Daken

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página ou secção precisa de correção ortográfico-gramatical.
Pode conter incorreções textuais, e ainda pode necessitar de melhoria em termos de vocabulário ou coesão, para atingir um nível de qualidade superior conforme o livro de estilo da Wikipédia. Se tem conhecimentos linguísticos, sinta-se à vontade para ajudar.
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde setembro de 2017).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Daken
Akihiro em All-New Wolverine Vol 1 21.jpg
Outro(s) nome(s) Akihiro Howlett
Espécie Humano Mutante
Família James Howlett (pai)
Victor Creed (tio)
X-23 (irmã)
Itsu (mãe falecida), Erista (irmão), Elizabeth Wind Howlett (avó falecida), John Howlett Sr (avo falecido), John Howlett Jr (tio falecido), Dark Wind Howlett (tio avo falecido), Lady Letal (prima de segundo grau)
Terra Natal Japão
Criado por Daniel Way
Steve Dillon
Primeira aparição Wolverine Origins #10
Editora(s) Marvel Comics
Espécie Humano Mutante
Base de operações Móvel
Situação presente Morto
Codinomes conhecidos Wolverine Jr., Dark Wolverine, Dakin Xams

Daken (pronunciado DAH-ken,[1] nome real Akihiro) é um supervilão ficcional que aparece em quadrinhos americanos publicados pela Marvel Comics. Daken foi criado pelo escritor Daniel Way e pelo artista Steve Dillon e apareceu pela primeira vez em Wolverine: Origens #10 (março de 2007).

Daken é o filho mutante de Wolverine e sua falecida esposa Itsu. Ele possui habilidades sobre-humanas semelhantes ao pai (por exemplo, fator de cura, garras retráteis) e foi membro dos Dark Avengers sob o nome Wolverine até a conclusão do enredo de 2010, "O Cerco".

Daken ficou em sexto lugar na lista "50 personagens masculinos mais sexy na banda desenhada" da revista Comics Alliance e muitas vezes é reconhecido pelo seu sex appeal.[2]

Histórico[editar | editar código-fonte]

Itsu, uma japonesa que foi casada com Wolverine, durante as últimas fases de sua gravidez, é assassinada pelo Soldado Invernal em uma tentativa de atrair Wolverine e leva-lo sob custódia em Madripoor.[3] Emma Frost, muitos anos depois, teria eventualmente presenciado esta terrível cena em um sonho precógnito.[4] Ela prontamente informa Logan que seu filho, no qual ele acreditava ter morrido junto com a mãe, estava vivo.[5] Após a morte de Mariko , um misterioso homem, trajando um grande casaco militar que ocultava sua identidade, retira o bebê (Daken) do útero de sua mãe e deixa um falso corpo do mesmo no local. Anos mais tarde, revela Daken que sobreviveu a este horrível incidente devido ao fator de cura herdado de seu pai.[6]

Os motivos pessoais de Daken são desconhecidos até agora. Disfarçado de um agente da S.H.I.E.L.D., ele brutalmente apunhala Dum Dum Dugan no peito com suas garras e confronta seu encarcerado pai pela primeira vez, retalhando o mesmo ao longo do abdômen e deixando-o sangrando no chão, assim como ocorreu com sua mãe, muitos anos antes.[7] Daken revela que “ajudou” seu pai a escapar, embora não seja por benevolência.

Ele volta a aparecer em Berlim, vivendo na casa de uma mulher com quem cruelmente brinca. Daken permite que ela presencie quando ele beija outro homem em uma ocasião, embora ela não conhecesse os reais motivos para tal ato, pois que Daken mais tarde assassinara o homem para adquirir seu passaporte. Sabendo que ela, consumida pela tristeza, iria beber uma garrafa inteira de Burgundy, que ambos haviam comprado uma semana antes, Daken secretamente envenenara a bebida. Ele não apenas se contenta coloca um fim terrível na vida da mulher e em seu relacionamento com ela, como também faz questão de presenciar seu crime e por puro sadismo termina de despachá-la com suas garras.[8]

Enquanto passava pelas ruas de Potsdam, Alemanha, Daken é contatado um mensageiro anônimo que o alerta sobre o descontentamento de seu mestre, pois ele estava o foco de seu “objetivo principal”. Daken então liquida o mensageiro para novamente não deixar nenhum traço de sua presença. Mais tarde ele aparece em um trem para Brussels, assistindo seu pai roubando um carro próximo. Ele então recebe um telefonema de um desconhecido “amigo” (o recém ressuscitado Cyber), que lhe confirma o destino para onde seu pai estava indo.[9]

Seguindo seu pai até um cofre de um banco em Brussels, que continha o sintetizador de carbonadium, Daken e Wolverine engajam em um sangrento combate, com Daken demonstrando uma grande habilidade em combate, rapidez e agilidade similar ao seu pai. Wolverine, atrapalhado pela falta de desejo em matar seu filho e pela crença que Daken possa ser redimido, é rapidamente derrotado apesar da sua grande experiência e treinamento. Este combate é interrompido por Cyber que arromba o cofre do banco e desafia Daken.[10] É revelado que Daken fora treinado por Cyber no passado. Cyber menciona que Daken é um lutador melhor e mais rápido do que ele, e também seu melhor aluno. De qualquer modo a imprevisibilidade de Cyber e sua força sobre-humana sobrepõem às habilidades de Draken. Daken recusa levar Cyber até seus “mestres” e abandona o combate, deixando seu pai e seu mentor a negociarem um com o outro.[11]

Daken mais tarde é visto na presença de Selvagem, e um desfigurado, em um trem sendo torturado com um chicote ensopado de gasolina. Ele pede por misericórdia, mas recebe apenas um alerta de seu “mestre” para permanecer longe de seu pai.[12]

Mais tarde Wolverine elabora um intricado plano e com a "ajuda" de Deadpool(embora o mesmo não soubesse disso). Logan consegue desacordar Daken. Depois o leva a um laboratorio. Quando ele acorda tinha perdido todas as suas memorias. Logan diz a ele que é um amigo. Os dois roubam um carro. Logan vai encontrar Charles Xavier para apagar definitivamente todas as mémorias de Daken. Daken recebe a visita do Clube do Inferno e eles o convecem a ir. Logan então descobre e vai atrás de Daken. E la é revelado a Daken pelo Professor Xavier quem era o verdadeiro culpado da morte de sua mãe, o misterioso Romulus, e Daken e Wolverine juntos resolvem ir procurar Romulus, para um acerto de contas final.

Vingadores Sombrios[editar | editar código-fonte]

Recentemente ele se filiou aos Vingadores Sombrios, de Norman Osborn, adotando o codinome de seu pai, Wolverine.

Poderes[editar | editar código-fonte]

  • Super Velocidade: Durante seu confronto com Wolverine e Cyber, Daken demonstrou um nível de velocidade sobre-humana, em distâncias mínimas. O limite dessa velocidade é desconhecido, mas ele se move rápido demais para Wolverine notar, mesmo com sua visão aguçada. Recentemente, Daken quando contrariado por Deadpool que dizia que ja havia matado "milhares" de pessoas com super velocidade, Daken retruca dizendo que não possui super velocidade, que sua velocidade é igual a de Deadpool, mas ele aprendeu a estar onde o adversário não olha.
  • Regeneração (Fator de Cura): O corpo de Daken também possui um fator de cura acelerado, que permite que ele recupere de ferimentos mais rápido do que um humano comum. A total extensão dos poderes de cura de Daken é desconhecida. Ele conta também com imunidade telepatica.
  • Sentidos aguçados: Seus sentidos da visão, audição e olfato são ampliados a escalas super-humanas.
  • Resistência elevada: Assim como acontece com seu pai, o fator de cura de Daken aumenta significativamente a eficiência de sua musculatura, fazendo com que seu corpo produza menos toxinas causadoras de fadiga durante esforço físico, se comparado a um humano normal.
  • Garras Retráteis: Mais uma herança genética de seu pai, Daken também possui três garras retráteis em cada braço só que ao contrário de Logan, que todas as garras emergem da parte superio de seu punho, duas saem na extremidade superior de cada punho e a terceira emerge do centro da parte de trás do braço. O osso que constitui as garras é muito mais denso e afiado que um osso comum. Recentemente Daken revestiu a sua terceira garra com o metal da espada Muramasa, único metal capaz de ferir Wolverine impedindo que seu fator de cura aja.
  • Controle de feromônios: Sua habilidade única, permite que ele elimine seu próprio odor a escalas indetectáveis, ou seja, nem o seu próprio pai Wolverine pode localizá-lo. Ele ainda pode usar esse poder para controlar o estado emocional e percepção sensorial de outras pessoas. Daken mostrou por muito uma habilidade de fazer os outros sentirem a mesma emoção que a sua. Porém é desconhecido se isto é parte de sua fisiologia natural ou se é adquirida por meios artificiais.
  • Super-Agilidade: dá a Daken a capacidade de se mover rapidamente , e evitar balas podendo desviar numa velocidade surpreendente
  • Super-Reflexos: Permite reações rápidas.

Habilidades[editar | editar código-fonte]

Mestre em Artes Marciais: Daken já provou ser um grande lutador, chegando a ponto de derrotar Wolverine e Deadpool no combate corpo a corpo. Porém seu sucesso no combate também deve-se ao fato de ele ser capaz de usar seus feromônios para controlar a percepção e o estado emocional dos outros.

Fraquezas[editar | editar código-fonte]

Carbonadium: assim como acontece com seu pai, seu fator de cura pode ter a velocidade dramaticamente reduzida se houver carbonato em sua corrente sanguínea, implantado ou caso tenha sido atingido por algum projétil feito dele. O carbonato não impede que o fator de cura aja, apenas faz com que sua velocidade caia muito, se comparado ao normal.

A Morte[editar | editar código-fonte]

A pouco tempo nos quadrinhos da fabulosa X-Force Daken foi morto por seu pai Wolverine afogado em uma poça d'agua

Notas e Referências

  1. Uncanny Avengers #5 - Wolverine and Daken. Marvel Entertainment. 1 de Abril de 2013. Consultado em 26 de Dezembro de 2017. Cópia arquivada em 26 de Dezembro de 2017 
  2. Wheeler, Andrew (14 de Fevereiro de 2013). «ComicsAlliance Presents The Top 50 Sexiest Male Characters in Comics». ComicsAlliance. Consultado em 22 de Dezembro de 2017. Cópia arquivada em 1 de Outubro de 2017 
  3. Wolverine (vol.3) #40
  4. Wolverine: Origins #4
  5. Wolverine: Origins #5
  6. Wolverine: Origins #6
  7. Wolverine: Origins #10
  8. Wolverine: Origins #11
  9. Wolverine: Origins #12
  10. Wolverine: Origins #13
  11. Wolverine: Origins #14
  12. Wolverine: Origins #15