Discussão:Partido Social Democrata (Portugal)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Centro-Esquerda?[editar código-fonte]

Mas quem é que no seu perfeito juízo acredita que o PPD alguma vez teve influências de centro-esquerda? O partido sempre foi de direita! Foi fundado por antigos deputados da ala liberal do Estado Novo! O PSD é hoje um partido claramente de direita e não centro-direita como foi erradamente escrito! O CDS/PP é que é um partido do centro-direita, nomeadamente, democrata-cristão, tal como está nos seus estatutos! Quando quiserem fazer um artigo sobre Portugal, ao menos tenhama decência de saber sobre o que falam e peçam a um verdadeiro Português para o fazer! comentário não assinado de 49189224249 (discussão • contrib) 29/10/2015 (UTC)

Nome do artigo[editar código-fonte]

Porque é que este artigo se chama "Partido Social Democrata português"? Se é para diferenciar do partido brasileiro "Partido Social Democrático", não deveria ser "Partido Social Democrata (Portugal)? --Jcmo 12:35, 12 Mar 2005 (UTC)

apoaido o comentário precedente não foi assinado por 213.228.187.128 (discussão • contrib) 00:24, 12 de abril de 2005 (UTC)
Feito (há tempo!) -- Tuválkin 16h08min de 12 de março de 2020 (UTC)[responder]

Referências[editar código-fonte]

Solicito que só seja retirada a tag {{sem-fontes}} quando for apresentada alguma referência ao menos. Por favor. Leandro Martinez msg 00h44min de 20 de Junho de 2008 (UTC)

PPD, PPD/PSD ou PSD?[editar código-fonte]

Retirado do artigo de Jorge Reis-Sá sobre o livro Sá Carneiro de Miguel Pinheiro, no seu blog Rua da Castela:

«É de todos sabido que Santana Lopes fala no PSD como o PPD/PSD. Quando o faz, imaginamos imediatamente que a transfusão é directa de Sá Carneiro. Nada mais errado. Como nos diz Miguel Pinheiro, Sá Carneiro só criou o PPD em vez do PSD porque nos cinquenta e tal partidos políticos registados nas semanas seguintes ao 25 de Abril, já alguém tinha criado o Partido Cristão Social-Democrata. Foi o escritor Ruben A. que lá ofereceu o mal menor: Partido Popular Democrático.

Passa para PPD/PSD por uma razão ainda mais interessante: o grupo dos dissidentes de Aveiro tinha formado um MSD (Movimento Social Democrata) que se poderia transformar em PSD. Se a isto somarmos o facto de Sá Carneiro ter de andar sempre a explicar pela Europa fora que o PPD era social-democrata e não popular (como são os partidos de direita europeus), achou por bem, em 1976, num Conselho Nacional alterar de PPD para, numa primeira fase e por causa das eleições que seriam próximas, PPD/PSD. O episódio desta passagem é hilariante e deve ser lido nas páginas 476 e 477. Vai desde a mesa do Conselho Nacional começar por não ouvir um protesto até à, suposta, invenção de alguns conselheiros que são contados como abstenções para que estivesse quórum na sala.

Isto é: Sá Carneiro nunca quis ser líder do PPD nem sequer do PPD/PSD. Sempre quis ser líder do PSD. E nós, vencidos não do catolicismo, como diz Ruy Belo, mas da revolução, andamos estes anos todos a pensar que o homem viu alterada a designação do partido depois da sua morte.» –Ana Bruta (discussão) 19h33min de 22 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]

A verdadeira identidade do PSD está nos escritos de Mário Montalvão Machado e de Francisco Sá Carneiro. A verdadeira matriz ideológica do PSD é social-democrata, nunca abdicando dos valores morais da tradição judaico-cristã, sem os impôr, de modo forçado, a partir da estrutura política do Estado. Defendendo o republicanismo e a laicidade do Estado como formas de organização estrutural do Estado português. O PSD só não está na Internacional Socialista, porque Mário Soares vetou a entrada do PSD na IS. O PSD foi um partido gerado no Porto e formalizado, mais tarde, em Lisboa. Mas é um partido gerado no Porto, entre Sá Carneiro, Mário Montalvão Machado, Miguel Veiga, a Família Santos Silva e Amândio de Azevedo. Esse é que é o verdadeiro PSD, que reivindicava da identidade do SPD alemão. Chamou-se PPD, porque havia, de facto, outro partido que de auto-denominava social-democrata.

Este artigo deveria ser reciclado completamente, e uma verdadeira vergonha...--Shatabisha (discussão) 21h37min de 17 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]

Agora aos poucos chegamos...--Shatabisha (discussão) 12h13min de 19 de fevereiro de 2012 (UTC)[responder]
Concordo plenamente Luisandrade2002 (discussão) 11h42min de 26 de janeiro de 2024 (UTC)[responder]

SOCIAL-DEMOCRACIA DO PSD[editar código-fonte]

Não se deve apagar a menção de social-democracia no PSD. E porquê? Porque, durante muito tempo, o partido foi mesmo social-democrata. No tempo de Sá Carneiro e mesmo no tempo de Cavaco Silva. Se, agora, não é, visto que é um partido que se tornou ultra-liberal, a verdade é que o PSD ainda tem muitos elementos e militantes social-democratas. A sua génese, na cidade do Porto, é social-democrata. Ver: Mário Montalvão Machado et al., Francisco Sá Carneiro - 20 Anos depois, Lisboa, Gradiva Publicações, 2001 e Passos da vida: recordações, pessoas, histórias, tribunais, política, Porto, M. M. Machado, 2003, 370 pp.

Kislev.4.5773

Menção à Social-Democracia do PSD[editar código-fonte]

O PPD/PSD nunca foi um partido social-democrata nos moldes da social-democracia europeia, para o comprovar bastar ler a obra do seu fundador, Francisco Sá Carneiro, que chamou à ideologia do partido "Social-Democracia Portuguesa", inspirada na experiência social-democrata de partidos como o SPD, mas tendo em conta uma matriz social-cristã/democrata-cristã dos portugueses. Por isso, desde a sua fundação o partido reuniu militantes de diversas correntes: social-democratas (tradicionais), democratas-cristãos, populistas, liberais, conservadores, etc. O importante a reter, para o presente, é que o partido se encontra filiado internacionalmente em internacionais centristas e democratas-cristãs, pelo que é evidente que o PPD/PSD é há muito um partido inquestionavelmente de Centro/Centro-Direita. --Rodrigo Pereira (discussão) 15h32min de 19 de dezembro de 2013 (UTC)[responder]

Acho que o PSD nunca se declarou "democrata-cristão" nem costuma ser assim referido por terceiras fontes - é verdade que faz parte do Partido Popular Europeu, mas a sua adesão esteve associada à transformação do PPE num partido genérico de direita em vez de especificamente democrata-cristão; quando a "conservadorismo liberal" (o que imagino ser mais ou menos "liberal na economia, conservador nos costumes"), muitos políticos do PSD parecem assumir na prática essa posição, mas não parece ser o caso do partido como organização, que normalmente foge a ter uma posição oficial em matérias de "costumes". De qualquer maneira, há o problema da pesquisa inédita - mesmo que um partido tenha posições normalmente associadas a uma dada ideologia, a wikipedia só pode associar essa ideologia ao partido se houver fontes que o digam, ou quando muito se tal for tão incontroverso que possa ser afirmado sem fontes - não me parece que seja o caso da classificação do PSD como "conservador liberal" (mesmo os politicos que se definem abertamente como "liberal na economia, conservador nos costumes" costumam estar mais no CDS que no PSD)--MiguelMadeira (discussão) 21h37min de 23 de agosto de 2015 (UTC)[responder]

Viragem mais ao centro[editar código-fonte]

Em 2018, o PSD elegeu uma novo presidente: Rui Rio. Durante a campanha interna do partido e desde que foi eleito, Rui Rio tem afirmado que (e tentado colocar) o partido mais ao centro[1][2][3]. Portanto, considero que seria mais correto que no campo "Espectro político" fosse indicado que atualmente o partido se encontra no "Centro a centro-direita" pois o PSD ainda tem uma ala mais ao centro-direita devido às anteriores lideranças.2001:8A0:F9B9:FB01:CD8F:AA0F:90E:1956 (discussão) 00h15min de 9 de abril de 2019 (UTC)[responder]

Referências

  1. Lusa. «Rio alerta para perigo de desaparecimento do partido». www.dn.pt. Diário de Notícias. Consultado em 9 de abril de 2019. O PSD não é um partido de direita nem é de esquerda. É um partido social-democrata e a social-democracia é ao centro, não é à direita nem à esquerda. 
  2. Lusa (5 de abril de 2019). «Rui Rio: "Nós não somos de direita. Nós somos do centro, somos moderados"». PÚBLICO. Consultado em 9 de abril de 2019 
  3. RTP (8 de abril de 2019). «Rio classifica PS como partido de ponte para a extrema-esquerda». www.rtp.pt. RTP. Consultado em 9 de abril de 2019. O PSD é de centro e candidata-se contra a extrema-direita. Não é uma ponte para a extrema-direita. É contra. 

O PPD/PSD é um partido de centro-direita[editar código-fonte]

É incorreto afirmar que o PSD é um partido de centro ou de centro-esquerda, Rui rio até pode ser de centro, mas isso não define o partido como um todo. Praticamente todos os militantes no psd são de centro-direita, é incorreto afirmar que um partido que teve figuras como Pedro Santana Lopes, Cavaco Silva, Pedro Passos coelho... é um partido de centro e centro-esquerda. Também acrescento que a social democracia na lista de ideologias não está correta, a social democracia do psd é basicamente só de nome, sendo um partido na sua maioria conservador nos costumes e liberal na economia, como a página está protegida não consigo editar, por isso peço a alguém que consiga para por favor corrigir o que aqui referi. comentário não assinado de Usuário não informado (data/hora não informada)

Cor identificativa do PSD[editar código-fonte]

Em ComunicAR 2016 (p.1,3) a cor para o PSD é o laranja  #F58535  enquanto que na discussão harmonizadora de 2015 aqui na Wikipédia se escolheu  #F68A21 . É uma diferença mínima e a cor em si é perfeitamente consensual, mas eu apoiaria que em {{RGBpol}} o valor exato a transcluir fosse o que é preferido pela A.R. -- Tuválkin 16h04min de 12 de março de 2020 (UTC)[responder]

Ideologia do PSD[editar código-fonte]

O PSD é atualmente o maior partido conservador-liberal português, pelo que é errado na ideologia ter apenas “social democracia portuguesa”. A social-democracia é uma ideologia de centro-esquerda e sendo o PSD um partido de centro-direita que se insere no Partido Popular Europeu (conservador-liberal), a ideologia deve ser alterada para “Conservadorismo-liberal” em vez de “Social democracia portuguesa” como está de momento, o que é pragmática e cientificamente errado. Apelo à correção para não induzir os leitores em erro nem propagar desinformação. ClavelesMaskOff (discussão) 20h43min de 13 de junho de 2020 (UTC)[responder]

@ClavelesMaskOff: Sim? Apresente fontes para o que afirma, o que você acha não se aplica aqui. Vanthorn® 21h02min de 13 de junho de 2020 (UTC)[responder]

Passo então a inserir aqui artigos, teses e fontes de Ciência Política que sustentam a ideologia atual do PSD como conservadorismo-liberal, se a sua filiação no Partido Popular Europeu (conservador-liberal) não é prova suficiente. Começo por apresentar a própria página da Wikipédia do partido em inglês, que imparcialmente o classifica como “centre-right” e “liberal-conservative”: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Social_Democratic_Party_(Portugal) ClavelesMaskOff (discussão) 21h08min de 13 de junho de 2020 (UTC)[responder]

Seguem as seguintes fontes que sustentam a posição centro-direita, bem como a ideologia socialmente conservadora (exemplos práticos: o voto contra a legalização da IVG, o voto contra o casamento homoafetivo e adoção homoparental, o apoio à tauromaquia, etc.) e economicamente liberal (exemplos práticos: redução de impostos sobre lucros, privatização da EDP, privatização da TAP, privatização dos CTT, flexibilização laboral, liberalização do mercado, apoio ao aumento de PPPs e colégios privados, etc.): - Nordsieck, Wolfram (2019). "Portugal". Parties and Elections in Europe. Retrieved 8 October 2019. - Hloušek, Vít; Kopeček, Lubomír (2010). "The Liberals; Or, the Curse of the Political Center". Origin, Ideology and Transformation of Political Parties: East-Central and Western Europe Compared. Ashgate Publishing. p. 110. - Almeida, Dimitri (2012). The Impact of European Integration on Political Parties: Beyond the Permissive Consensus. Taylor & Francis. p. 99. ISBN 978-1-136-34039-0. - Freire, André (2007). "The Party System of Portugal". In Oskar Niedermayer; Richard Stöss; Melanie Haas (eds.). Die Parteiensysteme Westeuropas. Springer-Verlag. p. 373. ISBN 978-3-531-90061-2. - Lisi, Marco (2007). "The Importance of Winning Office: The PS and the Struggle for Power". In Anna Bosco; Leonardo Morlino (eds.). Party Change in Southern Europe. Routledge. p. 50. ISBN 978-1-136-76777-7. - Josep M. Colomer (2008). "Spain and Portugal: Rule by Party Leadership". In Josep M. Colomer (ed.). Comparative European Politics (3rd edition). Routledge. p. 187. ISBN 978-1-134-07354-2. ClavelesMaskOff (discussão) 21h15min de 13 de junho de 2020 (UTC)[responder]

@ClavelesMaskOff: Fantasias suas. Procure outra plataforma para disseminar ideias sobre o partido. Vanthorn® 22h08min de 13 de junho de 2020 (UTC)[responder]

Com todo o respeito, mas o que se passou aqui foi no mínimo pouco profissional. O editor apresentou fontes e referências absolutamente válidas e até consensuais dentro da academia, e a última investigação da reconhecida Chapel Hill Expert Survey (https://www.chesdata.eu/2019-chapel-hill-expert-survey) também o comprova. É verdade que a atual liderança puxou o partido para um centro social-liberal, mas temo que negar o liberalismo conservador dentro do partido é simplesmente negar factos.

GuiFResende (discussão) 01h58min de 14 de junho de 2020 (UTC)[responder]

Venho por este meio adicionar ainda mais fontes

http://www.parties-and-elections.eu/portugal.html

GuiFResende (disc. ussão) 02h08min de 14 de junho de 2020 (UTC)[responder]

@GuiFResende: Apresente fontes fiáveis, portuguesas não existem? É estranho.. Os leitores não são obrigados a compreender línguas estrangeiras. Vanthorn® 01h17min de 14 de junho de 2020 (UTC)[responder]

Penso que não é um problema de todo, o mesmo acontece nas outras Wikipédias e nunca foi chamado de ilegítimo. O problema das ideologias é que tendem a ter nomes e visões diferentes dependendo do país. No mundo anglofono não existem fontes que justifiquem a ideologia social-liberal do PSD, mas existem fontes que justificam o facto de ser um partido liberal conservador com influência democrata-cristã. Mas se então for por isso, tratarei de procurar fontes portuguesas quando estiver mais disponível. Contudo, não achei a sua atitude com o usuário anterior digno de um administrador. Se a questão era a língua deveria o ter dito mais cedo, invés de atacar indevidamente e injustamente o dito usuário e acusá-lo de "fantasias". Com o devido respeito mas isso simplesmente não é uma atitude profissional e peço que não se repita por favor. GuiFResende (discussão) 01h29min de 14 de junho de 2020 (UTC)[responder]

@GuiFResende: As outras Wikipédias não me interessam. Posicione o espectro político do partido segundo fontes portuguesas, afinal é um partido de Portugal, não deve ser difícil para o leitor compreender. As suas fantasias reportadas em outros sites que não este de nada servem. Att., Vanthorn® 01h37min de 14 de junho de 2020 (UTC)[responder]

Já tinha entendido a sua ideia e já respondi, não necessita de se prolongar mais. Muito menos quando não é para adicionar mais substância a esta discussão. Agradecido. GuiFResende (discussão) 01h47min de 14 de junho de 2020 (UTC)[responder]

Edições de ips[editar código-fonte]

@Vanthorn: nos últimos dias, um verdadeiro festival de ips estão editando o artigo. Favor, faça uma revisão já houve reversões das edições em um histórico recente de proteções. Edmond Dantès d'un message? 11h25min de 7 de agosto de 2020 (UTC)[responder]

O próprio Rui Rio disse: "O PSD não é de direita nem de esquerda, é de centro". Ele disse isso em uma fonte fiável. O PSD está longe de ser de direita. Além disso, não se pode remover informações com fontes fiáveis (as que afirmavam que o PSD era de centro). Inclusive o partido faz parte da Internacional Democrata Centrista e do European People's Party, organizações de centro-direita, muito mais ao centro que da direita. Obrigado. ━DiligentSchauseBrisingr 20h37min de 20 de setembro de 2021 (UTC)[responder]

O "próprio Rui Rio" não é uma fonte fiável para este tipo de afirmações (apesar de ter, sim, sido publicada num jornal reconhecido, fiável para indicar que, de facto, disse isso). A opinião pessoal de cada editor não tem nenhum peso na formação do conteúdo, assim como a WP:SINTESE de conteúdos. Esta objeção (de que deve ser dado um peso enorme às afirmações de uma fonte primária, removendo / ou em detrimento de fontes secundárias académicas veiculadas a periódicos internacionais com revisão a pares) não tem base nas políticas da Wikipédia. No máximo, uma referência a esta posição pode, e provavelmente deve estar incluída na parte do artigo referente à sua liderança. --BunnyyHop PDD 15h00min de 21 de setembro de 2021 (UTC)[responder]
Boa tarde @DiligentSchause, tudo bem?
Esse aqui é o único tópico que você criou para contestar informações deste artigo? Mr. Sand.Ano ⓬ 15h19min de 2 de outubro de 2021 (UTC)[responder]
MisterSanderson Boa tarde! É sim. Eu questionei pois "right-wing" se refere à toda a ala da direita (centro-direita, direita e extrema-direita), portanto, é um erro utilizar a citação "right-wing" como referência para "direita". Obrigado :) ━DiligentSchauseBrisingr 15h24min de 2 de outubro de 2021 (UTC)[responder]
@DiligentSchause, esse tema já foi anteriormente debatido na PD desse artigo, em tópico criado por outro editor? Mr. Sand.Ano ⓬ 22h42min de 5 de outubro de 2021 (UTC)[responder]
MisterSanderson, não. Eu mesmo criei este tópico, mas tudo já foi resolvido aqui! Então nesse artigo já tá de boa :) obrigado. ━DiligentSchauseBrisingr 00h10min de 6 de outubro de 2021 (UTC)[responder]
@DiligentSchause Disponha. Vou deixar de vigiar esse artigo então. Mr. Sand.Ano ⓬ 14h05min de 17 de outubro de 2021 (UTC)[responder]

A fonte utilizada para falar que o partido é de direita, é a mesma utilizada para dizer que o partido é de centro-direita. Essa fonte se contradiz ou "centre-right" e "right-wing" são utilizados como sinônimos? MisterSanderson, é isso que eu falei, "right-wing" nesse caso não é de direita, a própria fonte se contradiz. Ou seja, RIGHT-WING nesse caso se refere à CENTER-RIGHT. ━DiligentSchauseBrisingr 16h34min de 4 de outubro de 2021 (UTC)[responder]

@Vanthorn, DarwIn, JMagalhães e Stegop: como não sou um exemplar conhecedor da política portuguesa, limito-me a analisar a validade das fontes disponibilizadas. No entanto, procurando na média portuguesa, parece-me que há uma discussão política sobre o partido ou estou a me enganar? Seja como for, protegi a página até o fim de semana per quo. Edmond Dantès d'un message? 22h24min de 4 de outubro de 2021 (UTC)[responder]

@Conde Edmond Dantès: O PSD é muito claramente centro-direita, não me parece que haja qualquer dúvida sobre isso. É óbvio que algo que está no centro-direita está na direita também, mas o partido está muito bem definido como centro-direita (os pesos variam, mas geralmente mais centro que direita).-- Darwin Ahoy! 22h53min de 4 de outubro de 2021 (UTC)[responder]
@DarwIn: agradeço o retorno. Vejo a actual descrição (centro-direita a direita) como plausível, ainda mais referenciada por duas fontes acadêmicas que, em primeira instância, são confiáveis. Edmond Dantès d'un message? 22h58min de 4 de outubro de 2021 (UTC)[responder]
@Conde Edmond Dantès: Não me parece que aquilo esteja correcto. O que as fontes dizem é que é um partido "da Direita" (right-wing), e é. Isso não é o mesmo que dizer que o espectro político do partido é "direita", ou que o partido é "de direita". Esse é muito claramente "centro-direita", logo, englobando a Direita tb. Penso que a classificação como está, está mal, e deve ser corrigida.-- Darwin Ahoy! 23h08min de 4 de outubro de 2021 (UTC)[responder]
@DarwIn: por ser leigo, escrevi plausível. Eu também me confundi a respeito. Aliás, relendo os trechos das obras, indaguei se o partido era um dos principais partidos de direita ou um dos maiores (em número de representações). Posteriormente comecei a questionar outros pontos e resolvi chamar utilizadores portugueses para a discussão. Edmond Dantès d'un message? 23h23min de 4 de outubro de 2021 (UTC)[responder]
@Conde Edmond Dantès: É um pouco confuso, mesmo. Mas uma coisa são as alas políticas (Esquerda, Centro, Direita), e outra são os espetros políticos. O PSD é centro direita, logo apanha as duas alas Centro, que disputa com o PS, e Direita, que disputa com o CDS, IL e Chega, e onde é o principal partido, de facto. O PSD é efetivamente da ala Direita, como dizem as fontes, mas não é um partido com um espectro de direita, que é o que se pretende saber ali.-- Darwin Ahoy! 23h38min de 4 de outubro de 2021 (UTC)[responder]
DarwIn, é exatamente isso que eu quis dizer. Obrigado :) ━DiligentSchauseBrisingr 00h32min de 5 de outubro de 2021 (UTC)[responder]
Verificando outras fontes, há consenso em centro-direita. Mas que não seja muito claramente como disse: conforme aqui (p. 5), o PSD é visto pelo eleitorado português como estando tanto à direita como a CDU e o BE estão à esquerda, pelo menos desde 2002. --BunnyyHop PDD 15h46min de 5 de outubro de 2021 (UTC)[responder]

Conservadorismo liberal[editar código-fonte]

Encontrei a seguinte fonte: https://run.unl.pt/bitstream/10362/47277/1/Ana_Leite_Dissertacao_Marco_2018.pdf. Ela afirma que o PSD "Por seu turno, Ferreira defende que a partir da década de 2000, o PSD procura afirma-se ideologicamente, abandonando a ideologia social-democrata para abraçar o liberalismo e o conservadorismo (Ferreira, 2016: 127)." Assim, utilizei o texto como fonte. Como sou novato, não sei se formatei a fonte correctamente. Por favor, se alguém encontrar um erro, corrija-a. Obrigado. ━DiligentSchauseBrisingr 00h52min de 5 de outubro de 2021 (UTC)[responder]

Trata-se da opinião de uma professora da estudante que escreveu a dissertação. Se ter uma opinião é suficiente para mudar radicalmente a descrição ideológica de um partido face ao público então tome a minha como membro de família da actual minstra do trabalho, com alguma ligação á família Bush e maioritariamente apolítico (se bem que admito votar PSD nas eleições passadas). Existe consenso que o típico membro de alto perfil político do PSD não pratica conservadorismo liberal, caíndo mais para o centro do que essa ideologia permite, pois apoia medidas de coletivismo (em oposição ao individualismo) promovendo a igualdade de oportunidades e justiça social. Os valores sociais democratas não são perdidos no PSD. Sinceramente, as páginas políticas portuguesas da wikipédia não correspondem á realidade, pois parecem ser escritas apenas por oponentes políticos que procuram destablizar a oposição. Visto a falta de consenso mais valia deixar a ideologia do PSD em branco, pois assim não se distorce os factos. Seguindo em frente, queria elogiar o facto da promoção ao Ciclo da Herança no seu perfil. JellyCreeper (discussão) 16h52min de 6 de dezembro de 2022 (UTC)[responder]

Coligação PSD+NC[editar código-fonte]

Esta coligação concorreu (pelo menos) às autárquicas de 2017 no Cartaxo. Acrescentei à predef a entrada {{RGBpol|PSD+NC}}, q transclui um valor RGB aproximadamente intermédio entre os valores acordados para estes dois partidos:  #F99800 . -- Tuválkin 23h36min de 19 de julho de 2023 (UTC)[responder]

Coligação PSD+MPT[editar código-fonte]

Esta coligação concorreu (pelo menos) às autárquicas de 2017 em Almeirim. Acrescentei à predef a entrada {{RGBpol|PSD+MPT}}, q transclui o valor RGB intermédio entre os valores acordados para estes dois partidos:  #7B8B33 . -- Tuválkin 00h16min de 20 de julho de 2023 (UTC)[responder]