D-Bus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Desenvolvedor Red Hat e a comunidade
Lançamento novembro de 2006 (10 anos)
Versão estável 1.10.0[1] (25 de agosto de 2015; há 11 meses)
Linguagem C
Sistema operacional Multiplataforma
Gênero(s) Linux em desktop
Licença GNU GPL versão 2 ou superior ou AFL 2.1[2]
Página oficial www.freedesktop.org/wiki/Software/dbus

Em computação, D-Bus ou DBus é um mecanismo de comunicação entre processos e chamada de procedimento remoto que possibilita a comunicação entre vários programas de computador (isto é, processos) rodando simultaneamente na mesma máquina. O D-Bus foi desenvolvido como parte do projeto freedesktop.org, iniciado por Havoc Pennington da Red Hat para padronizar serviços fornecidos pelos ambientes de desktop do Linux como GNOME e KDE.

O projeto freedesktop.org também desenvolveu uma biblioteca de software livre e de código aberto chamada libdbus, como uma implementação de referência da especificação. Esta biblioteca é geralmente confundida com o próprio D-Bus. Outras implementações da biblioteca cliente do D-Bus também existem, como GDBus (GNOME), QtDBus (Qt/KDE), dbus-java e sd-bus (parte do systemd).

Visão geral[editar | editar código-fonte]

D-Bus é um mecanismo de comunicação entre processos inicialmente concebido para substituir os sistemas de comunicação de componentes de software usados pelos ambientes de desktop Linux GNOME e KDE (CORBA e DCOP, respectivamente). Os componentes desses ambientes de desktop são normalmente distribuídos em muitos processos, cada um fornecendo apenas alguns -normalmente um- serviços. Esses serviços podem ser usados por aplicativos clientes regulares ou por outros componentes do ambiente de desktop para executar suas tarefas.

Processos sem o D-Bus
Processos sem o D-Bus
Processos com o D-Bus
Os mesmos processos com o D-Bus
Grandes grupos de processos cooperativos demandam uma densa malha de canais individuais de comunicação (usando métodos de comunicação entre processos um-para-um) entre eles. O D-Bus simplifica os requisitos de comunicação entre processos com um único canal compartilhado.

Referências