Saltar para o conteúdo

Gil Brother Away: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 19: Linha 19:
|servidor = [[YouTube]]
|servidor = [[YouTube]]
|genero = [[Humor]], [[esquete]], ''[[vlog]]''
|genero = [[Humor]], [[esquete]], ''[[vlog]]''
|influencia = [[James Brown]], [[Bob Marley]], [[The Beatles]], [[Nelson Mandela]], [[Jimi Hendrix]], [[Amácio Mazzaropi]]<nowiki>, [[Ludwig von Mises]]<nowiki>
|influencia = [[James Brown]], [[Bob Marley]], [[The Beatles]], [[Nelson Mandela]], [[Jimi Hendrix]], [[Amácio Mazzaropi]], [[Ludwig von Mises]]
|influenciado =
|influenciado =
|trabalho_notavel = ''{{YouTube|GilBrotherAw­ayOriginal|Canal Away}}'' (2011-presente)
|trabalho_notavel = ''{{YouTube|GilBrotherAw­ayOriginal|Canal Away}}'' (2011-presente)

Revisão das 23h06min de 18 de outubro de 2016

Gil Brother
Gil Brother Away
Gil em abril de 2013
Nacionalidade brasileiro
Religião Cristianismo
Ocupação Ator, comediante e vlogueiro
Carreira no YouTube
Servidor(es) YouTube

Jaime Gil da Costa, mais conhecido como Gil Brother Away ou Away (Petrópolis, 29 de julho de 1957) é um ator, comediante, vlogueiro e ex-dançarino brasileiro. Conhecido por ter participado do grupo humorístico Hermes e Renato da emissora MTV Brasil, em que trabalhou durante 6 anos. Participou de diversos quadros do programa humorístico interpretando personagens variados como mendigos, traficantes, jornalistas, empresários, advogados e um cozinheiro que possuem como traço comum uma personalidade marcante, intensa e explosiva.

Em 2011, anunciou sua volta a mídia, através de um canal no site YouTube, juntamente a uma página extinta na internet, chamada de Canal Away. [1]Dois anos depois, em 2013, a produtora do canal abandonou o projeto alegando falta de comprometimento do ator. Três meses depois, o Canal Away voltou ao ar, com a mesma Jigsaw, em função dos Protestos no Brasil em 2013. A empresa durou até 2014 quando ocorreram novos problemas internos.

Com grande capacidade de improviso, a espontaneidade do humor ácido e escrachado de Gil Brother fazem com que o artista seja considerado um ícone.

Biografia

Infância e Juventude

Nascido em 29 de julho de 1957, em Petrópolis, Jaime Gil da Costa é filho de Augusto Carneiro da Costa, maquinista ferroviário, e Vânia Maria Pacheco Costa, dona de casa. Gil tem 8 irmãos, 2 já falecidos (é o terceiro mais velho). Após seu pai se separar de sua mãe e assumir outra família na capital, Gil passou a vender doces em semáforos entre os 8 e 10 anos de idade, para ajudar no sustento da família, os doces eram feitos por sua mãe. Muitas vezes dormia fora de casa, pois ao chegar em casa sem os doces (que a polícia confiscava na época) e muito menos, o dinheiro, sua mãe não admitia e o expulsava. Após sua mãe perceber o prejuízo que estavam dando os doces e salgadinhos vendidos na rua, aos 11 anos, Jaime começou a trabalhar de lavador de carros e flanelinha na Rua Irmãos D'Angelo, em Petrópolis.

Gil teve uma infância tão miserável, que passava dias nu em casa, sem ter nenhuma roupa pra vestir. Sua mãe cortava e tingia de tinta sacos de carregar verduras, para servir de shorts para os 10 irmãos, inclusive para Gil. Quando Gil ia a escola (na maioria das vezes não ia por falta de vestimentas), "mendigava" lanches de seus colegas. Jaime, apesar de todas as dificuldades, conseguiu completar o ginásio (8ª série do ensino fundamental).

Quando perguntado se consegue lembrar de um momento feliz de sua dolorosa infância, Gil diz que não consegue se lembrar de uma data que realmente conseguiu ficar feliz. O dia mais triste (e doloroso), Away diz que foi quando um ônibus passou por cima de sua perna, o acidente foi tão feio, que Gil por pouco não teve sua perna amputada. A sorte de Brother, foi que o médico no dia em que Away foi atendido, estava com bom humor. Dr. Salles, o tal médico, "reconstruiu" a perna de Gil, e pra isso teve que tirar carne das nádegas do próprio Gil, para que o osso de sua perna não ficasse a mostra. Depois de tanta espera por uma vaga para fazer uma cirurgia plástica em sua perna, a mesma ficou podre. Jaime até procurou vaga em Campo Grande para tentar uma vaga, em vão. Conseguiu com a ajuda do médico Dr. Salles.

Apesar disso tudo que aconteceu com seu castigado membro, Gil dança, corre, pula, nada e caminha com a mesma perna, que quase foi amputada, faz isso tudo sem nenhum trauma.

Anos de prisão e envolvimento com drogas

Gil afirma que ja foi preso; afirma também que somando todo o tempo que ficou encarcerado, chega-se a pelo menos 15 anos de detenção. A primeira prisão foi aos 13 anos de idade, por pequenos delitos. Além de detenções, foi internado várias vezes em clínicas de reabilitação e até em manicômios. Brother afirma que já fez de tudo durante esse "período negro de sua vida". Entre assaltos, furtos, perturbação à ordem pública, quebrava carros, casas, etc. Mas afirma que jamais cometeu homicídio.

Sobre drogas, Gil diz que já foi viciado em maconha, cigarro, cocaína, álcool, afirma ter largado totalmente todos esses vícios em outubro de 1985, menos o cigarro.

Vida de dançarino e bailes

Em 1985, após sair de vez da criminalidade, Gil voltou a ser lavador de carros e flanelinha na famosa Rua Irmãos D'Angelo, no centro de Petrópolis. Quando conseguiu confiança com seu clientes, arrumou o dinheiro necessário para comprar um rádio, o "instrumento" que faltava para ele começar a fazer seus próprios shows de dança nas ruas. Fazia sua famosa dança ao som do funk de artistas como James Brown e Little Richard. Away fazia shows em estabelecimento comerciais e muito frequentemente em rodoviárias, Gil afirma que quando terminava seu "espetáculo", pedia a gorjeta ao público e muitas vezes policiais ou mesmo seguranças expulsavam ele na "hora da gorjeta".

Mesmo trabalhando honestamente, a polícia cismara com ele. Prendiam e castigavam com agressões o prodígio dançarino. Sobre seu problema na visão esquerda, Gil afirma que houve um deslocamento de retina, por causa de brigas nas ruas e até mesmo com a agressão da própria polícia. Gil não enxerga com o olho esquerdo e tem apenas 40% da visão do direito.

Away era uma das figurinhas mais repetidas dos famosos "bailes da pesada", onde o funk e a soul music americanas reinavam por todo o país. Os bailes reuniam pessoas de diversas classes sociais, e Away era muitas vezes convidado para se apresentar nos palcos, pois era um ótimo dançarino. Os bailes tiveram seu auge na década de 70 e acabaram na década de 80.

Jaime Gil Recebeu o famoso apelido "Away" de um cliente na rua, e que gritou "Aí Brother Away!". O termo ficou, pegou e Gil o adotou.

Carreira Artística

Hermes & Renato

Gil era amigo de infância dos pais dos integrantes do grupo Hermes e Renato. Os líderes do grupo, que residiam em Petrópolis na época, descobriram Gil lavando carros em 2002 na mesma cidade e o convidaram para participar de uma chamada para a MTV Brasil (emissora do programa na época). Gil aceitou em troca de comida.

Após a chamada ser um sucesso, o grupo decidiu convidar o até então flanelinha para um episódio num quadro, o que foi mais um sucesso de audiência. Depois do indiscutível sucesso de Gil Brother, o grupo resolveu adotar Away como um "membro da equipe" e o levaram para trabalhar em São Paulo.

Participando de inúmeros outros quadros até conquistar seu próprio espaço. Representou personagens importantes nas diversas novelas humorísticas mas ganhou projeção ao atuar nos seus quadros próprios, como o Drops Away Nilzer e mais recentemente na Cozinha do Away. No final do ano de 2008, abandonou o programa. Em entrevista concedida à revista TRIP[2], Away conta que se desentendeu com os outros membros do grupo principalmente por nunca ter recebido salário que merecia enquanto trabalhava no Hermes e Renato. Ele conta também detalhes de como era tratado, e de um episódio que gerou a gota final para sua saída do grupo. Por sua vez, o grupo rebateu as acusações de Gil num vídeo-resposta em março de 2011.[3] Até hoje, ninguém descobriu o que realmente aconteceu para o desligamento do humorista do programa. Os integrantes afirmam que sempre ajudaram Gil. O Away moveu um processo contra o grupo na justiça. Gil Brother diz que ficou "traumatizado com a mídia" após esse episódio com o grupo.

Em 2008, por motivos contratuais, Gil Brother se desligou da emissora MTV. Desde então o humorista vinha vivendo a sua “vida em preto e branco” na sua cidade natal. Milhares de fãs pelo Brasil lamentaram sua saída e através da internet fizeram várias manifestações pela sua volta. Algumas emissoras de TV o procuraram para tentar um acordo, porém o humorista se recusou, já que nestes veículos perderia sua identidade em virtude da censura.

Canal Away

No início de 2011, Mateus Tavares, sócio e funcionario da produtora Jigsaw Produções que acompanhava toda a trajetória do artista, resolveu fazer a proposta de criação de uma Plataforma Web, que além de trazer o grande comediante novamente à mídia, realizaria a produção e criação de uma série de produtos. Após apresentar a proposta ao Gil Brother não foi difícil receber um sim, pois além de trabalhar nas condições que Jaime desejava, ele teria a liberdade de expressão para continuar com suas características e personalidade. Surgiu assim o extinto Canal Away.[4] off line ( fora do ar)

O fim, a segunda chance e a dissolução definitiva e extinção do Canal Away

Em abril de 2013, a produtora do Canal Away, Jigsaw, cancelou o projeto, alegando falta de comprometimento do artista com a mesma. e o artista alegando Falta de honestidade do proprietário da empresa. A gota d'água para o fim da produção do canal foi o fato de Gil se negar a realizar os shows que tinham sido marcados em São Paulo, por não saber ao certo sobre os valores contratados, ja que ele receberia 50%. Entretanto a produtora disse que não iria cobrar os direitos autorais do canal e nem das redes sociais, caso outra pessoa ou empresa fossem produzir o Gil e o Canal Away.

Após três meses do encerramento do trabalho, a produtora e Gil Brother se uniram novamente, em função dos Protestos no Brasil em 2013, entretanto a união só durou até 2014 devido a novos problemas envolvendo o Gil Brother e a produtora Jigsaw que fizeram a parceria se dissolver definitivamente.

2016 Atualmente Gil Brother Away pode ser encontrado em seu site, www.gilbrotheraway.com.br nas redes sociais [[1]] ou no youtube através do canal Gil Brother Away [[2]]

Away também participou do programa Mundo Canibal TV, no canal à cabo Multishow.


Trabalhos

Cinema

Ano Filme Papel Nota(s)
2014 Copa de Elite Mendigo

Televisão

Ano Programa Papel Emissora
2002-2008 - Hermes & Renato Vários MTV
2013 - Mundo Canibal TV Away Nilzer Multishow

Internet

Ano Programa Papel
2011-2014 Canal Away Vários
2015-presente Gil Brother Away Vários

Referências

Ligações externas