Ernesto Adolfo de Vasconcelos Chaves

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Ernesto Adolfo de Vasconcelos Chaves
Cidadania Brasil
Ocupação político

Ernesto Adolfo de Vasconcelos Chaves (? — ?) foi um advogado, desembargador, jurista e presidente de província brasileiro. Nasceu em Pernambuco, onde se formou em Direito, e alcançou reconhecimento e êxito em sua trajetória profissional. Transferindo-se para Santarém, assumiu a presidência do Tribunal de Justiça. Fundou, com o apoio de outros desembargadores, a Faculdade Livre de Direito do Pará.

Foi presidente da província do Amazonas, nomeado por carta imperial de 19 de setembro de 1885, de 28 de outubro de 1885 a 10 de janeiro de 1887.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  1. Relatório com que o exmo. sr. dr. Ernesto Adolfo de Vasconcelos Chaves, presidente da província do Amazonas, instalou a 1ª sessão da 18ª legislatura da Assembléia Legislativa Provincial no dia 25 de março de 1886
  2. Exposição com que o exmo. sr. dr. Ernesto Adolfo de Vasconcelos Chaves passou a administração da província do Amazonas ao exmo. sr. tenente-coronel Clementino José Pereira Guimarães, 1º vice-presidente da mesma em 10 de janeiro de 1887.
  3. Fragmento de Histórico da fundação da Faculdade Livre de Direito do Pará, em página da OAB - seccional do Pará: Após essa semente, germinou a idéia da criação de uma Faculdade de Direito, que encontrou no Desembargador Ernesto Adolpho de Vasconcelos Chaves o seu paladino. Foi criado, então, por obra desse ilustre magistrado o "Instituto Teixeira de Freitas", sendo seus sócios fundadores os Desembargadores Augusto de Borborema, Santos Estanisláu Pessôa de Vasconcellos, Napoleão Simões de Oliveira, Alfredo Raposo Barradas e os advogados Antônio Acatauassú Nunes e Arthur de Souza Lemos.


Precedido por
Clementino José Pereira Guimarães
Presidente da província do Amazonas
1885 — 1887
Sucedido por
Clementino José Pereira Guimarães


Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.