Dínamo Esporte Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dínamo
Nome Dínamo Esporte Clube
Fundação 7 de setembro de 1968 (55 anos)
Estádio Estádio Cleto Marques Luz
Capacidade 4.000 espectadores
Localização Maceió, Alagoas, Brasil
Presidente Jorge Antônio dos Santos
Treinador(a) Peu Santos
Competição Alagoano - Série B
Copa Alagoas
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Dínamo Esporte Clube é um clube brasileiro de futebol, com sede na cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas. Suas cores são verde. vermelho e branco.

História[editar | editar código-fonte]

Foi fundado em 7 de setembro de 1968. Manda seus jogos no estádio Cleto Marques Luz, com capacidade para receber 4.000 torcedores. Jogou 7 edições do Campeonato Alagoano (na década de 1970, foram 5 participações consecutivas), retornando em 1997. A última participação do clube foi em 1998, quando terminou em 11º lugar e foi rebaixado juntamente com o São Domingos de Marechal Deodoro.

Após 13 anos fora das competições promovidas pela FAF, o Dínamo voltou ao futebol profissional em 2012, disputando a Segunda Divisão. Em um grupo que teve ainda o Comercial de Viçosa, o São Domingos e o Sete de Setembro, utilizou o estádio José Gomes da Costa, em Murici, para sediar os jogos como mandante. O Dínamo foi o time de pior campanha na Segunda Divisão, perdendo os 3 jogos que disputou, e teve ainda o pior ataque da competição, com apenas um gol (empatado com o Igreja Nova).

Disputou ainda as edições de 2013 (mandou seus jogos no estádio Luizão, em Atalaia) e 2014 (desta vez para usar o estádio Ferreirão, em São Miguel dos Campos), também caindo na primeira fase.

Ficou 7 anos sem jogar campeonatos profissionais, voltando em 2021 para disputar a Segunda Divisão estadual.[1] Comandado por Peu Santos (ex-jogador de Flamengo, CSA, Santa Cruz, Monterrey e Cruzeiro), o Dínamo foi eliminado na primeira fase com a pior campanha entre os 7 participantes (um empate e 5 derrotas), além do pior ataque (3 gols) e ter sofrido 10 gols (mesmo número de Agrimaq e Dimensão Capela).

Em 2022, o Dínamo participou da Copa Alagoas, vencendo 2 partidas (Dimensão Capela e Jacyobá), empatando uma (contra o Miguelense) e foi derrotado 4 vezes (ASA,[2] Desportiva Aliança, Coruripe[3] e Zumbi).

Referências

  1. «Sete times, uma vaga: Segunda Divisão do Alagoano começa neste sábado». 17 de setembro de 2021. Consultado em 7 de março de 2022 
  2. «Em Arapiraca, ASA derrota o Dínamo e mantém 100% de aproveitamento na Copa Alagoas». 16 de janeiro de 2022. Consultado em 7 de março de 2022 
  3. «Copa Alagoas: Coruripe vence o Dínamo e seca o Aliança no jogo deste domingo contra o CRB». 20 de fevereiro de 2022. Consultado em 7 de março de 2022 
Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.