Dons (cantor)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dons
Dons (cantor)
Dons no «Summer Sound» em 28 de julho de 2017 no Parque Jūrmalas em Liepāja, na Letónia.
Informação geral
Nome completo Artūrs Šingirejs
Também conhecido(a) como Dons
Nascimento 10 de abril de 1984 (40 anos)
Local de nascimento Brocēni
República Socialista Soviética da Letónia
Nacionalidade letã
Género(s) Pop
pop rock
Ocupação(ões) cantor e compositor
Instrumento(s) voz
Instrumento(s) notável(eis) guitarra, piano
Período em atividade 2003-presente
Editora(s) Platforma Records, DonsMusic, Universal Music

Artūrs Šingirejs (Brocēni, RSS da Letónia; 10 de Abril de 1984), mais conhecido pelo seu nome artístico Dons, é um cantor e compositor letão. É um dos cantores mais populares da Letónia, tendo ganho sete vezes o prémio da música mais tocada nas rádios do país. Ele vai representar a Letónia no Festival Eurovisão da Canção de 2024 com a música «Hollow».[1]

O cantor lançou oito álbuns a solo e ganhou numerosos prémios, tendo ganho o prémio à canção do ano do «Muzikālās Banka» da Latvijas Radio em cinco ocasiões. Nos Prémios de Gravação de Música da Letónia, ganhou duas vezes o prémio de Melhor Álbum Pop, entre cinco nomeações, por Varanasi em 2014 e Tūrists em 2020. Ele ganhou o Melhor Álbum de Rock uma vez a partir de duas indicações com Lelle em 2008 e foi nomeado uma vez para Melhor Álbum Pop-Rock junto com Signāls em 2013. Em 2024, ele venceu o concurso de canções «Supernova», a seleção nacional letã para o concurso da Eurovisão, com o seu single em inglês «Hollow» para representar seu país no Festival Eurovisão da Canção. Anteriormente, ele tentou representar a Letónia no Festival Eurovisão da Canção duas vezes com as canções «My Religion is Freedom» em 2010 e «Pēdējā Vēstule» em 2014, tendo ficado em segundo lugar em ambas as vezes nas finais nacionais da Letónia.[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Artūrs Šingirejs nasceu a 10 de Abril de 1984 em Brocēni no distrito de Saldus, na Letónia, filho de pai bielorrusso e de mãe letã, também cantora. Tem um irmão e três irmãs, uma das quais foi a primeira a encorajá-lo a atuar em palco aos quatro anos de idade. A sua mãe ensinou-lhe inglês desde os 6 anos de idade e ele atribui a Freddie Mercury o título de um dos seus primeiros ídolos musicais. Estudou piano na Escola de Música Saldus. Fez a sua primeira atuação a solo aos 16 anos e declarou: «A minha primeira atuação foi na escola e apercebi-me de que queria fazer isto - há aqui qualquer coisa que me prende». Mais tarde, estudou artes culinárias antes de regressar à música como profissão. Aprendeu a tocar guitarra e a cantar através de auto-estudo.[3][3][4]

Dons começou a sua carreira no reality show letão «Talantu Fabrikā» em 2003. O cantor lançou um álbum intitulado «Viens Otram», em 2004, com a também concorrente do Talantu Fabrikā, Linda Kalniņa. Em 2006, ele lançou seu primeiro álbum a solo intitulado Lights On, maioritariamente com canções em inglês. O sucesso na sua carreira chegou ao lançar os seus sete álbuns seguintes em língua letã: Lelle (2008), Signāls (2013), Varanasi (2014), Sibīrija (2015), Tepat (2016), Namiņš. Kaste. Vārdi (2018) e Tūrists (2020). Usou os nomes artísticos «Art Green» e «Art Singer» quando atuou fora da Letónia.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2003-2007: Inícios[editar | editar código-fonte]

Dons ganhou popularidade em 2003 ao participar no reality show letão «Talantu Fabrika» (em português: «Fábrica de Talentos»). Durante o programa, conheceu e namorou a concorrente Lily (nome verdadeiro: Linda Kalniņa) com quem casou em 2009 até o divórcio em 2013. Ele se juntou à rádio SWH Rock como DJ anfitrião depois de vencer aquele reality show, que ele diz ser muito mais estressante do que se apresentar no palco. Dons e Lily lançaram um álbum juntos em inglês em 2004 intitulado Viens Otram (em português: «Cada um de nós»). O álbum tornar-se-ia um best-seller na Letónia e os dois ganharam uma nomeação na categoria de «Top Radio Hit» pela música «Just For You» nos Prémios da Música Letã de 2003. Em 2004, a sua canção «Ja es būtu vējš» (em português: «Se eu fosse o vento») foi nomeada na categoria de «Top Radio Hit» nos Prémios da Música Letã desse ano. Após o sucesso daquele álbum, Dons concentrou-se numa carreira a solo e lançou o seu primeiro álbum a solo (maioritariamente em inglês) «Lights On» em 2006. O álbum foi nomeado para melhor álbum de rock e o seu single «Lights Out» foi nomeado para melhor canção de rock nos Prémios da Música Letã de 2006. Posteriormente, viveu em Londres e Los Angeles com a sua namorada Lily.

2008-2014: Regresso à Letónia, Eurovisão[editar | editar código-fonte]

Em 2008, Dons lançou seu segundo álbum solo intitulado «Lelle» (em português: «Boneca»), que foi seu primeiro álbum em letão. O álbum seria o primeiro de muitos em que ele colaboraria com o compositor Ingus Bērziņš. O sucesso do álbum provou que o seu público preferia a sua música tocada em letão à sua música em inglês. Representou a Letónia na «New Wave» de 2008, onde ficou em 4º lugar.

Em 2009, Dons participou na série televisiva «1000 Jūdzes Indijā» (em português: «1000 milhas na Índia») na Latvijas Televīzija com os companheiros de viagem, o DJ da rádio Egon Reiter, o comediante Jānis Skutelis, Edgars Zaķis e o rapper Gustavo. Após o fim da série, permaneceu na Índia durante mais um mês como meio criativo de auto-busca e meditação, o que mais tarde se reflectiu na sua música. Ainda a viver no estrangeiro, ele retornou brevemente à Letônia por um mês para competir na seleção nacional letã para a Eurovisão de 2010, onde acabou em segundo lugar com sua música «My Religion Is Freedom».

Para além de partilhar as canções que escreveu, Dons manteve-se reservado quanto às suas actividades enquanto viveu no estrangeiro. Em 2012, Dons regressou novamente à Letónia desta feita por um período mais longo para reavivar a sua carreira com um novo álbum com canções escritas enquanto esteve em Londres. Enquanto escrevia as músicas do álbum, ele trabalhou com o compositor Ingus Bērziņš para produzir seu terceiro álbum solo intitulado «Signāls». Ele ganharia o prémio de Melhor Hit de Rádio nos Prémios da Música Letã de 2012 e 2013 pelo seu single «Signāls», que também ganharia a canção do ano no Muzikālās Banka de 2012 da Latvijas Radio. O álbum foi nomeado para Melhor Álbum Pop e Rock nos Prémios da Música Letã de 2013 e o seu vídeo da canção «Darling, Darling» foi nomeado para Melhor Vídeo do ano.

Em 2014, ele participou no concurso «Dziesma» com a canção «Pēdējā Vēstule» numa tentativa de representar a Letónia na Eurovisão. Embora a música em letão seja dedicada à sua ex-mulher, ele afirmou que, se tivesse vencido, teria cantado uma versão que ele mesmo escreveu em inglês e re-dedicado essa versão ao seu pai que morreu em 2007; no entanto a canção terminou em segundo lugar atrás da canção da banda Aarzemnieki e perdeu por 97 votos, para surpresa de muitos. Apesar da derrota naquele concurso em 2014, a canção viria a ganhar o prémio de Canção do Ano tanto no Muzikālās Banka de 2013 e nos Prémios da Música Letã daquele ano. Devido à sua popularidade, a digressão do álbum teve de ser prolongada, passando de um espetáculo no Palladium Riga para seis noites esgotadas. O álbum atingiu a certificação de ouro na Letónia em menos de dois meses após o seu lançamento. Ele teria grande sucesso nos Prémios da Música Letã de 2014, com Varanasi ganhando Álbum Pop do Ano e ganhando Canção do Ano com seu single «Tev Piedzims Bērns» (em português: «Criança nascida de ti») e na categoria de Top Radio Hit com «Pāriet Bailes» (em português: «O medo vai-se embora»), que também ganharia a Canção do Ano no Muzikālās Banka de 2014.

2015-2020: Aumento da popularidade[editar | editar código-fonte]

Após uma viagem pela Transiberiana, Dons lançou seu quinto álbum solo «Sibīrija» (em português: «Sibéria») em 2015 com letras novamente de Ignus Bērziņš.

Em 2015, foi jurado na primeira temporada do programa de televisão letão «Supernova», que é utilizado para selecionar artistas para representar a Letónia em futuras edições da Eurovisão. Voltou a desempenhar o mesmo papel em 2017.

Dons lançou o seu sexto álbum a solo intitulado «Tepat» (em português: «Cá») em outubro de 2016, que foi o primeiro álbum em que escreveu as letras juntamente com a música. Em 2017, actuou com a Escola Coral Riga Dome na canção «Zelta Kamanas» (em português: «Trenó dourado»).

Em 2018, desempenhou o papel principal na produção do 30º aniversário da ópera rock, Lāčplēsis, baseada no épico nacional letão com o mesmo nome.

Em 2020, ele participou de uma série de colaborações, trabalhou com 20 músicos letões para criar o hino de caridade «Es zinu, Tu esi» para arrecadar dinheiro para vítimas de violência doméstica. Ele lançou outra música «Mans Eņģelis» para a instituição de caridade «Angels over Latvia», que arrecadou dinheiro para beneficiar crianças que precisam de cuidados médicos. Dons colaborou com a música de Aminata Savadogo, intitulada «Nejauc man prātu»" em resposta à falta de apoio do governo letão ao sector cultural durante a pandemia de COVID-19 na Letónia, Dons e outros músicos letões de renome expressaram as suas críticas com uma composição vídeo intitulada «Klusums».

2021-presente: Assinatura com a Universal Music e Eurovisão[editar | editar código-fonte]

Em agosto de 2021, Dons anunciou que havia assinado com a Universal Music. [5] Seu primeiro single com a nova gravadora foi lançado a 16 de Setembro de 2021, intitulado «Tas rakstīts debesīs (Piena ceļš)». A música foi co-escrita com DJ Rudd e Aminata Savadogo.

Em outubro de 2023, Dons juntou-se ao programa de competição musical «Paaudžu duelis» como líder da equipa mais jovem dos anos 2000. Os concorrentes responderam a perguntas triviais e interpretaram canções de diferentes épocas musicais, com os perdedores a serem enviados para casa através dos votos dos fãs.

Em janeiro de 2024, Dons lançou «Hollow», seu primeiro single em inglês desde 2013, com o qual foi selecionado para competir em «Supernova 2024» para representar a Letónia na Eurovisão de 2024 o qual acabaria por vencer e tornou-se representante de seu país na Eurovisão de 2024.

Discografia[editar | editar código-fonte]

A solo[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

  • 2006 – Lights On
  • 2008 – Lelle
  • 2013 – Signāls
  • 2014 – Varanasi
  • 2015 – Sibīrija
  • 2016 – Tepat
  • 2018 – Namiņš. Kaste. Vārdi
  • 2020 – Tūrists

Videoclipes[editar | editar código-fonte]

  • 2014 – Koncertieraksts Dons Varanasi
  • 2017 – Dons. Tepat. Koncerts arēnā Rīga

Singles[editar | editar código-fonte]

  • 2017 – Pa ceļam
  • 2017 – Zelta kamanas
  • 2019 – Es nāktu mājās
  • 2019 – Lūdzu vēl neaizej
  • 2020 – Ilgoties man nesanāk
  • 2020 – Tūrists
  • 2020 – Mans eņģelis
  • 2021 – Piedošana
  • 2021 – Tas rakstīts debesīs
  • 2022 – Tavs pieskāriens
  • 2022 – Brīnišķīga diena
  • 2023 – Lauzto šķēpu karaļvalsts/Hollow

Dons com Lily[editar | editar código-fonte]

  • 2004 – Viens otram

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Yesaac Maldonado (10 de fevereiro de 2024). «Latvia: Dons to Eurovision 2024» (em inglês). Consultado em 11 de fevereiro de 2024 
  2. Rasmus Petersen (10 de fevereiro de 2024). «Latvia: Dons to Eurovision 2024 with "Hollow" after winning Supernova». eurovisionworld.com (em inglês) 
  3. a b «Neizaicina likteni • IR.lv». IR.lv Magazine. 26 de fevereiro de 2014. Consultado em 2 de abril de 2021. Cópia arquivada em 4 de abril de 2021 
  4. «Artūram Šingerejam jeb Donam- 30!». LR2 / Latvijas Radio (em letão). Consultado em 2 de abril de 2021. Cópia arquivada em 4 de abril de 2021 
  5. «Dziedātājs Dons pievienojas kompānijas "Universal Music Latvia" saimei» (em letão). 25 agosto de 2021. Consultado em 3 de outubro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre um cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.