Dark Sky Island

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dark Sky Island
Dark Sky Island
Álbum de estúdio de Enya
Lançamento 20 de novembro de 2015 (2015-11-20)
Gravação 2012–2015
Estúdio(s) Angle (Killiney, Irlanda}
Gênero(s)
Duração 43:45
Gravadora(s) Warner Bros.
Produção Nicky Ryan
Cronologia de Enya
The Very Best of Enya
(2009)
Christmas Secrets
(2019)
Singles de Dark Sky Island
  1. "Echoes in Rain"
    Lançamento: 9 de outubro de 2015 (2015-10-09)

Dark Sky Island é o oitavo álbum de estúdio da cantora, compositora e musicista irlandesa Enya, lançado em 20 de novembro de 2015 pela Warner Bros. Records.

Após o lançamento de seu álbum anterior, And Winter Came... (2008), Enya não tinha certeza do que fazer a seguir em sua carreira, então ela decidiu dar um tempo na música, o qual durou três anos. Na primavera de 2012, ela começou a escrever e gravar material para um novo álbum, com seus colaboradores de longa data, o produtor e arranjador Nicky Ryan, e sua esposa, a letrista Roma Ryan. Enya se inspirou para a faixa-título e para o álbum na designação de 2011 de Sark, nas Ilhas do Canal, como uma reserva de céu escuro, e em uma coleção de poemas de Roma Ryan sobre ilhas.

Dark Sky Island recebeu críticas positivas dos críticos, e foi um sucesso comercial quando de seu lançamento. O álbum alcançou a posição de número 4 na parada britânica UK Albums Chart, a mais alta de Enya na parada desde Shepherd Moons (1991), e a posição de número 8 na parada Billboard 200, nos Estados Unidos. O álbum alcançou ainda o top 5 em nove outros países. Uma edição Deluxe, incluindo três faixas extras, também foi lançada, e em 2017 foi lançada uma edição em LP, fazendo de Dark Sky Island o primeiro lançamento em vinil de Enya desde seu álbum de estreia homônimo, em 1987.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

A ilha de Sark inspirou o título do álbum.

Após o lançamento de And Winter Came... (2008), Enya deu uma longa pausa sem escrever ou gravar e passou um tempo longe da Irlanda para viajar e comprar uma casa no sul da França.[1] Aigle Studios, seu estúdio de gravação habitual em Dún Laoghaire, Condado de Dublin, na Irlanda, também foi reformado em 2011 o que atrasou os planos para retomar o trabalho em um novo álbum de estúdio.

Em 2012 Enya voltou ao estúdio para gravar Dark Sky Island, seu oitavo no geral, com sua letrista de longa data Roma Ryan e o produtor Nicky Ryan. O título do álbum foi inspirado pela designação da ilha de Sark como a primeira "ilha de céu escuro" do mundo e uma série de livros de poesia de Roma Ryan sobre ilhas.[2] "Dark Sky Island", a faixa título do álbum, foi a primeira música a ser escrita para o disco. Enya descreveu o álbum como tendo uma temática "de jornadas", mas não é um álbum conceitual como foi And Winter Came... que tinha o inverno como tema central. Ela falou sobre o álbum: "as jornadas para a ilha, jornadas de vida; histórias, emoções; e viagens através de grandes oceanos".[3]

Canções[editar | editar código-fonte]

"The Humming..." é uma canção "que medita sobre o ciclo do universo e como as mudanças afetam tudo".[4] Segundo Nicky Ryan, a música teve origem de uma melodia que Enya começou a murmurar. Ele adicionou, "O título se refere ao som do início do universo, que está em torno de quarenta e sete oitavas abaixo da menor tecla do piano". Nicky revelou que trabalhou cientificamente na compressão e altura da vibração para ser audível aos ouvidos humanos, "captado pela sonda espacial Planck", transformou o som num murmúrio, dando à canção um título adequado. "So I Could Find My Way" está arranjada num compasso ternário e composta em ré maior. Enya descreveu a melodia como "muito emocional". A canção é dedicada à falecida mãe de Nicky Ryan e fala da "trajetória de vida de uma mãe" como "algo bastante universal... Você pensa sobre o que ela deixou para trás em sua vida. É o que você sempre irá lembrar. Quais eram as histórias dela, o que ela desejava para você; na esperança que você encontrasse seu caminho". "Even in the Shadows" apresenta um contrabaixo tocado pelo músico irlandês de rock e jazz Eddie Lee.[5] Lee é um membro da banda irlandesa Those Nervous Animals de Sligo, Irlanda, e foi companheiro de Enya na gravadora Tara Music no início dos anos 1980, quando Enya era membro da banda Clannad no período de 1980-1982.

Pela primeira vez desde Amarantine (2005), há duas canções no álbum que apresentam letras em Loxian, uma língua criada por Roma Ryan. Essas canções em particular focam em "temas intergalácticos" e contos transcendentais e futuristas para os quais Roma Ryan usa o Loxian. A canção "Astra et Luna" é cantada em latim. "Echoes in Rain" é uma composição em escala menor, especificamente fá sustenido menor, e tem uma "marcha rítmica celebrando o fim da jornada". A canção inclui uma ponte baseada em piano, similar aos solos de piano de Enya em seus primeiros álbuns. Os vocais de Enya alcançam duas oitavas de B2 a E5. A letra descreve os sentimentos de uma longa jornada para casa, viajando por noites e dias, com os versos detalhando como os ambientes e as emoções mudam durante toda a viagem. "I Could Never Say Goodbye" é um lamento irlandês com "um arranjo escasso e na forma de hino". "Sancta Maria" mistura sintetizadores e instrumentação clássica.

Lançamento e divulgação[editar | editar código-fonte]

O álbum foi anunciado por Enya em seu site da internet em setembro de 2015.[6] O título, primeiro single e lista de faixas foram divulgados em 7 de outubro de 2015.[7][8] Junto com as edições padrão e deluxe em formatos digitais,[9][10] uma edição em vinil foi disponibilizada,[11] fazendo de Dark Sky Island o primeiro lançamento em vinil de Enya desde seu álbum de estreia homônimo relançado como The Celts em 1992.

Dark Sky Island foi lançado em CD e download digital em 20 de novembro de 2015. Foi lançado em LP em 18 de dezembro de 2015.

Dois singles promocionais foram lançados. "So I Could Find My Way" foi lançado digitalmente em 30 de outubro de 2015. Seu vídeo, lançado em 6 de novembro, mostra Enya se apresentando na Capela Real de Dublin com uma orquestra de cordas e coro. "The Humming..." foi lançado digitalmente em 13 de novembro junto com um vídeo apresentando as letras no mesmo dia.

Nas semanas seguintes ao lançamento de Dark Sky Island , as várias redes sociais oficiais de Enya postaram entrevistas com Enya e sua letrista Roma Ryan, previews do álbum, fotos exclusivas e momentos "behind the scenes" (por trás dos bastidores), letras e vídeos musicais, e informações do iTunes sobre os primeiros lançamentos das canções do álbum. Esse é o primeiro uso das redes sociais para promover a música de Enya bem como para dar aos fãs conteúdo exclusivo e informações oficiais. Ao embarcar na viagem promocional para promover Dark Sky Island, a própria Enya inicialmente promoveu o álbum nas Ilhas Britânicas, sendo entrevistada pelo The Irish Times,[12] antes de ser convidada para o programa Lorraine da ITV e Front Row da BBC Radio 4 em 19 de novembro de 2015, e outros grandes programas de rádio como The Chris Evans Breakfast Show da BBC Radio 2 e do programa de Gerry Kelly da BBC Radio Ulster no dia do lançamento do álbum.[13][14][15] Em seguida ela promoveu o álbum a nível mundial, divulgando-o com entrevistas no Japão e Estados Unidos em telejornais e programas matinais.[16] Em 13 de dezembro de 2015, Enya fez uma performance surpresa no show de Natal da Universal Studios Japan em Osaka, Japão, de duas canções- "Orinoco Flow" e "Echoes in Rain".[17] Ela chamou a performance de "presente surpresa" para os fãs japoneses, e elogiou as celebrações "espetaculares" daquele dia.

Dark Sky Island estreou na parada de álbuns do Reino Unido, UK Albums Chart na 4ª posição, a mais alta de Enya na tabela de álbuns daquele país desde Shepherd Moons (1991).[18]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Críticas profissionais
Pontuações agregadas
Fonte Avaliação
Metacritic 78/100[19]
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
allmusic 4 de 5 estrelas.[20]
London Evening Standard 4 de 5 estrelas.[21]
Fort Worth Star-Telegram 3 de 4 estrelas.[22]
The Guardian 3 de 5 estrelas.[23]
The Irish Times 4 de 5 estrelas.[24]
Música Nueva 4.5 de 5 estrelas.[25]
Newsday B+[26]
Pitchfork 7.1 de 10 estrelas.[27]

Dark Sky Island recebeu da maior parte dos críticos uma recepção positiva. No Metacritic, que estabelece uma média de até cem pontos com base nas avaliações dos analistas, o álbum recebeu uma pontuação média de 78, o que indica "avaliações geralmente favoráveis", baseado em 8 resenhas. Em sua avaliação para o allmusic, Timothy Monger deu ao álbum 4 de 5 estrelas. Ele escreveu que o álbum "tem toda a temática e timbres sonoros típicos de um lançamento de Enya, mas com consideráveis destaques comparado aos seus dois álbuns anteriores" e destaca "The Humming" como "uma das canções mais fortes que ela produziu em décadas e que se assemelha a um primo obscuro de sua obra-prima "Caribbean Blue" (1991). Ele resumiu o álbum "consegue aproveitar um pouco da energia e criatividade dos primeiros dias de Enya e une com ambos a confiança e as sombras da idade".[20] John Aizlewood, do Evening Standard, deu ao álbum uma avaliação de 4 estrelas, resumindo com "magnífico em todos os sentidos" com "canções construídas com camadas e mais camadas de vocais... camadas sobre camadas de instrumentação e camadas sobre camadas de luxo, elevação e inegável calor espiritual".[21]

Siobhan Kane, escrevendo para o The Irish Times, deu ao álbum 4 estrelas de 5 possíveis, elogiando o poder do vocal de Enya "que consegue ser frágil e forte ao mesmo tempo" em "So I Could Find My Way", e resumiu o álbum como "substancioso e envolvente".[24] Brad Nelson, em sua resenha para Pitchfork, comparou o álbum com a sensação "de ser abraçado pela brisa" e disse com "alguma segurança" que Dark Sky Island é o melhor álbum de Enya desde The Memory of Trees (1995), lançado há quase vinte anos. Ele deu uma avaliação positiva e uma nota de 7.1 de 10. Elogiou Enya por "desviar um pouco de sua estética " e destacou "Even in the Shadows" como um bom exemplo, chamando a canção de "uma das melhores do álbum".[27]

Lista de faixas[editar | editar código-fonte]

Todas as letras escritas por Roma Ryan, todas as músicas por Enya, e todas as faixas produzidas por Nicky Ryan.

Dark Sky Island – Edição padrão
N.º Título Duração
1. "The Humming..."   3:42
2. "So I Could Find My Way"   4:25
3. "Even in the Shadows"   4:13
4. "The Forge of the Angels"   5:12
5. "Echoes in Rain"   3:33
6. "I Could Never Say Goodbye"   3:28
7. "Dark Sky Island"   4:56
8. "Sancta Maria"   3:50
9. "Astra et Luna"   3:20
10. "The Loxian Gates"   3:33
11. "Diamonds on the Water"   3:33
Duração total:
43:45
Dark Sky Island – faixas bõnus da edição deluxe
N.º Título Duração
12. "Solace"   3:56
13. "Pale Grass Blue"   3:33
14. "Remember Your Smile"   2:57
Duração total:
54:11

Créditos[editar | editar código-fonte]

  • Enya – vocais, instrumentação, mixagem
Músicos adicionais
Produção
  • Roma Ryan – letras, língua loxian, fonte
  • Nicky Ryan – arranjos, engenheiro de som, mixagem, concepção da capa do álbum
  • Dick Beetham – masterização no estúdio 360 Mastering em Hastings
  • Daniel Polley – consultor digital, técnico
  • Simon Fowler – concepção da capa do álbum, fotografia
  • Richard Welland – layout do folheto
  • Michael Whitham – comissário

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

Histórico de lançamento[editar | editar código-fonte]

Região Data Formato(s) Gravadora Ref.
Mundo 20 de novembro de 2015
[63][64][65][66]
18 de dezembro de 2015
  • Warner Music
  • Reprise
[67][68]

Referências

  1. Jon Wiederhorn (23 de outubro de 2015). «Enya on 'Breaking Bad,' Dustin Hoffman, and Her First Album in 7 Years» (em inglês). yahoo.com. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  2. «Enya talks about Dark Sky Island - Enya.sk». enya.sk. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  3. Lars Brandle (10 de setembro de 2015). «Enya Returns with 'Dark Sky Island,' Shares New Single 'Echoes in Rain» (em inglês). Billboard.com. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  4. «Dark Sky Island Press Release - Articles» (em inglês). enya.sk. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  5. «Eddie Lee - Sligo Arts Service». sligoarts.ie (em inglês). sligoarts.ie. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  6. «Enya website 0- New Enya album coming out in autumn 2015» (em inglês). Enya.sk. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  7. «Enya website - Premiere of Enya's new single Echoes in Rain» (em inglês). Enya.sk. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  8. «Enya website - Dark Sky Island track listing» (em inglês). Enya.sk. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  9. «Dark Sky Island by Enya: Amazon.co.uk:music» (em inglês). amazon. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  10. «Dark Sky Island (Deluxe) by Enya: Amazon.co.uk: Music» (em inglês). amazon.co.uk. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  11. «Dark Sky Island (vinyl) by Enya: Amazon.co.uk: Music» (em inglês). amazon. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  12. Lauren Murphy (13 de novembro de 2015). «Enya breaks her silence on fame, privacy and music» (em inglês). irishtimes.com. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  13. «Singer Enya returns with new album» (em inglês). ITV. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  14. «BBC Radio 2 - The Chris Evans Breakfast Show, Enya, Darcy Bussel, Evgeny Lebedev and the Corrs.» (em inglês). BBC. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  15. «BBC Radio Ulster - Gerry Kelly, Enya is Gerry's special guest today» (em inglês). BBC. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  16. «Enya talks hiatus, new music and crossing generations» (em inglês). Fox News. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  17. «It is uproar for surprise live "miraculous show" in Enya Farm, USJ» (em inglês). Tv-tokyo. 14 de dezembro de 2015. Consultado em 29 de dezembro de 2015 [ligação inativa]
  18. Rob Copsey (27 de novembro de 2015). «Adele's 25 is officially the UK's biggest selling Number 1 album ever» (em inglês). Official Charts. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  19. «Dark Sky Island reviews» (em inglês). Metacritic. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  20. a b Timothy Monger. «Dark Sky Island - Enya Songs, Reviews, Credits» (em inglês). allmusic. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  21. a b John Aizlewood. «Enya - Dark Sky Island, album review: 'magnificent in every sense'» (em inglês). Evening Standard. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  22. Preston Jones. «Fort Worth Star-Telegram review» (em inglês). Fort Worth Star-Telegram. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  23. Michael Cragg. «Enya: Dark Sky Island review» (em inglês). The Guardian. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  24. a b Siobhan Kane. «The Irish Times-Enya: Dark Sky Island - Album Review» (em inglês). The Irish Times. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  25. Alessandro Elia. «"Dark Sky Island by Enya album review"» (em espanhol). Música Nueva. Consultado em 29 de dezembro de 2015. Arquivado do original em 22 de novembro de 2015 
  26. Glenn Gamboa. «'Dark Sky Island' review: Enya soothes again» (em inglês). Newsday. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  27. a b Brad Nelson. «Enya - Dark Sky Island - Album Reviews» (em inglês). Pitchfork. Consultado em 29 de dezembro de 2015 
  28. Longplay-Chartverfolgung at Musicline (em alemão). Musicline.de. Media Control. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  29. «Enya – Dark Sky Island» Australian-charts.com. Hung Medien. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  30. «Enya - Dark Sky Island» (em alemão). Austriancharts.at. Hung Medien. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  31. «Enya – Dark Sky Island» (em holandês). Ultratop.be. Hung Medien. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  32. «Enya – Dark Sky Island» (em francês). Ultratop.be. Hung Medien. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  33. «Enya Chart History (Billboard Canadian Albums)» (em inglês). Billboard. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  34. South Korea GAON Albums Chart (em coreano). Na página, selecione "{{{year}}}" e, em seguida, "{{{date}}}" para obter a tabela correspondente. Korean Charts. GAON. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  35. South Korea GAON International Albums Chart (em coreano). Na página, selecione "{{{year}}}" e, em seguida, "2015.11.15~2015.11.21" para obter a tabela correspondente. Korean Charts. GAON. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  36. Top Stranih [Top paraeign] (em croata). Top paraeign Albums. Hrvatska Diskografska Udruga. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  37. «Enya – Dark Sky Island» (em dinamarquês). Danishcharts.dk. Hung Medien. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  38. «Official Scottish Albums Chart Top 100» (em inglês). Official Charts Company. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  39. «Enya – Dark Sky Island» (em inglês). Spanishcharts.com. Hung Medien. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  40. «Enya Chart History (Billboard 200)» (em inglês). Billboard. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  41. «Enya – Dark Sky Island» (em inglês). Finnishcharts.com. Hung Medien. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  42. «Enya – Dark Sky Island» (em francês). Lescharts.com. Hung Medien. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  43. «{{{ano}}}/{{{semana}}}. heti Album Top 40 slágerlista» (em húngaro). MAHASZ. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  44. GFK Chart-Track (em inglês). Chart-Track.co.uk. GFK Chart-Track. IRMA. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  45. «Enya – Dark Sky Island» (em inglês). Italiancharts.com. Hung Medien. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  46. «Oricon Top 50 Albums» (em japonês). Oricon. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  47. «Enya – Dark Sky Island» (em norueguês) Norwegiancharts.com. Hung Medien. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  48. «Enya – Dark Sky Island» (em inglês). Charts.nz. Hung Medien. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  49. «Enya – Dark Sky Island» (em holandês). Dutchcharts.nl. Hung Medien. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  50. «Oficjalna lista sprzedaży :: OLIS - Official Retail Sales Chart» (em polonês). OLiS. Polish Society of the Phonographic Industry. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  51. «Enya – Dark Sky Island» (em inglês). Portuguesecharts.com. Hung Medien. Consultado em 22 de dezembro de 20155.
  52. «Official Albums Chart Top 100» (em inglês). Official Charts Company. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  53. «CZ - Albums - Top 100». ČNS IFPI. Nota: Na página da tabela, selecione 201548. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  54. «Enya – Dark Sky Island» (em inglês). Swedishcharts.com. Hung Medien. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  55. «Enya – Dark Sky Island» (em inglês). Swisscharts.com. Hung Medien. Consultado em 22 de dezembro de 2015.
  56. «New Age Music: Top New Age Albums Chart». billboard.com. Billboard. Consultado em 22 de dezembro de 2015 
  57. «ARIA Charts - End of Year Charts - Top 100 Albums 2015» (em inglês). Australian Recording Industry Association. Consultado em 22 de dezembro de 2015  Texto "ARIA]]" ignorado (ajuda)
  58. «Jaaroverzichten 2015» (em alemão). BEA. Consultado em 22 de dezembro de 2015 
  59. «Rapports Annuels 2015» (em francês). BEA. Consultado em 22 de dezembro de 2015 
  60. «MegaCharts » JAAROVERZICHTEN - ALBUM 2015» (em neerlandês). MegaCharts. Consultado em 22 de dezembro de 2015 
  61. «Jahreshitparade 2015 Alben"» (em alemão). Schweizer Hitparade. Consultado em 22 de dezembro de 2015 
  62. Certificações recebidas por Dark Sky Island:
  63. «iTunes - Music - Dark Sky Island by Enya». iTunes (em japonês). iTunes Store. 20 de novembro de 2015. Consultado em 5 de janeiro de 2016 
  64. «iTunes - Music - Dark Sky Island by Enya». iTunes Store (em inglês). 20 de novembro de 2015. Consultado em 5 de janeiro de 2016  Texto "publicadoApple Inc." ignorado (ajuda); templatestyles stripmarker character in |obra= at position 1 (ajuda)
  65. «Enya - Dark Sky Island - Target Exclusive». Amazon.com (em francês). 20 de novembro de 2015. Consultado em 5 de janeiro de 2016 
  66. «iTunes - Music - Dark Sky Island by Enya». iTunes. iTunes Store. 20 de novembro de 2015. Consultado em 5 de janeiro de 2016 
  67. «Enya - Dark Sky Island - Target Exclusive». Amazon.com (em francês). 18 de dezembro de 2015 
  68. «Enya - Dark Sky Island - Target Exclusive». Amazon.com (em alemão). 18 de dezembro de 2015. Consultado em 5 de janeiro de 2016