Cornélio Jansénio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Cornelius Otto Jansenius)
Cornélio Jansénio
Cornélio Jansénio
Retrat de Cornelius Jansen
Nascimento 28 de outubro de 1585
Acquoy
Morte 6 de maio de 1638 (52 anos)
Ypres
Sepultamento Catedral de São Martinho
Cidadania Países Baixos do Sul
Alma mater
  • Antiga Universidade de Lovaina
Ocupação teólogo, professor universitário, padre, bispo católico
Empregador(a) Universidades de Lovaina
Religião Igreja Católica
Causa da morte peste

Cornélio Jansénio[1] (português europeu) ou Jansênio (português brasileiro) (em latim: Cornelius Otto Jansenius; em alemão: Cornelius Otto Jansen; Acquoy, 28 de outubro de 1585Ypres, 6 de maio de 1638), foi um filósofo e teólogo neerlandês. Fundou o jansenismo, doutrina que prega o rigor moral.[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Iniciou seus estudos em 1602, na Universidade de Louvain, da qual se tornou professor a partir de 1617, liderando a teologia agostiniana, contra os jesuítas. Em 1635, indicado pelo rei da Espanha, tornou-se bispo de Ypres, na região flamenga da Bélgica. Morreu 3 anos depois.

Jansénio, reforçando Baius, reagiu contra o antigo otimismo pelagiano a respeito da vontade humana, tal como Agostinho e a Igreja oficial já o haviam feito na Idade Média. Tais ideias agora reacendiam dentro do espírito da Renascença e com os jesuítas, notadamente Molina.

A radicalização da posição agostiniana vinha ocorrendo desde Lutero e Calvino. Por isso a escola teológica jansenista tomou o aspecto de protestantismo dentro da Igreja Católica. Teve desdobramentos com base nos escritos de Jansénio, sobretudo após sua vida, com Arnauld e Nicole, ao mesmo tempo cartesianos.

Jansenismo[editar | editar código-fonte]

Apesar de ser um movimento teológico fundado na doutrina de Santo Agostinho sobre a predestinação humana, o jansenismo prestigiou o cartesianismo, principalmente a partir do Convento de Port-Royal, em Magny-les-Hameaux, a sudoeste de Paris. O rigorismo moral dos jansenistas só não conflituava directamente com o cartesianismo porque o Descartes simplesmente se omitira sobre a ética e a política. Além disto importa advertir-se que Agostinho é uma fonte comum a Descartes e ao jansenismo.

Obras[editar | editar código-fonte]

Frontispício do Agostinho, edição de 1640
  • Comentários Bíblicos e Panfletos Polêmicos
  • Agostinho (Augustinus, 1640), obra póstuma que serviu aos seus sucessores como fundamento para a campanha jansenista.

Referências

  1. Gonçalves, Rebelo (1947). Tratado de Ortografia da Língua Portuguesa. Coimbra: Atlântida - Livraria Editora. p. 347 
  2. google, books (1999). «Merriam-Webster's Encyclopedia of World Religions». Merriam-Webster's. Consultado em 23 de maio de 2016 

Fontes[editar | editar código-fonte]