EOS SAT-1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O EOS SAT-1 é um satélite óptico  de observação da Terra de propriedade para monitoramento de terras agrícolas pela EOS Data Analytics, Inc. (doravante — EOS Data Analytics), um fornecedor global de análise de imagens de satélite alimentadas por IA. O satélite foi construído pelo instrumento de óptica espacial e fabricante de satélites Dragonfly Aerospace e equipado com duas câmeras DragonEye de alta resolução.

O satélite opera dentro da constelação EOS SAT, a primeira constelação de satélites focada na agricultura entre as empresas que utilizam tecnologias de sensoriamento remoto.

EOS SAT-1

Os engenheiros estão se preparando para lançar o EOS SAT-1, o primeiro satélite da constelação EOS SAT © Dragonfly Aerospace (Pty) Ltd, 2022
Organização Dragonfly Aerospace[1]
Tipo de missão Observação terrestre
Satélite da Terra
Lançado 3 de janeiro de 2023 14:56 UTC
Foguete Falcon 9
Local de lançamento Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral (CCSFS)
Base de lançamento SLC-40 (Complexo de Lançamento Espacial 40)
COSPAR ID 2023-001-AW
NORAD ID 55053
Massa 176.6400 kg (lançamento)
Elementos orbitais
Regime Órbita baixa da Terra
Inclinação orbital 97.496
Período orbital 95.15 min (1 h 35 min 09 s)
Altitude do apogeu 516 km
Sítio Web
eos.com/pt/eossat

Visão geral[editar | editar código-fonte]

O EOS SAT-1 foi desenvolvido para o EOS Data Analytics, um fornecedor global de análises de imagens de satélite alimentadaspor IA por en:Max Polyakov. É o primeiro satélite dentro da constelação EOS SAT da própria empresa que terá uma capacidade de imagem diária de até 1 milhão de quilômetros quadrados e capturará imagens em 11 bandas espectrais relacionadas ao agro[2]. As câmeras de satélite produzirão imagens pancromáticas e multiespectrais.

Mesmo com apenas um desses satélites no espaço, a EOSDA permite que seus clientes desbloqueiem o potencial para a implementação de práticas de agricultura de precisão,  o que se traduz ainda mais em emissões reduzidas de CO2, diminuição do consumo de energia e água e mais benefícios.

Uma vez totalmente operacionais, os sete pequenos satélites ópticos EOS SAT cobrirão até 100% dos países com as maiores áreas agrícolas e florestais, o que representa 98,5% dessas terras no mundo. Сonstelação de satélites monitorará até 12 milhões de quilômetros quadrados diariamente[3].

Produção[editar | editar código-fonte]

A EOS SAT-1 foi construída pelo fabricante de instrumentos de satélite e óptica espacial Dragonfly Aerospace e equipada com duas câmeras DragonEye de alta resolução.

O motor do satélite foi projetado pela SETS (Space Electric Thruster Systems), e a Propulsão de Controle de Voo garantiu a impressão 3D dos componentes e a fabricação dos elementos do corpo. O satélite operará em uma órbita síncrona ao sol, fornecendo imagens constantes da  superfície da Terra iluminada pelo sol.

A EOS Data Analytics obterá imagens de satélite para processá-las e fornecer aos clientes dados de qualidade para tomar decisões informadas no setor agrícola.

Principais aplicações[editar | editar código-fonte]

O satélite EOS SAT-1 foi projetado para observar a superfície da Terra em espectros ópticos e infravermelhos. Este é o primeiro satélite da constelação especificamente encarregado de monitorar terras agrícolas e florestais. A utilização da tecnologia de satélite tem o potencial de:

  1. Evitar o uso excessivo de pesticidas e fertilizantes
  2. Reduzir o desperdício de alimentos
  3. Abordar os efeitos das alterações climáticas nas terras agrícolas e florestais
  4. Tomar decisões informadas com base nos dados de satélite obtidos para mitigar a crise alimentar
  1. Reduza as emissões agrícolas de CO2 (dióxido de carbono) otimizando as práticas agrícolas.

O sensoriamento remoto por satélite EOS SAT-1 visa formar uma nova abordagem sustentável para a agricultura,  de acordo com os 6 pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU[4] :

  1. Combater as alterações climáticas e as suas consequências
  2. Desenvolver uma forte infraestrutura e implementar inovações
  3. Garantir a disponibilidade e o uso sustentável da água e do saneamento para todos
  4. Garantir modelos sustentáveis de consumo e produção
  5. Acabar com a fome
  6. Proteger e restaurar os ecossistemas terrestres.

Especificações[editar | editar código-fonte]

Uma única cena de satélite EOS SAT-1 cobre um território com 42 km de largura e mais de 1 km de comprimento. A altitude da órbita síncrona do sol do satélite é de 520-560 km[5].

Potência média da órbita: 140 W.

Vida útil do projeto: 5-7 anos.

Massa: 176,6400 kg.

Tensão do barramento: 24,5 — 33,6 V.

GSD (distância da amostra de solo), resolução:

  • pancromática 1,4 m
  • multiespectral 2,8 m

Largura da faixa: carga óptica dupla com uma largura de faixa de 44 km para uma altitude de 500 km.

Bandas espectrais — 11 bandas relacionadas com o sector agricola[6]:

  • RGB
  • 2 bandas NIR
  • 3 Bandas RedEdge
  • Vapor de água
  • Aerossol
  • Panela

Lançar[editar | editar código-fonte]

O satélite foi lançado em 3 de janeiro de 2023, na missão Transporter-6 da SpaceX. O  foguete Falcon 9 decolou da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral (CCSFS) e lançou 114 espaçonaves em órbita, incluindo o satélite EOS SAT-1.

Progresso da missão[editar | editar código-fonte]

Desde o lançamento na órbita baixa da Terra, o satélite EOS SAT-1 estabeleceu contato e enviou telemetria e dados sobre o status de seus sistemas para a Terra[7].

O satélite está passando por testes de 3 meses antes de se tornar totalmente operacional. A EOS Data Analytics planeja fornecer as primeiras imagens de satélite EOS SAT-1 em abril de 2023.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre satélites é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.