Crueldade Mortal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Crueldade Mortal
Crueldade Mortal
Pôster do filme
 Brasil
1976 •  cor •  105 min 
Género drama
suspense
Direção Luiz Paulino dos Santos
Produção Pedro Carlos Rovai
Roteiro Luiz Paulino dos Santos
Elenco Jofre Soares
Marieta Severo
Maurício do Valle
Música Geraldo Azevedo
Distribuição Embrafilme
Idioma português

Crueldade Mortal é um filme brasileiro de 1976, do gênero drama e suspense, escrito e dirigido por Luiz Paulino dos Santos.[1] De acordo com os créditos finais, a história foi baseada em um fato real, ocorrido em janeiro de 1970 no Morro Agudo, na Baixada Fluminense.

A trilha sonora é de Geraldo Azevedo, enquanto Lael Rodrigues foi creditado como assistente de direção e Pedro Carlos Rovai como produtor executivo.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme começa com um delegado acusando vários moradores da pobre comunidade do Morro Agudo de terem cometido um linchamento.

Logo a seguir os fatos aparecem em retrospectiva: A vítima, Antônio Lopes da Silva, é um imigrante nordestino e idoso senil, que vagueia pelos lugares onde mora, invadindo casas e outros locais como cemitério e igrejas, irritando a todos com suas atitudes. Quando numa noite é visto pela insatisfeita e maldosa Jurema que tomava banho em seu quintal, imediatamente é perseguido por ela e por outros populares que o acusam de obcenidade e tentativa de roubo da casa. A turma não mostra piedade, apenas o aspirante a futebolista Deca e a sonhadora e pobre Arlete procuram defender o velho Antônio.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Premiação[editar | editar código-fonte]

  • Festival de Gramado de 1977 - Melhor Atriz Coadjuvante para Marlene França
  • INC - Prêmio Adicional de Qualidade, 1976

Referências