Design de móveis: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Priscasena (discussão | contribs)
Priscasena (discussão | contribs)
Linha 31: Linha 31:
*[[Fernando Jaeger]]
*[[Fernando Jaeger]]
*[[Camila Fix]]
*[[Camila Fix]]
*[[Arne Jacobsen ]]



=={{Ver também}}==
=={{Ver também}}==

Revisão das 15h12min de 1 de agosto de 2006

Cadeiras de Michael Thonet

O design de mobiliário, é uma vertente do design de produto e uma das áreas de maior importância no design de produto brasileiro, pois o mobiliário brasileiro é um dos poucos bens de consumo duráveis que é exportado. É também uma área em que arquitetura e design de produto se entrelaçam.

Há ênfase em detalhes e materiais. Tanto que está diretamente relacionada à Decoração de Interiores. Segundo o funcionalismo, o design de mobiliário tem sido trabalhado superficialmente (menos funcionalidade e mais estética). Por exemplo, o trabalho dos Irmãos Campana, que procuram originalidade na escolha dos materiais.

As funções do móvel dependem do ambiente onde ele será colocado (residência, escritório, escola, meio urbano etc). Para fazer um projeto é preciso pensar nas funções do objeto naquele ambiente e qual é o usuário (no caso de móveis para escola, por exemplo, crianças).


Eco-design

Como a madeira é o material mais usado no design de móveis, muito se discute o uso de madeira certificada e reflorestada e de outras opções de materiais, como os assentos de PET feitos por cooperativas. O bambu é também uma opção sustentável, pois tem crescimento rápido.

Cidades de grande expressão moveleira no Brasil

A economia dessas cidades está baseada na indústria moveleira

Designers de Móveis

Ver também