37 - Still Climbing

DVDs[editar | editar código-fonte]

  • 2005 - Rocked, Wired & Bluesed - The Greatest Video Hits
  • 2005 - In Concert

Estilo Musical[editar | editar código-fonte]

Cinderella é uma banda de glam metal [11]l[4][12], que também foi descrita como heavy metal[13] [14],  hard rock[15], e blues rock [16]

Referências

  1. «Cinderella Biography, Songs, & Albums». AllMusic (em inglês). Consultado em 25 de setembro de 2021 
  2. «Best Hair Metal Bands». web.archive.org. 13 de maio de 2013. Consultado em 25 de setembro de 2021 
  3. «Rolling Stone : Cinderella: Long Cold Winter : Music Reviews». web.archive.org. 26 de agosto de 2006. Consultado em 19 de setembro de 2021 
  4. a b Long Cold Winter - Cinderella | Songs, Reviews, Credits | AllMusic (em inglês), consultado em 19 de setembro de 2021 
  5. «TOM KEIFER» (em inglês). Consultado em 19 de setembro de 2021 
  6. «Cinderella OVERVIEW CHART HISTORY BIOGRAPHY» 
  7. Talevski, Nick (7 de abril de 2010). Rock Obituaries - Knocking On Heaven's Door (em inglês). [S.l.]: Omnibus Press. ISBN 9780857121172 
  8. «TOM KEIFER Says GENE SIMMONS, Not JON BON JOVI, 'Discovered' CINDERELLA» 
  9. «Night Songs on All Music.com» 
  10. «Jeff LaBar, guitarrista do Cinderella, é encontrado morto aos 58 anos». G1 
  11. McPadden 9/25/2015, Mike. «The Hair Metal 100: Ranking the '80s Greatest Glam Bands—The Final 20!». VH1 News. Consultado em 19 de setembro de 2021 
  12. «The Michigan Daily - Pesquisa no arquivo do Google Notícias». news.google.com. Consultado em 19 de setembro de 2021 
  13. «Chicago Tribune - We are currently unavailable in your region». www.tribpub.com. Consultado em 19 de setembro de 2021 
  14. Talevski, Nick (7 de abril de 2010). Rock Obituaries: Knocking On Heaven's Door (em inglês). [S.l.]: Omnibus Press 
  15. «Cinderella Biography, Songs, & Albums». AllMusic (em inglês). Consultado em 19 de setembro de 2021 
  16. Larkin, Colin (1995). The Guinness encyclopedia of popular music. Internet Archive. [S.l.]: Enfield, Middlesex, England : Guinness Pub. ; New York : Stockton Press 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.