Eliana no Parque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Eliana no Parque
Informação geral
Formato Game show
Gênero Infantojuvenil
Duração 120 minutos (12:45 - 14:45)
País de origem Brasil Brasil
Idioma original língua portuguesa
Produção
Apresentador(es) Eliana
Exibição
Emissora de televisão original Brasil Rede Record
Transmissão original 28 de março de 1999 - 25 de junho de 2000
N.º de episódios 68

Eliana no Parque foi um programa de televisão brasileiro apresentado por Eliana e exibido pela Rede Record entre 28 de março de 1999 à 25 de junho de 2000. Desde o início, o programa foi um game show, focado na audiência infanto-juvenil dos domingos.

História[editar | editar código-fonte]

Eliana no Parque começou a ser produzido em 1999, após a exigência que Eliana fez, junto à direção da Rede Record, de possuir um programa voltado ao público jovem, quando foi contratada pela emissora no ano anterior. A atração, inspirada no Domingo no Parque comandando por Sílvio Santos com sucesso na década de 1980, era um game show que ia desde competições esportivas, como basquete, voleibol ou cabo de guerra,[1] até disputas entre bebês com o intuito de descobrir qual engatinhava mais rápido. O programa de auditório competia pela audiência dominical com programas de sucesso na época, como Fantasia, Domingo Legal e Planeta Xuxa.[2]

Em 2000, devido à pesada concorrência o programa foi cancelado, e a apresentadora passou a apresentar apenas o diário Eliana & Alegria, exibido nas manhãs da emissora.

Apresentadora[editar | editar código-fonte]

Eliana, a apresentadora do programa.

Eliana é uma apresentadora de televisão, atriz, empresária e cantora brasileira. Seu último trabalho na Rede Record foi no programa dominical Tudo é Possível. Além de seus mais de 160 produtos licenciados, a apresentadora movimenta quarenta milhões de dólares por ano com seu nome. É uma das maiores vendedoras de brinquedos do Brasil - perdendo apenas para os licenciados da Disney, Maurício de Sousa e Xuxa., tendo comercializado mais de dez milhões de unidades desde 1994. Na carreira como cantora vendeu mais de 5 milhões de álbuns e suas músicas mais famosas são: Os Dedinhos e Pop Pop.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Antes do programa, a audiência na faixa horária era de apenas 4 pontos, com a exibição de desenhos animados como O Laboratório de Dexter e A Vaca e o Frango.[3] Com a estreia, a audiência subiu para uma média entre 8 e 10 pontos, porém permaneceu em terceiro lugar – diferente do Eliana & Alegria, que mantinha a vice-liderança – visto que a concorrência no domingo era a mais forte na semana, sendo que o programa ficava atrás da Rede Globo com o Planeta Xuxa e do SBT com o Programa Silvio Santos.[4][5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. (em português) FACED Arquivado em 3 de novembro de 2010, no Wayback Machine. - História da televisão brasileira. Página visitada em 08/04/08.
  2. (em português) AN Tevê Arquivado em 26 de fevereiro de 2008, no Wayback Machine. - Ana Lúcia do Vale, Roda da fortuna. Página visitada em 08/04/08.
  3. (em português) AN Tevê Arquivado em 23 de março de 2008, no Wayback Machine. - Isadora Andrade e Fábio Dobbs, Eliana encara jornada dupla na Rede Record. Página visitada em 08/04/08.
  4. (em português) Vale Paraibano[ligação inativa] - Isadora Andrade e Fábio Dobbs, Eliana vai marcar presença no domingo. Página visitada em 08/04/08.
  5. (em português) TV Crítica[ligação inativa] - Eliana no Parque é uma boa opção. Página visitada em 08/04/08.