Avahi (software)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Avahi
Avahi-logo.svg
Avahi.png
GUI do Avahi Discovery exibindo serviços encontrados
Desenvolvedor Lennart Poettering, Trent Lloyd, Sjoerd Simons
Plataforma Multiplataforma
Versão estável 0.6.32 (16 de fevereiro de 2016; há 0 dia)
Linguagem C
Gênero(s) Rede, Descoberta de serviços, Linux em desktop
Licença LGPL
Estado do desenvolvimento Ativo
Página oficial www.avahi.org

Avahi é uma implementação livre do zero-configuration networking (zeroconf) que inclui um sistema para descoberta de serviços multicast DNS/DNS-SD. Ele está licenciado sob a GNU Lesser General Public License (LGPL).

O Avahi é um sistema que permitem que os programas publiquem e descubram serviços e hospedeiros que estão em execução em uma rede local. Por exemplo, um usuário pode conectar seu computador em um a rede e fazer com que o Avahi informe os serviços de rede que estão executando na máquina que possa permitir o acesso a arquivos e impressoras.

O Avahi possui arquitetura modular e possibilita que sejam criados softwares que o utilizem em várias linguagens de programação. Suportado pela maioria das distribuições Linux e sistemas BSD, possui integração com vários ambientes gráficos, dentre eles o GNOME e o KDE.

Arquitetura de software[editar | editar código-fonte]

O Avahi implementa a especificação Apple Zeroconf, mDNS, DNS-SD e a RFC 3927/IPv4LL. Outras implementações incluem o framework Bonjour (o componente mDNSResponder o qual é licenciado sob a Apache License).

O Avahi fornece um conjunto de ligações de linguagens (Python, Mono, etc.) e é fornecido com a maioria das distribuições Linux e BSD. Devido a sua arquitetura modularizada, grandes componentes de desktop como o Virtual File System do GNOME e a arquitetura de entrada/saída do KDE já integram o Avahi.

Ícone de esboço Este artigo sobre software livre é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.