Asociación Deportivo Cali

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Deportivo Cali)
Ir para: navegação, pesquisa
Deportivo Cali
Escudo-deportivo-cali-2012.png
Nome Asociación Deportivo Cali.
Alcunhas La Amenaza Verde
Los Azucareros
Los Verdiblancos
Fundação 1912
Estádio Estádio Deportivo Cali
Capacidade 55.000 espectadores
Presidente Colômbia Álvaro Martínez
Treinador Colômbia Mario Yepes
Material (d)esportivo Inglaterra Umbro
Competição Campeonato Colombiano
Website deportivocali.co
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Associación Deportivo Cali, mais conhecido como Deportivo Cáli é um clube de futebol da cidade colombiana de Cáli, fundada em 1912. Deportivo Cali é mais conhecido como um clube de futebol, mas também compete em outras modalidades, como o basquete e a natação.

Em seu ramo de futebol profissional, ganhou títulos nacionais em 1965, 1967, 1969, 1970, 1974, 1996, 1998, 2005 e 2015, tornando-se o quarto clube colombiano com mais títulos nacionais.

História[editar | editar código-fonte]

Era Amadora[editar | editar código-fonte]

O Cali Football Club, fundado em 1912 por estudantes que voltavam da Europa com as regras do futebol, foi o clube preculsor do atual Deportivo Cali. Ao chegar à cidade de Cali foram organizadas sob os professores estrangeiros que vivem em Cali. Em 1912 a equipe é organizada, ao mesmo tempo, o seu primeiro treinador é o catalão Francisco Villa Bisa. A primeira partida foi entre ele mesmo. Cali FC "A" contra o Cali FC "B". O resultado terminou 3-1 a favor do elenco "A". O Público foi de 300 torcedores.

Em 1927 o Cali FC troca seu nome para Deportivo Cali e vai para representar o departamento de Valle del Cauca em jogos nacionais, no qual ganharam os títulos de 1928-1930.

Era Profissional[editar | editar código-fonte]

Deportivo Cali foi um dos clubes fundadores da Liga profissional Colombiana. Em 1948, ele jogou a primeira temporada profissional, na Colômbia. Seu primeiro jogo foi uma derrota por 2-0 contra o Junior. Sua primeira vitória foi 4-1 Atletico Municipal. No final da temporada, terminou em oitavo.

Em 1949, o clube contratou o peruano Valeriano Lopez e outros jogadores daquele país para formar o que se recorda como "El rodillo negro de Cali" em um momento em que o futebol colombiano ostentava um poder económico (el "Dorado"). Esta equipe disputou ponto a ponto com o Millonarios, onde jogou Alfredo Di Stefano, alcançando o segundo lugar em 1949 e o terceiro lugar em 1950.

Contudo, a era dourada em que o Deportivo Cali chegaria na década de 60, onde conquistou três campeonatos. A equipe de Cali conquistou até agora 8 títulos, e conseguiu se tornar a primeira equipe da Colômbia a chegar a uma final da Copa Libertadores da América, que perdeu para o Boca Juniors.

Em 1965 ganhou o primeiro título, depois de um início vacilante da equipe, foi consolidada por vencer o torneio. O artilheiro da equipe foi Jorge Ramirez Gallego, com 32 gols, enquanto o jogador com mais partidas foi Iroldo Rodrigues de Oliveira, com 46. Em 1967, obteve o segundo título, este ano a equipe foi definida pelos especialistas como uma demonstração de poder, sincroização, bom toque, gols (o segundo maior em número de gols no campeonato), força, qualidade e classe. O brasileiro Iroldo Rodrigues de Oliveira foi a grande figura nessa época inesquecível.

Em 1969, ele conseguiu seu terceiro título, marcando 107 gols na temporada e o quarto título em 1970, este bicampeonato foi conduzido pelo peruano Miguel Loayza, que foi a grande figura da equipe, o argentino Juan Carlos Ramirez e Jorge Gallego Lallana foram os artilheiros.

Sob a liderança técnica do iugoslavo Vladimir Popovic, o Deportivo Cali venceu seu quinto campeonato em 1974, Pedro Antonio Zape estava no gol e Aristides del Puerto, paraguaio marcou 32 gols.

Depois de uma seca de 22 anos, em 1996, obteve o sexto título em uma grande campanha, permanecendo em primeiro por toda a temporada, neste ano, pela primeira vez um treinador colombiano foi o campeão, "o sardento" Fernando Castro Lozada.

Em 1998, alcançou seu sétimo título, com uma equipe composta por R. Dudamel, M. Marero, A. Mosquera, M. A. Yepes, G. Bedoya, M. Zapata, H. Gaviria, J. W. Perez (A. Viveros), A. Betancourth, M. Candelo, V. Bonilla.

Em 2005, o Deportivo venceu o oitavo título depois de liderar todas as fases e vencer o Júnior por apenas um gol na roda semifinal. No final, o time ultrapassou o placar agregado de 3-0 para o Real Cartagena. Nesse ano a equipe foi qualificado para a Copa Sul-Americana de 2005 contra o Atlético Nacional. O primeiro jogo foi no Pascual Guerrero de Cali, onde venceram por 2-0, mas no Atanasio Girardot, o Nacional venceu por 2-0, o que levou a uma disputa de pênaltis, no qual perdeu por 7-6. Já em 2007, conseguiu classificar-se a Copa Sul-americana de 2008, mas perdeu para o maior rival, o América de Cali.

Vice-campeonatos na Copa Libertadores[editar | editar código-fonte]

Em 1978, a equipe alvi-verde jogou a final da Libertadores contra o Boca Juniors da Argentina, tornando-se o primeiro time colombiano na final da competição, para a má sorte da equipe empatou sem gols em casa e perdeu por 4-0 na La Bombonera, sendo 4-0 no placar agregado. Em 1999, novamente disputou a final da Copa Libertadores contra o Palmeiras. Na primeira partida o alvi-verde de Cali venceu em casa por 1-0 e perdeu a segunda partida por 2-1, que levou a partida para os penaltis . O resultado final foi 4-3 a favor do Palmeiras. Hoje o Deportivo Cali da Colômbia é uma clubes com mais estrutura e poder econômico. Atualmente construiu seu próprio estádio e um centro de esportes.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Nacionais
Competição Títulos Temporadas
Flag of Colombia.png Campeonato Colombiano 9 1965, 1967, 1969, 1970, 1974, 1996, 1998, 2005-II, 2015-I
Flag of Colombia.png Copa Colômbia 1 2010
Sligaguila.svg Superliga da Colômbia 1 2014

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Internacionais

Final da Libertadores de 1999: 1ºJogo: Deportivo Cali 1x0 Palmeiras Gol:Bonilla aos 42 min. do 1º tempo 2ºJogo: Palmeiras 2x1 Deportivo Cali Gols: Palmeiras-Evair aos 19 min. e Oséas aos 30min. do segundo tempo Deportivo Cali-Zapata aos 24 min. do segundo tempo Penalidades: Palmeiras 4x3 Deportivo Cali

Nacionais


Elenco atual[editar código-fonte]

Legenda
  • Capitão : Capitão
  • Lesionado : Jogador lesionado/contundido


Goleiros
Jogador
1 Colômbia Camilo Vargas
12 Colômbia Pablo Mina
Defensores
Jogador Pos.
3 Colômbia Juan Quintero Z
4 Colômbia Daniel Rosero Valencia Z
' Colômbia David Álvarez Z
' Colômbia Eduar Caicedo Z
2 Colômbia Luis Manuel Orejuela LD
29 Colômbia Nilson Castrillón LD
6 Colômbia Yonathan Murillo LE
33 Colômbia John Janer Lucumí LE
Meio-campistas
Jogador Pos.
5 Colômbia Andrés Peréz V
14 Colômbia Abel Aguilar V
35 Colômbia Kevin Balanta V
' Colômbia Daniel Giraldo V
' Colômbia Jhojan Valencia V
7 Colômbia Mayer Candelo M
8 Chile Ronnie Fernández M
19 Colômbia Juan Andrés Balanta M
21 Colômbia Nicolás Benedetti M
25 Argentina Fabián Sambueza M
Atacantes
Jogador
9 Colômbia César Amaya
10 Colômbia Andrés Roa
11 Colômbia Jown Cardona
18 Uruguai Nicolás Albarracín
20 Colômbia José Lloreada
30 Colômbia Miguel Murillo
' Argentina Franco Cángale
' Colômbia Alveiro Sánchez
' Colômbia Jefferson Duque
Comissão técnica
Nome Pos.
Colômbia Mario Yepes T
Uruguai Daniel Cuerbelo PF
Colômbia Gerardo Vallejos PF

Transferências 2017[editar código-fonte]

Legenda

Jogadores destacados[editar | editar código-fonte]

Esta é uma lista de jogadores de destaque que já passaram pelo Deportivo Cali:

Treinadores[editar | editar código-fonte]

Esses são os principais treinadores:

  • Argentina Carlos Salvador Bilardo
  • Colômbia Fernando Castro Lozada
  • José Fernadez

Categorias de base[editar | editar código-fonte]

Sub-20 A[editar | editar código-fonte]

Elenco atual[editar | editar código-fonte]

Soccerball current event.svg Última atualização: 4 de janeiro de 2017.[1]

Goleiros
Jogador
'
Defensores
Jogador Pos.
Colômbia Andrés Burgos Z
Colômbia Danilo Arboleda Z
Colômbia Diego Lasso Z
Colômbia Jesús Martínez Z
Meio-campistas
Jogador Pos.
Colômbia Jhojan Valencia V
Colômbia Brian Loiaza M
Colômbia Nicolás Benedetti M
Atacantes
Jogador
Colômbia Juan David González
Colômbia Pablo Sabbag
Legenda
  • Capitão : Capitão
  • Lesionado : Jogador lesionado/contundido
  • PenalizadoExpulso: Jogador suspenso

Sedes e estádios[editar | editar código-fonte]

Pascual Guerrero[editar | editar código-fonte]

Durante a maior parte de sua história no futebol colombiano, o Deportivo Cali jogou seus jogos em casa no Estádio Olímpico Pascual Guerrero.

Deportivo Cali[editar | editar código-fonte]

Deportivo Cali é o primeiro time colombiano a ter seu próprio estádio. A pré-abertura do Estádio Deportivo Cali foi realizada no final de 2008, com um amistoso entre as equipes da Colômbia e da Nigéria. Mais tarde, em 21 de fevereiro de 2010, realizou a sua abertura oficial contra o Deportivo Quindio. No entanto, o estádio em si ainda não foi entregue, jogando de modo alternado no Pascual Guerrero, que está passando por reparos na tentativa de sediar a Copa do Mundo Sub-20 de 2011.

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

Deportivo Cali tem muitos rivais, o mais comum é o outro time da cidade, o América de Cali, a grande rivalidade entre as suas barras tem provocado cenas de pancadarias e lutas. Este é o mais antigo clássico e mais vezes jogado na Colômbia.

Ele também tem rivalidades com outras equipes como o Atlético Nacional de Medellín, Millonarios e Santa Fé, de Bogotá entre outros. Da mesma forma que outras equipes, possui uma rivalidade menos intensa com o Independiente Medellín.

Deportivo Cali x América de Cali[editar | editar código-fonte]

O clássico Vallecaucano em 2017.

O clássico foi jogado 267 vezes no Campeonato Colombiano de Futebol (desde 1948 até hoje, não leva em conta os jogos ou torneios internacionais, ou Copa Colômbia), o Deportivo está na frente porque ganhou 11 clássicos a mais que o América, no total o Deportivo venceu 98, o América venceu 87 e houve 82 empates.

Cali é uma das cidades mais tradicionais no futebol do país, graças aos títulos conquistados pelo alvi-verde no torneio de 2005-II e pelos Diabos Vermelhos no torneio de 2008-II. Com as duas equipes da cidade no Valle del Cauca, somou-se um total de 21 títulos, dois a mais do que suas contrapartes em Bogotá (Millonarios e Santa Fé).

As primeiras informações que temos do clássico é o final de um torneio do departamento em 1931, em que o vencedor foi o América de Cali, 2-1, mas o árbitro decidiu anular os 2 do América por impedimento. O América foi destituído do título, que declara vencedor o Deportivo por 1-0.

Em 1969, a final do nacional foi disputada em um triangular entre Deportivo, América e o Millonarios, o Deportivo venceu os dois jogos do Millonarios, o América foi o vencedor do primeiro por 3-2 e o segundo terminou em 2-2, foi coroado campeão com 7 pontos, o América foi vice-campeão com 3 pontos e o Millonarios ficou em terceiro com 2 pontos (na época dava-se 2 pontos para o vencedor de uma partida e não 3 que se da hoje).

Em 1985 e 1986, o América foi o campeão e o vice foi o Deportivo. Em 1996, o Deportivo foi campeão na última partida em um clássico diante do América.

Presidentes ao longo do tempo[editar | editar código-fonte]

[2]

Presidente Período
Genaro Otero Vázquez 1912-1943
Camilo Caycedo Méndez 1943-1945
Arcesio Silva Ledesma 1945-1947
Armando Bohórquez 1947-1948
Venancio Solórzano 1948-1949
Carlos Sarmiento Lora 1949-1954
Guillermo Otoya Rengifo 1954-1959
Alex Gorayeb 1959-1962
Camilo Barreneche 1962-1964
Edgar Vásquez Madriñán 1964-1965
Héctor González Quintero 1965-1967
Alex Gorayeb 1967-1983
Pedro José Piedrahita Plata 1983-1984
Nelson Garcés Vernaza 1984-1985
Aurelio Grimberg 1985-1990
Carlos Arcesio Paz 1990-1993
Humberto Arias 1993-1996
Óscar Astudillo 1996-1997
Humberto Arias 1997-2005
Rodrigo Otoya Domínguez 2005-presente

Referências

  1. «Elenco atual de Futebol Sub-20 A» (em espanhol). Site oficial da Asociación Deportivo Cali. Consultado em 4 de maio de 2015 
  2. Los Presidentes del Deportivo Cali (em espanhol)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Asociación Deportivo Cali
Bandeira de ColômbiaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol colombianos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.