Tozeur: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
trad fr
(Sem diferenças)

Revisão das 21h53min de 23 de agosto de 2012

Tunísia Tozeur

توزر

 
  Delegação  
Almedina de Tozeur
Almedina de Tozeur
Almedina de Tozeur
Localização
Tozeur está localizado em: Tunísia
Tozeur
Localização de Tozeur na Tunísia
Coordenadas 33° 55' 20" N 8° 8' E
País Tunísia
Província Tozeur
Delegação Tozeur
Prefeito Mondher Sabri
Características geográficas
Altitude 50 m
Código postal 2200
Sítio www.commune-tozeur.gov.tn

Tozeur (pronúncia aproximada: tózâr;[a] em árabe: توزر) é uma cidade e um oásis do deserto do Saara, situado no sul da Tunísia. É a capital da delegação (espécie de distrito ou grande município) homónima e da província (gouvernorat) de Tozeur. Em 2004 a delegação tinha 32 400 habitantes.[1]

Situada num oásis nos limites norte do Chott el Jerid e do Saara, a cidade tem um passado religioso importante e nela viveram alguns eruditos muçulmanos célebres, o que é atestado pelos inúmeros marabutos espalhados pela região. Desde os anos 1970, a região de Tozeur foi usada para a rodagem de algumas grandes produções cinematográficas, como Star Wars e o O Paciente Inglês.

Geografia

Localização

O oásis situa-se nos limites norte do Chott el Jerid, o maior chott (lago salgado ou sebkha) da Tunísia. A pouco mais de 12 km a noroeste da cidade encontra-se o Chott Mejez Sfa, o mais próximo de quatro chotts bastante mais pequenos que frequentemente são designados conjuntamente de Chott el Gharsa, o qual, em rigor é o maior e que se situa a noroeste dos quatro, a 26 km de Tozeur. A cidade ergue-se junto a um grande palmeiral, que se estende com algumas descontinuidades ou áreas de palmeiral menos denso entre o sul e o nordeste, e se prolonga para oeste até ao oásis de Nefta, situado a 24 km, e Daqas, situada 18 km a nordeste, igualmente no limite do Chott el Jerid. A norte-nordeste de Tozeur há outro oásis, onde se situa a localidade de Hammat al-Jarid. A fronteira por estrada com a Argélia encontra-se 60 km.

As cidades importantes mais próximas de Tozeur são (distâncias por estrada): Gafsa, 90 km a nordeste; Douz, a chamada "Porta do deserto", situada no outro lado do Chott el Jerid, 125 km a sudeste; e Gabès, na costa mediterrânica, 210 km a leste de Gabès.

Palmeiral

O palmeiral ocupa aproximadamente 1 000 hectares e tem cerca de 400 000 árvores, sobretudo tamareiras, antigamente irrigadas por cerca de 200 nascentes, as quais foram substituídas por numerosos furos modernos em 1995 que desde então abastecem também a cidade. O lençol freático está sobre-explorado, apesar da adoção de medidas como a introdução da rega gota-a-gota, que permitem economizar entre 30 e 35% do consumo de água em relação a outros sistemas.

O palmeiral divide-se em milhares de pequenas hortas, cada uma com meio hectare em média, nem todas bem tratadas — somente 25% das terras são cultivadas e numerosas palmeiras morrem por falta de manutenção. Entretanto, foram plantados recentemente 500 ha de novos palmeirais que são irrigados recorrendo a energia geotérmica.

Etimologia

O conde Auguste-Antoine du Paty de Clam (1856–1929), oficial, administrador colonial, arqueólogo, membro da Sociedade de Geografia de Paris e um amante da história da Tunísia, apresentou quatro hipóteses para a origem do nome de Tozeur. A primeira supõe que a designação já existia no Antigo Egito sob a forma de Tes-Hor, que significa "cidade do sol" e que os gregos transformaram mais tarde em Apollonites; uma colónia vinda dessa cidade pode ter retomado a mesma designação.[necessário esclarecer]

A segunda hipótese de Paty de Clam é que o nome tenha origem na faraó feminina Tausert (r. 1191–1190 a.C.) — que significa "a poderosa" em egípcio antigo — que subiu ao trono após a morte do seu marido Seti II, um faraó da XIX dinastia, neto de Ramsés II O nome de Tozeur seria uma homenagem prestada por uma colónia cuchita aquela rainha que foi a última representante da sua dinastia. Esta hipótese é corroborada pelo facto da arquitetura de Tozeur ser carcaterizada pelo uso do tijolo em terra seca ao sol e depois cozido, um método também usado no Antigo Egito nas construções urbanas.

A terceira hipótese é que o termo seja uma forma feminina berbere do adjetivo "forte", taouser, o que estaria ligado ao facto do reino berbere de Massinissa se estender até à cidade. A última hipótese supõe que o nome é uma das formas do nome Utsuur, ou seja "aquele de Assur" ou "aquele que provém de Assur", sendo o nome da cidade uma homenagem duma colónia assíria à sua pátria de origem.

O filósofo e antropólogo natural de Tozeur Youssef Seddik apoia a hipótese duma origem egípcia do topónimo. Segundo ele, o "T" é um prefixo que denota um lugar, como em Tebas, Tamezret, Tafilalt ou Tamanrasset; Ozeur ou Ozir é um apócope de Osíris, o deus egípcio retalhado.

História

A região é povoada desde a Pré-história, que remonta pelo menos à cultura capsiana[b] (ca. 10 000–6 000 a.C.) do Epipaleolítico, e que, como todo o Norte de África, tem origem berbebe, apesar de ser raro encontrem-se vestígios disso e a tradição local não o reivindicar e em vez disso reclamar origem árabe que faz a ligação com o profeta Maomé.

No tempo dos cartagineses era um centro ativo do comércio de caravanas transaarianas frequentado pelos cartagineses. Em 148 a.C. é mencionada por Ptolemeu, que lhe chama Tisouros. Durante a conquista e ocupação da costa meridional do Mediterrâneo, os romanos instalam-se em 33 a.C. na cidade, a qual aparece na Tabula Peutingeriana, uma mapa viário do Império Romano, com o nome de Thusuros. Os vestígios dessa época são raros mas ainda visíveis.

Notas e referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Tozeur
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em francês cujo título é «Tozeur», especificamente desta versão.


[a] ^ Aquilo que aqui se designa como "pronúncia aproximada" não deve ser entendida como um substituto do uso do alfabeto fonético internacional, pois apenas é usada no artigo para dar uma ideia aproximada do som da palavra, o qual difere sensivelmente daquilo que alguns leitores poderão ser levados a pensar devido à fonética de "eu" em francês ser completamente diferente da do português.


[b] ^ O nome da cultura capsiana tem origem na cidade de Gafsa, situada 90 km a nordeste da cidade. A região de Tozeur faz parte do chamado núcleo originário da cultura capsiana.
  1. «Population, ménages et logements par unité administrative - Gouvernorat : Tozeur». www.ins.nat.tn (em francês). Institut National de la Statistique. Consultado em 23 de agosto de 2012 


Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Tunísia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.