Demografia da África do Sul: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 35: Linha 35:
A população branca descende principalmente de imigrantes coloniais: [[neerlandeses]], [[portugueses]], [[alemães]], [[huguenote]]s [[franceses]] e [[britânicos]]. Linguisticamente, está dividida entre os grupos de língua [[Língua africâner|africâner]] e os de [[língua inglesa]], embora muitas comunidades mais pequenas que imigraram durante o último século mantenham o uso de outras línguas. Um bom exemplo é a grande comunidade de [[Portugueses na África do Sul|imigrantes portugueses]], essencialmente provenientes da [[Ilha da Madeira]], que vive no país.
A população branca descende principalmente de imigrantes coloniais: [[neerlandeses]], [[portugueses]], [[alemães]], [[huguenote]]s [[franceses]] e [[britânicos]]. Linguisticamente, está dividida entre os grupos de língua [[Língua africâner|africâner]] e os de [[língua inglesa]], embora muitas comunidades mais pequenas que imigraram durante o último século mantenham o uso de outras línguas. Um bom exemplo é a grande comunidade de [[Portugueses na África do Sul|imigrantes portugueses]], essencialmente provenientes da [[Ilha da Madeira]], que vive no país.


Os [[Caucasiano|brancos]] representam 9,2%, divididos entre [[bôeres]], falantes da [[língua africâner]], em sua maioria [[descendente]]s de [[colono]]s [[holandeses]], [[alemães]] e [[franceses]] que ali se estabeleceram entre os anos de 1652 à 1795. O outro grupo é o de falantes da [[língua inglesa]], em sua maioria descendentes de colonos [[Grã-Bretanha|britânicos]].<ref>http://africanhistory.about.com/od/southafrica/p/AfrikanerGene.htm</ref> todos dizeram antonio nunes é gordão
Os [[Caucasiano|brancos]] representam 9,2%, divididos entre [[bôeres]], falantes da [[língua africâner]], em sua maioria [[descendente]]s de [[colono]]s [[holandeses]], [[alemães]] e [[franceses]] que ali se estabeleceram entre os anos de 1652 à 1795. O outro grupo é o de falantes da [[língua inglesa]], em sua maioria descendentes de colonos [[Grã-Bretanha|britânicos]].<ref>http://africanhistory.about.com/od/southafrica/p/AfrikanerGene.htm</ref>


=== Coloured ===
=== Coloured ===

Revisão das 01h16min de 9 de junho de 2010

Evolução demográfica da África do Sul, dados da FAO de 2005, em milhares de habitantes.
Residentes estrangeiros na África do Sul, em 1996

A África do Sul é uma nação de 44,8 milhões de pessoas de diversas origens, culturas, línguas e crenças.

Idiomas

As línguas oficiais são o inglês (língua materna de 8% da população), africâner (14%), idioma derivado do neerlandês com influências limitadas de línguas indígenas, como a malaia. As línguas nativas e oficiais incluem o zulu (22%), xhosa (17%), suázi (2%), ndebele (1%), sotho meridional (7%), sotho setentrional (9%), tsonga (4%), tswana (8%) e venda (2%).

Os negros urbanos geralmente falam inglês ou afrikaans para além da sua língua natal. Existem grupos mais pequenos mas ainda significativos de falantes de línguas khoi-san, que não são línguas oficiais mas são uma das oito línguas oficialmente reconhecidas. Existem pequenos grupos de falantes de línguas ameaçadas, muitas delas pertencentes à família khoi-san, e que não têm nenhum estatuto oficial. Alguns grupos no interior da África do Sul, no entanto, estão a tentar promover o seu uso.

Religião

Em termos de crença religiosa, cerca de três quartos dos sul-africanos são cristãos, particularmente protestantes. Pertencem a várias igrejas, incluindo muitas que combinam crenças cristãs e africanas tradicionais. Muita da população não-cristã é animista. Entre as religiões minoritárias inclui-se o islão, o hinduísmo e o judaísmo. Por convicções religiosas, a população professa:

Etnias

O censo de 2001 organizado pela agência de estatísticas da África do sul propôs cinco categorias raciais onde as pessoas se podiam classificar a si próprias, a última das quais, "não especificada/outra", recolheu um número negligível de respostas e foi omitida. Os resultados das outras categorias foram:

De longe, a maior parte da população classificou-se como africana ou negra, mas não é culturalmente ou linguisticamente homogénea.

Negros

Os negros são maioria e correspondem a 79,5% da população total. A população negra é composta por quatro grandes grupos étnicos e todos eles falam as línguas bantas que provêm do subgrupo Benue-Congo, da família da língua do Níger-Congo. O grupo Nguni inclui vários indivíduos Xhosa, Zulu, Swasi e Ndebele que, juntos, são mais de metade da população negra. O grupo Sotho-Tswana inclui um grande número de pessoas Sotho, Pedi e Tswana. Os Tsonga e os Venda constituem outros dois fortes grupos linguísticos.

Brancos

A população branca descende principalmente de imigrantes coloniais: neerlandeses, portugueses, alemães, huguenotes franceses e britânicos. Linguisticamente, está dividida entre os grupos de língua africâner e os de língua inglesa, embora muitas comunidades mais pequenas que imigraram durante o último século mantenham o uso de outras línguas. Um bom exemplo é a grande comunidade de imigrantes portugueses, essencialmente provenientes da Ilha da Madeira, que vive no país.

Os brancos representam 9,2%, divididos entre bôeres, falantes da língua africâner, em sua maioria descendentes de colonos holandeses, alemães e franceses que ali se estabeleceram entre os anos de 1652 à 1795. O outro grupo é o de falantes da língua inglesa, em sua maioria descendentes de colonos britânicos.[1]

Coloured

Uma família "coloured".

O termo "coloured" é polémico, mas ainda é muito usado pelas pessoas de raça mista descendentes de escravos trazidos da África oriental e central, dos khoisan indígenas que ao tempo viviam no Cabo, de negros africanos indígenas e de brancos. A maioria fala a língua africâner. Khoisan é um termo usado para descrever dois grupos separados, fisicamente semelhantes na medida em que tinham a pele clara e eram baixos. Os khoe, chamados hotentotes pelos europeus, viviam da pastorícia e foram efectivamente aniquilados; os san, chamados bosquímanos pelos europeus, eram caçadores-recolectores.

Os mestiços, chamados de "coloured", cuja ancestralidade inclui uma miscigenação entre africanos, europeus e asiáticos, correspondem a 8,9%. Os asiáticos, principalmente de origem indiana, correspondem a 2,5%.

Asiáticos

A maior parte da população asiática do país é de origem indiana, e muitos descendem de trabalhadores contratados, trazidos no século XIX para trabalhar nas plantações de açúcar na área costeira oriental então conhecida como Natal. Existe ainda um número significativo de sul-africanos de origem chinesa.

Referências