Daliah Lavi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
1966

Daliah Lavi (nome de batismo:Daliah Levenbuch; Shavei Zion, Mandato Britânico da Palestina, 12 de outubro de 1942  – Asheville, Estados Unidos, 3 de maio de 2017) foi uma atriz e cantora israelense.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Começou como dançarina, carreira que interrompeu para servir o exército israelense.

Viveu em Estocolmo nos anos 1950, inclusive foi lá que estreou seu primeiro filme ("Hemsöborna"), em 1955. No início dos anos 60, retornou a atuar em uma série de filmes europeus que lhe foram oferecidos. Alcançou um status de estrela com o filme Lord Jim de 1965. Seguiram-se The spy with a cold nose (1966) e a paródia Bondiana Casino Royale (1967). Ao lado de Elke Sommer, Ewa Aulin, Senta Berger, Rosanna Schiaffino, Shirley Eaton, Sylva Koscina, Barbara Bouchet, perseguiu um status de símbolo sexual o que se esvaneceu devido a tantas belezas do período. Seu último filme, foi um faroeste, Catlow ao lado de Yul Brynner, Richard Crenna e Leonard Nimoy.

Daliah Lavi domina com perfeição vários idiomas: francês, inglês, espanhol, italiano, sueco, alemão, e naturalmente o hebraico. Ela foi famosa por suas canções hebraicas ( dela há uma versão de Erev Shel Shoshanim) e alemãs (como "Oh, wann kommst du?" e "Willst du mit mir gehn?"). Nascida numa comunidade de emigrados da Alemanha, desde cedo ela conheceu a língua, e teve uma longa carreira como cantora na Alemanha, até poucos anos antes de deixar os palcos.

Morreu em 3 de maio de 2017, aos 74 anos.[1]

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Daliah Lavi Gans Obituary». Legacy.com (em inglês). Consultado em 4 de maio de 2017 
  • Quinlan’s Illustracted Directory of Film stars de David Quinlan
  • Halliwell’s Filmgoer’s Companion de Leslie Halliwell
  • The Internet Movie Database (IMDB)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]