Saltar para o conteúdo

Detetives do Prédio Azul: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiqueta: Edição via aplic. móvel
Etiqueta: Edição via aplic. móvel
Linha 70: Linha 70:
|autor=Luiz Antonio|data=21/10/2012|publicado=[[O Estado do Paraná]]|acessodata=}}</ref>
|autor=Luiz Antonio|data=21/10/2012|publicado=[[O Estado do Paraná]]|acessodata=}}</ref>
*'''Doutor Costa:''' Um sério médico amigo de Leocádia e seu interesse amoroso na 7ª temporada.
*'''Doutor Costa:''' Um sério médico amigo de Leocádia e seu interesse amoroso na 7ª temporada.
*'''Anete:''' Mãe de Mila e esposa de Carlos Eduardo, é uma damia, uma bruxa da magia verde que protegia o portal para Ondion, que fica no apartamento 333. Em um confronto com Z.Z., termina transformada em uma planta e dada como desaparecida por anos, até ser descoberta por Mila. Mesmo como planta, consegue passar seu diário para Mila e explicar que a filha pode libertá-la um dia, se estudar bastante.
*'''Anete Cristina:''' Mãe de Mila e esposa de Carlos Eduardo, é uma damia, uma bruxa da magia verde que protegia o portal para Ondion, que fica no apartamento 333. Em um confronto com Z.Z., termina transformada em uma planta e dada como desaparecida por anos, até ser descoberta por Mila. Mesmo como planta, consegue passar seu diário para Mila e explicar que a filha pode libertá-la um dia, se estudar bastante.


==== Frequência dos personagens ====
==== Frequência dos personagens ====

Revisão das 03h52min de 29 de maio de 2016

D.P.A.
Detetives do Prédio Azul
Detetives do Prédio Azul
Logotipo da série
Informação geral
Formato série
Gênero Comédia
Aventura
Duração 15 minutos (1ª-6ª temporada)
30 minutos (A partir da 7ª temporada)
Elenco Pedro Henrique
Letícia Pedro
Anderson Lima
Tamara Taxman
Rodrigo Candelot
[1]
País de origem  Brasil
Idioma original português
Temporadas 7 (8° prevista)
Episódios 170
Produção
Diretor(es) André Pellenz[2]
Produtor(es) coexecutivos Globosat
Câmera Câmera única
Roteirista(s) Flavia Lins e Silva
Tema de abertura "Mistery Theme (Instrumental)"
Tema de encerramento "Bruxa Leocádia" - D.P.A.
Empresa(s) produtora(s) Conspiração Filmes
Exibição
Emissora original Brasil Gloob
Brasil TV Brasil
Brasil TV Cultura
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Formato de áudio Dolby Digital 5.1
Transmissão original 15 de junho de 2012 - presente

Detetives do Prédio Azul (abreviado como D.P.A.) é uma série live-action brasileira exibida pelo canal de televisão por assinatura Gloob, roteirizada por Flávia Lins e Silva e dirigida por André Pellenz, em produção com a Conspiração Filmes.[3]

A atração é exibida pelo canal desde sua estreia, sendo sua primeira produção original.[4] O trio protagonista fez um teste com cerca de 80 crianças para participar do elenco do programa.[5] A série foi renovada para uma segunda temporada que estreou no dia 12 de outubro de 2012, uma terceira temporada que estreou em junho de 2013.

A 4ª temporada foi ao ar em 2 de setembro de 2013, três meses após a terceira. Em 13 de novembro de 2013, o Gloob renovou a série para uma 5ª temporada e, em 19 de março de 2014, para uma sexta temporada. A produção já rendeu 143 episódios ao longo de seis temporadas e se tornou uma das principais audiências do canal. Em 18 de março de 2015, a série estreou no canal aberto TV Brasil[6].Em 4 de abril de 2016 passou a ser exibido pela TV Cultura [7].

Atualmente a série se encontra em sua 7° temporada. A atual temporada do seriado trouxe mudanças em comparação às outras temporadas. Os novos episódios possuem 30 minutos de duração, além de novos atores integrando o elenco. A partir do início da temporada, os atores Caio Manhente e Cauê Campos, que interpretavam respectivamente Tom e Capim, deixaram o programa, e na temporada seguinte, a atriz Letícia Pedro, que interpreta Mila, também deixará a produção da série. Tom (Caio Manhente) e Capim (Cauê Campos) foram substituídos por Pippo e Bento, personagens de Pedro Henriques Motta e Anderson Lima. Já na próxima temporada, oitava, Mila (Letícia Pedro) será substituída por Sol (Leticia Braga). [8].

Sinopse

Tom (Caio Manhente), Mila (Letícia Pedro) e Capim (Cauê Campos) são amigos inseparáveis que moram em um prédio suburbano e desvendam vários mistérios. No clubinho secreto que fica em uma parte do prédio não conhecida pelos adultos, eles vestem seus casacos especiais e se tornam os Detetives do Prédio Azul!

Elenco e personagens

Principais

  • Tom (Caio Manhente): É o D.P.A. do casaco verde. O mais esperto de todos, é ele quem cria as regras do clubinho e as invenções que ajudam nas investigações. Sua mãe Rafaela, por causa de sua educação hindú e alternativa, o proíbe de comer chocolate e outros doces. Tom não gosta de histórias assustadoras e pode ser o mais medroso do grupo, mas é capaz de vencer o medo pelos amigos.
  • Camila "Mila" Cristina (Letícia Pedro): Dona do casaco vermelho, é a mais forte dos três, mas também a mais gulosa, o que a coloca em algumas encrencas. Sonha em ser uma bruxa um dia, para fazer magia assim como Leocádia.
  • Cícero Capim, ou "Capim" (Cauê Campos): Com o casaco amarelo, é o mais valente e brincalhão do trio. Acha muitas pistas, mas sempre tira conclusões precipitadas. Adora histórias de terror e quer ser um escritor quando crescer.
  • Leocádia Leal (Tamara Taxman)[9]: Bruxa e síndica do prédio azul, é a principal antagonista da série e inferniza a todos os moradores, além de explorar o pobre Severino o quanto pode. Leocádia pode parecer má e rígida, mas é apenas egoísta e solitária. Está sempre fazendo feitiços para se dar bem ou para disputar com as crianças. Parece detestá-los, mas mesmo ela mostra preocupação e zela pelos meninos, especialmente quando Z.Z. passa a viver no porão do prédio. Seus interesses amorosos recorrentes são o delegado Borges, o avô de Mila e o doutor Costa. Na 7ª temporada, é revelado que Leocádia é madrinha de Mila.
  • Severino Capim (Ronaldo Reis): É o pai de Capim e porteiro do prédio. Homem de fé, ele é muito simpático e querido, nunca levantando a voz com ninguém. Apesar disso, se desespera fácil e Dona Leocádia o tira do sério com suas irritantes ordens. Tão ou mais guloso que Mila, seu apetite já o fez cair em vários problemas. No mais, Severino é um homem simples, mas mesmo ele tem suas surpresas! Já chegou a dar aulas de kung fu para as crianças e revelou que Gilberto Gil é padrinho de Capim.
  • Carlos Eduardo (Rodrigo Candelot): O estressado pai de Mila é um farmacêutico que só pensa em trabalho e economia, o que faz os demais moradores o acharem um pão-duro. Mas, por conta disso, é muito bom em matemática. Parece não dar muita atenção à sua filha, mas a adora e, sempre que pode, ajuda as crianças. Tem uma queda por Rafaela, apesar de já ter dado em cima de Bel.
  • Rafaela (Elisa Pinheiro): É a mãe de Tom. Ela parece uma hippie e adora inventar moda, meditar, fazer ioga, além de quase nunca ficar estressada, não importa a situação [10]. É vegetariana e não deixa seu filho comer qualquer coisa que contenha carne ou açúcar. Sabe que Carlos Eduardo gosta dela e mostra sentir o mesmo, mas quando ele põe o bolso antes do coração, mesmo Rafaela perde a paciência!
  • Beatriz, ou "Bia" (Georgiana Góes)[11]: É a madrinha de Tom, vive em uma fazenda e fala com sotaque caipira. Além disso, nunca foi a uma praia. Quando Rafaela viajou para a Índia no final da primeira temporada, Bia veio cuidar de Tom. Na terceira, é substituída por Bel.
  • Isabel, ou "Bel" (Priscila Assum): A prima gaúcha de Tom, vem para cuidar dele enquanto Rafaela está na Índia. Por estar fazendo doutorado, é viciada em estudar e quase nunca sai de casa. Por conta disso, os moradores acham que ela não tem vida social. Mesmo assim, arruma tempo para participar de atividades com as crianças e desviar dos avanços de Carlos Eduardo.
  • Alberta "Berta" Leal (Suely Franco)[12]: É a avó de Leocádia. Z.Z. a aprisionou num quadro e Leocádia nunca conseguiu tirá-la de lá. Ela sabe muito sobre feitiços e às vezes é bem arrogante, especialmente quando lembra que a neta é uma bruxa fracassada. Surge na quinta temporada em "O Quadro".
  • Filippo "Pippo" Tomatini (Pedro Henriques Motta): Assume a capa verde. Agitado, atirado e sempre otimista, ele não calcula bem as coisas antes de agir. Pippo é apaixonado por comida e culinária, principalmente tomate e ketchup, e está sempre com um lançador de molho de tomate no bolso.
  • Bento Prata (Anderson Lima): Fica com a capa amarela. Racional e muito desconfiado, ele custa a crer na existência de um mundo mágico dentro do prédio e procura uma explicação científica para tudo. Anda sempre com uma fita métrica na mão.
  • Sol Madeira (Letícia Braga): Garota esperta, curiosa e cheia de animação. Possui um par de óculos superequipados que veem através dos objetos e tiram fotos. Recebe a capa vermelha de Mila no último episódio da 7ª temporada.
  • Salvatore Tomatini (Sávio Moll): É o pai de Pippo. Cozinheiro de mão cheia, seu molho de tomate e deliciosos pratos fazem sucesso no prédio e encantam até Dona Leocádia.
  • Ptolomeu Prata (Luciano Quirino): Pai de Bento, ele trabalha como astrônomo e está sempre com a cabeça na lua e nos livros.
  • Lena Prata (Miriam Freeland): Mãe de Bento e artista plástica. Adora pintar, esculpir e dar aulas. É bagunceira, avoada e está sempre de bem com a vida.
  • Sissineide "Sissi" Madeira (Carol Futuro): A personal stylist chega ao prédio Azul e encanta o porteiro Severino. Eles se casam no último episódio da 7ª temporada e ela passa a morar no Prédio Azul com sua filha Sol.
  • Theobaldo (Charles Myara): Mago de 3800 anos que chega ao prédio para morar na casa de D. Leocádia. Apesar de Vó Berta fazer de tudo para que os dois se casem, a neta não quer nem saber da história. Depois de ter seu armazém original destruído num incêndio, Theobaldo monta uma nova loja no porão do prédio, onde passa a morar.

Recorrentes

  • Carlos Jorge, ou "CJ" (Jaime Leibovitch): É o avô de Mila. Veio cuidar dela na quarta temporada, já que Carlos Eduardo foi à Brasília procurar emprego. É um explorador que já conheceu o mundo todo e guarda muitos segredos. Age como um interesse amoroso secundário para Leocádia, apesar de não suspeitar (ou não demonstrar saber) que ela seja uma bruxa. É insinuado que ele é um dos únicos adultos a saber sobre magia. Retorna em um episódio da quinta temporada.
  • Gigi: É a empregada nordestina de Carlos Eduardo, que cuida de Mila enquanto ele está fora. Gigi é muito prestativa, mas pode ser bastante intrometida e tagarela.
  • Delegado Borges: Um policial sério que Leocádia conhece e a visita de vez em quando no prédio azul. Borges serve como interesse amoroso recorrente para a bruxa, apesar de não levar os sentimentos dela muito a sério. Geralmente vai ao prédio para comer ou para alguma investigação que termina sendo resolvida pelos detetives.
  • Detetives do prédio amarelo: Os rivais dos detetives que moram no prédio vizinho, estão sempre em conflito com Capim e seus amigos. Apareceram em apenas dois episódios, mas já foram mencionados algumas vezes pelas crianças.
  • Zoraida Zorga, ou "Z.Z." (Bia Sion)[13]: É uma bruxa muito perigosa que sempre tenta eliminar Leocádia e destruir o quadro de Berta para se tornar a feiticeira mais poderosa. Causa muita dor de cabeça para a síndica e os detetives, sendo a principal antagonista das temporadas 5 a 7.
  • Madame Esmeralda (Luisa Thiré): "Amiga" de Leocádia, é uma vidente espanhola que, no máximo, sabe "portunhol". Apesar de ter aparecido no prédio para tirar proveito da síndica em pelo menos duas oportunidades, ainda tem preocupação por Leocádia e a avisa do duelo final contra Z.Z. na 6ª temporada.[14]
  • Doutor Costa: Um sério médico amigo de Leocádia e seu interesse amoroso na 7ª temporada.
  • Anete Cristina: Mãe de Mila e esposa de Carlos Eduardo, é uma damia, uma bruxa da magia verde que protegia o portal para Ondion, que fica no apartamento 333. Em um confronto com Z.Z., termina transformada em uma planta e dada como desaparecida por anos, até ser descoberta por Mila. Mesmo como planta, consegue passar seu diário para Mila e explicar que a filha pode libertá-la um dia, se estudar bastante.

Frequência dos personagens

Ator/atriz Personagem Temporada
Tamara Taxman Leocádia Leal Regular
Ronaldo Reis Severino Capim Regular
Letícia Pedro Camila Cristina (Mila) Regular
Caio Manhente Tom Regular Participação
Cauê Campos Cícero Capim Regular Participação
Rodrigo Candelot Carlos Eduardo Regular
Elisa Pinheiro Rafaela Regular Regular Participação
Suely Franco Avó Berta Regular
Georgiana Góes Bia Participação Regular
Priscila Assum Bel Regular
Pedro Henriques Motta Pippo Regular
Anderson Lima Bento Regular
Letícia Braga Sol Recorrente Regular
Charles Myara Theobaldo Regular
Sávio Molli Salvatore Tomatini Regular
Miriam Freeland Lena Regular
Luciano Quirino Ptolomeu Prata Regular
Carol Futuro Sissineide Recorrente Regular
Bia Sion Zoraida Zorga (Z.Z.) Recorrente

Episódios

Renovação do programa

O programa foi renovado para uma sétima e oitava temporadas. A sétima temporada começou a ser exibida em 04 de Abril de 2016. A nova estrutura do programa trouxe episódios mais longos, de 30 minutos. Além disso, o elenco teve uma significativa mudança; o trio de detetives, Tom (Caio Manhente), Mila (Letícia Pedro) e Capim (Cauê Campos), foi reformulado e aos poucos passou a ser substituído pelos personagens Pippo (Pedro Henriques Motta), Bento (Anderson Lima) e Sol (Letícia Braga). Junto aos novos atores, surgiram Charles Myara interpretando o mago Theobaldo, Sávio Moll como o pai de Pippo, Luciano Quirino e Miriam Freeland como os pais de Bento e Carol Futuro como Sissineide, mãe de Sol e atual esposa de Severino.

O personagem Tom foi morar com a mãe na Índia para estudar robótica e inglês, e Capim foi aprovado na seleção juvenil de futebol do São Paulo, indo morar com os avós. Já Mila descobriu que sua mãe Anete, que foi transformada em planta por ZZ e ficou escondida no apartamento 333, era uma damia, uma bruxa da magia verde. Mila também descobriu ter poderes de damia e, após receber treinamento de Leocádia e Theobaldo, parte para Ondion, o mundo da magia, com seu pai e o mensageiro Gordes (Glauber Gonzalez), deixando sua capa de detetive para Sol.

Referências

  1. «Atores de "Detetives do Prédio Azul" falam sobre a nova série». Agência Estado. Folha.com. 9 de junho de 2012. Consultado em 13 de julho de 2012 
  2. «Os Detetives do Prédio Azul». Conspiração Filmes. 25 de ma12 de julho de 2012  Verifique data em: |data= (ajuda)
  3. Castro, Daniel (19 de março de 2012). «Novo canal infantil da Globo rejeita desenho japonês violento». R7.com. Blog Daniel Castro. Consultado em 12 de julho de 2012 
  4. «Gloob estreia com 80% de produção estrangeira». Grupo Abril. Veja.com. 15 de junho de 2012. Consultado em 23 de junho de 2012 
  5. «'Os Detetives do Prédio Azul' estreia dia 15 no Gloob». Agência Estado. Estadão. 24 de maio de 2012. Consultado em 13 de julho de 2012 
  6. «Detetives dos Prédio Azul e Pandorga estreiam na TV Brasil na quarta (18)». TV Brasil. Consultado em 25 de janeiro de 2016 
  7. «Pequenos detetives». TV Brasil. Consultado em 1 de abril de 2016 
  8. «Detetives do Prédio Azul passará por mudanças em sua sétima temporada». Converge Comunicações. Consultado em 25 de janeiro de 2016 
  9. «No dia dos avós, Tamara Taxman fala sobre suas netas». Gloob 
  10. Roberta Pennafort (23 de maio de 2012). «'Os Detetives do Prédio Azul' é a primeira produção do Gloob». O Estadão 
  11. «No ar em 'Detetives do prédio azul', Georgiana Góes era fã de 'Sítio do Picapau Amarelo'». O Globo. 27 de outubro de 2012 
  12. Nataly Lima (18 de janeiro de 2014). «Suely Franco volta às séries infantis em 'Detetives do Prédio Azul'». Portal Terra 
  13. «Detetives do Prédio Azul». Folha.com. 7 de abril de 2014 
  14. Luiz Antonio (21 de outubro de 2012). «Festival Penalva promove uma semana de música». O Estado do Paraná 

Ligações externas