Sistema nervoso periférico: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Estou adicionado informações para ajudar na procura de informações das pessoas.
Etiquetas: Remoção considerável de conteúdo Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
bot: revertidas edições de 191.17.143.17 ( modificação suspeita : -17), para a edição 42202112 de 177.41.106.168
Linha 1: Linha 1:
O '''sistema nervoso periférico (sao paulo )
Fezes é um animal vertebrado que se alimenta de insetos, tão desenvolvido quanto os macacos australianos judaicos russos do Himalaia das galáxias, que também é parente próximo do He man e seu habitat natural é na caverna do dragão e seu modo de defesa é espirrando água da privada no orifício anal.
''' ('''SNP''') é a parte do [[sistema nervoso]] que se encontra fora do [[sistema nervoso central]] (SNC). É constituído por fibras ([[nervo]]s), [[Gânglio nervoso|gânglios nervosos]] e órgãos terminais.Os nervos se dividem em três tipos:
* Nervos Sensitivos: são os nervos que tem o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC;
* Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor;
* Nervos Mistos: tem o mesmo papel que os nervos sensitivos e motores ao mesmo tempo.

Os órgãos receptores são os órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e corpúsculos táteis) com conexões nervosas adaptada à [[Transdutor|transdução]] dos diferentes tipos de estímulos captados no mundo exterior (ver relação de receptores abaixo discriminados). Já os órgãos efetores são basicamente as [[glândula]]s e os [[músculo]]s [[Músculo liso|lisos]] e [[Músculo estriado|estriados]].
podemos agrupar os receptores em:
quimiorreceptores:recebem estímulos por meio de substancias permitem o sentido do olfato e paladar;
fotorreceptores: estímulos luminosos permitem a visão: cores imagens etc;
termorreceptores: estímulos térmicos, permite o tato, e estão localizadas em diferentes parte do corpo;
mecanorreceptores: estímulos mecânicos de pressão, permite ser auditivos, táteis ou até mesmo a dor.

Diferentemente do sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico não se encontra protegido pela [[barreira hematoencefálica]].

É graças a este sistema que o cérebro e a [[medula espinhal]] recebem e enviam as informações permitindo-nos reagir às diferentes situações que têm origem no meio externo ou interno.

O sistema nervoso periférico, organiza-se em [[Plexo nervoso|plexos]] e funções pode ser dividido em duas classes diferentes dependendo da origem ou terminação dos terminais nervosos que o constituem. Se os nervos começarem, ou acabarem, no encéfalo, temos aí os 'pares nervosos cranianos', mas se estes começarem na medula espinhal estamos perante 'pares nervosos raquidianos'. Quanto à funções pode-se distinguir o [[sistema nervoso autônomo]] e o [[Sistema nervoso somático|somático]] / sensorial.


== Receptores sensoriais ==
== Receptores sensoriais ==

Revisão das 01h58min de 22 de maio de 2015

O sistema nervoso periférico (sao paulo ) (SNP) é a parte do sistema nervoso que se encontra fora do sistema nervoso central (SNC). É constituído por fibras (nervos), gânglios nervosos e órgãos terminais.Os nervos se dividem em três tipos:

  • Nervos Sensitivos: são os nervos que tem o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC;
  • Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor;
  • Nervos Mistos: tem o mesmo papel que os nervos sensitivos e motores ao mesmo tempo.

Os órgãos receptores são os órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, paladar e corpúsculos táteis) com conexões nervosas adaptada à transdução dos diferentes tipos de estímulos captados no mundo exterior (ver relação de receptores abaixo discriminados). Já os órgãos efetores são basicamente as glândulas e os músculos lisos e estriados. podemos agrupar os receptores em: quimiorreceptores:recebem estímulos por meio de substancias permitem o sentido do olfato e paladar; fotorreceptores: estímulos luminosos permitem a visão: cores imagens etc; termorreceptores: estímulos térmicos, permite o tato, e estão localizadas em diferentes parte do corpo; mecanorreceptores: estímulos mecânicos de pressão, permite ser auditivos, táteis ou até mesmo a dor.


Diferentemente do sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico não se encontra protegido pela barreira hematoencefálica.

É graças a este sistema que o cérebro e a medula espinhal recebem e enviam as informações permitindo-nos reagir às diferentes situações que têm origem no meio externo ou interno.

O sistema nervoso periférico, organiza-se em plexos e funções pode ser dividido em duas classes diferentes dependendo da origem ou terminação dos terminais nervosos que o constituem. Se os nervos começarem, ou acabarem, no encéfalo, temos aí os 'pares nervosos cranianos', mas se estes começarem na medula espinhal estamos perante 'pares nervosos raquidianos'. Quanto à funções pode-se distinguir o sistema nervoso autônomo e o somático / sensorial.

Receptores sensoriais

Representação do sistema nervoso periférico por Andreas Vesalius (1543)

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Sistema nervoso periférico