Lista de candidatos a planeta anão: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Hugoparna (discussão | contribs)
→‎Candidatos: Corrigiu erro ortográfico
Etiqueta: Edição via aplic. móvel
Linha 7: Linha 7:
==Candidatos==
==Candidatos==
[[Ficheiro:TheTransneptunians Color Distribution.svg|dereita|miniatura|275px|Cores dos transnetunianos]]
[[Ficheiro:TheTransneptunians Color Distribution.svg|dereita|miniatura|275px|Cores dos transnetunianos]]
O astrônomo [[Michael E. Brown|Mike Brown]] estima que um objeto primordialmente composto por gelo com um diâmetro de 200 a 400 km, estará em equilíbrio hidrostático.<ref name=Brown/> O menor corpo celeste conhecido que é confirmado ter uma forma esférica é o satélite de [[Saturno]] [[Mimas (satélite)|Mimas]], que tem um diâmetro de cerca de 400 km. Diversos satélites que têm diâmetros de cerca de 200 km não são esféricos. Então, em algum lugar entre 200 e 400 km um corpo gelado torna-se redondo. Objetos compostos com mais quantidade de gelo tende a ficar esférico mesmo em tamanhos menores, enquanto aqueles com mais quantidade de rocha precisa ser maior para ficar esférico. Segundo Mike Brown provavelmente qualquer objeto do cinturão de Kuiper com mais de 400 km tem um formato esfério, e, portanto, seria um planeta anão, os corpos de 200 a 400 km de diâmetro possivelmente podem ser esféricos.<ref name=Brown/> No entanto, há que sublinhar que estas estimativas de diâmetros variam muito. O diâmetro mínimo corresponde com um [[albedo]] máximo de 1. Mas suspeita-se que muitos dos potenciais candidatos a [[planeta anão]] são mais escuros, o que faria com que fossem substancialmente muito maiores, essa variação é devido as [[tolina]]s que se formam nos corpos gelados por causa da [[radiação]] e do [[vento solar]], estas tolinas também causam uma marcação vermelha no espectro desses corpos. Éris tem um albedo alto de 0,8-0,9, e também é estimado que a [[família Haumea]] seja brilhante.
O astrônomo [[Michael E. Brown|Mike Brown]] estima que um objeto primordialmente composto por gelo com um diâmetro de 200 a 400 km, estará em equilíbrio hidrostático.<ref name=Brown/> O menor corpo celeste conhecido que é confirmado ter uma forma esférica é o satélite de [[Saturno]] [[Mimas (satélite)|Mimas]], que tem um diâmetro de cerca de 400 km. Diversos satélites que têm diâmetros de cerca de 200 km não são esféricos. Então, em algum lugar entre 200 e 400 km um corpo gelado torna-se redondo. Objetos compostos com mais quantidade de gelo tende a ficar esférico mesmo em tamanhos menores, enquanto aqueles com mais quantidade de rocha precisa ser maior para ficar esférico. Segundo Mike Brown provavelmente qualquer objeto do cinturão de Kuiper com mais de 400 km tem um formato esférico, e, portanto, seria um planeta anão, os corpos de 200 a 400 km de diâmetro possivelmente podem ser esféricos.<ref name=Brown/> No entanto, há que sublinhar que estas estimativas de diâmetros variam muito. O diâmetro mínimo corresponde com um [[albedo]] máximo de 1. Mas suspeita-se que muitos dos potenciais candidatos a [[planeta anão]] são mais escuros, o que faria com que fossem substancialmente muito maiores, essa variação é devido as [[tolina]]s que se formam nos corpos gelados por causa da [[radiação]] e do [[vento solar]], estas tolinas também causam uma marcação vermelha no espectro desses corpos. Éris tem um albedo alto de 0,8-0,9, e também é estimado que a [[família Haumea]] seja brilhante.


E tudo fica complicar mais com candidatos como o {{mpl|(47171) 1999 TC|36|1999 TC}}, dos quais descobriu-se que são sistemas binários ou até mesmo triplos. O [[plutino]] 1999 TC<sub>36</sub> foi considerado como um sistema triplo pelo [[Telescópio Espacial Hubble|Hubble]], agora que está apenas a 30,7 UA [[Unidade astronômica|UA]]<ref name=AstDys-TC36>{{citar web|língua2=en | url = http://hamilton.dm.unipi.it/astdys/index.php?pc=1.1.3.0&n=47171 | título = AstDys (47171) 1999TC36 Ephemerides | publicado = | acessodata = 10 de maio de 2014}}</ref> em relação ao [[Sol]] (logo atrás da órbita de [[Netuno (planeta)|Netuno]]).
E tudo fica complicar mais com candidatos como o {{mpl|(47171) 1999 TC|36|1999 TC}}, dos quais descobriu-se que são sistemas binários ou até mesmo triplos. O [[plutino]] 1999 TC<sub>36</sub> foi considerado como um sistema triplo pelo [[Telescópio Espacial Hubble|Hubble]], agora que está apenas a 30,7 UA [[Unidade astronômica|UA]]<ref name=AstDys-TC36>{{citar web|língua2=en | url = http://hamilton.dm.unipi.it/astdys/index.php?pc=1.1.3.0&n=47171 | título = AstDys (47171) 1999TC36 Ephemerides | publicado = | acessodata = 10 de maio de 2014}}</ref> em relação ao [[Sol]] (logo atrás da órbita de [[Netuno (planeta)|Netuno]]).

Revisão das 15h30min de 25 de março de 2016

Ilustração dos relativos tamanhos, albedos e cores dos maiores objetos transnetunianos.

Atualmente, a União Astronômica Internacional (UAI) classifica 5 objetos como planetas anões: Ceres, Plutão, Éris, Haumea e Makemake, mas acredita-se que várias dezenas de objetos possam entrar nesta categoria. A qualidade que qualifica os planetas anões como tais, é que "têm massa suficiente para que sua própria gravidade seja o suficientemente grande para vencer a sua própria rigidez de corpo sólido, assumindo assim um equilíbrio hidrostático com uma forma quase-esférica".[1][2][3] Estes planetas anões estão para além da órbita de Netuno são chamados de Plutoides, em referência a Plutão. Exceto no caso de Plutão e Ceres, as observações diretas foram insuficientes para conceder a eles esta classificação. Mas, baseando-se nos conhecimentos atuais sobre o relaxamento gravitacional de um corpo de gelo em formas esféricas, há hoje mais de uma centena de candidatos em potencial para planetas anões entre a população de corpos transneptunianos (TNOs).[4] Estima-se que podem existir cerca de 200 planetas anões no cinturão de Kuiper e mais de 2000 nas regiões exteriores do Sistema Solar.[4] O primeiro objeto transnetuniano descoberto depois de Plutão e que é um forte candidato a planeta anão foi o (15874) 1996 TL66, no qual o Telescópio Espacial Spitzer estimou que o mesmo tem um diâmetro de cerca de 575 km.[5]

Mudança nos procedimentos de nomeação da UAI

A UAI modificou os processos de nomeação dos objetos com altas probabilidades de ser plutoides, recebendo assim um tratamento diferente em relação ao resto dos TNOs. Os objetos com uma magnitude absoluta menor de +1 (e, portanto, com uma estimativa de um diâmetro de no mínimo 838 km[6]) serão supervisionados por dois comitês de nomeação, em vez de um. Uma vez batizados, os objetos são declarados planetas anões. Só Makemake e Haumea passaram por este processo de nomeação como supostos plutoides.

Candidatos

Cores dos transnetunianos

O astrônomo Mike Brown estima que um objeto primordialmente composto por gelo com um diâmetro de 200 a 400 km, estará em equilíbrio hidrostático.[4] O menor corpo celeste conhecido que é confirmado ter uma forma esférica é o satélite de Saturno Mimas, que tem um diâmetro de cerca de 400 km. Diversos satélites que têm diâmetros de cerca de 200 km não são esféricos. Então, em algum lugar entre 200 e 400 km um corpo gelado torna-se redondo. Objetos compostos com mais quantidade de gelo tende a ficar esférico mesmo em tamanhos menores, enquanto aqueles com mais quantidade de rocha precisa ser maior para ficar esférico. Segundo Mike Brown provavelmente qualquer objeto do cinturão de Kuiper com mais de 400 km tem um formato esférico, e, portanto, seria um planeta anão, os corpos de 200 a 400 km de diâmetro possivelmente podem ser esféricos.[4] No entanto, há que sublinhar que estas estimativas de diâmetros variam muito. O diâmetro mínimo corresponde com um albedo máximo de 1. Mas suspeita-se que muitos dos potenciais candidatos a planeta anão são mais escuros, o que faria com que fossem substancialmente muito maiores, essa variação é devido as tolinas que se formam nos corpos gelados por causa da radiação e do vento solar, estas tolinas também causam uma marcação vermelha no espectro desses corpos. Éris tem um albedo alto de 0,8-0,9, e também é estimado que a família Haumea seja brilhante.

E tudo fica complicar mais com candidatos como o (47171) 1999 TC36, dos quais descobriu-se que são sistemas binários ou até mesmo triplos. O plutino 1999 TC36 foi considerado como um sistema triplo pelo Hubble, agora que está apenas a 30,7 UA UA[7] em relação ao Sol (logo atrás da órbita de Netuno).

Hoje, Ceres é o único planeta anão que está no cinturão de asteroides. No momento do anúncio do termo "plutoide", a UAI notificou que "nos atuais conhecimentos científicos de que se dispõe, pensamos que Ceres possivelmente seja o único objeto do seu tipo". Portanto, atualmente não existe uma categoria proposta para os corpos semelhantes a "Ceres."[3] A única possível exceção poderia ser Vesta, o segundo asteroide mais massivo do cinturão de asteroides, Vesta parece ter um interior totalmente diferenciado e em algum momento de sua passado poderia estar em equilíbrio hidrostático.[8] O terceiro corpo mais massivo do cinturão de asteroides é Palas, que tem uma superfície irregular e pensa-se que tem um interior parcialmente diferenciado. Mike Brown estima que é mais difícil que um objeto rochoso tem uma forma arredondada do que um corpo de gelo, provavelmente um objeto rochoso com um diâmetro abaixo de cerca de 900 km não estará em equilíbrio hidrostático.[4]

Lista de possíveis ​​planetas anões

Esta é uma lista de objetos transnetunianos que têm diâmetros estimados de pelo menos 300 km, e assim podem ser planetas anões. O asteroide Ceres foi adicionado para comparação.

O tipo padrão é por estimativa de tamanho de Brown. Os planetas anões reconhecidos pela UAI estão com os nomes em negrito. As estimativas de diâmetro de Brown estão em vermelho quando eles são baseados em uma albedo assumido. Explicações e fontes para as massas e diâmetros medidos podem ser encontradas nas páginas dos órgãos vinculados.

Categorias de Brown Min. Número de objetos
quase certamento 900 km 10
altamente provável 600 km 13
provável 500 km 26
provavelmente 400 km 37
possivelmente 200 km 295
Fonte: Mike Brown,[9] 26 de maio de 2015
Objeto Por Brown[9] Medido por
medido
Diâmetro
por albedo assumido
Resultado
por Tancredi
Categoria Melhor
diâmetro
km
H
Diâmetro
(km)
Albedo
%
Massa
(Zg)
H Diâmetro
(km)
Albedo
%
Pequeno
albedo=100%
(km)
Grande
albedo=4%
(km)
Éris -1,1 2330 99 16700 -1,2 2326 ± 12 99 2310 11548 aceito (medido) SDO 2326
Plutão -0,7 2329 64 13030 -0,8 2374 ± 8 65 1921 9605 aceito (medido) ressonância 2:3 2374
Makemake 0,1 1426 81 -0,3 1430 ± 14 114 1526 7629 aceito cubewano 1430
(225088) 2007 OR10 2 1290 19 2,5 1535+75
−225
7 420 2101 SDO 1535
Haumea 0,4 1252 80 4000 0,1 1430 79 1269 6346 aceito cubewano 1430
Quaoar 2,7 1092 13 1400 2,82 1110 ± 5 11 363 1813 aceito (e recomendado) cubewano 1110
Sedna 1,8 1041 32 1,83 995 ± 80 33 572 2861 aceito (e recomendado) separado 995
Orco 2,3 983 23 580 2,31 917 ± 25 25 459 2293 aceito (e recomendado) ressonância 2:3 917
(307261) 2002 MS4 4 960 5 3,7 934 ± 47 7 242 1209 cubewano 934
Ceres 939 3.36 946 ± 2 9 283 1414 cinturão principal 946
Salácia 4,2 921 4 450 4,25 854 ± 45 5 188 939 possível cubewano 854
Varuna 3,9 760 9 3,76 668+154
−86
12 235 1176 aceito cubewano 668
2013 FY27 3,3 758 15 3 334 1669 SDO 758
(208996) 2003 AZ84 3,7 747 11 3,74 727+62
−67
11 237 1187 aceito ressonância 2:3 727
(55637) 2002 UX25 3,9 704 11 125 3,87 665 ± 29 11 224 1118 cubewano 665
(90568) 2004 GV9 4,2 703 8 4,25 680 ± 34 8 188 939 aceito ressonância 3:5 680
(145452) 2005 RN43 3,9 697 11 3,89 679+55
−73
11 222 1108 possível cubewano 679
(55565) 2002 AW197 3,8 694 12 3,5 768+39
−38
12 265 1326 aceito cubewano 768
Varda 3,7 690 13 265 3,61 705+81
−75
13 252 1260 possível cubewano 705
Íxion 3,8 674 12 3.83 617+19
−20
14 228 1139 aceito ressonância 2:3 617
(278361) 2007 JJ43 4,2 613 10 3,9 221 1103 cubewano 613
(229762) 2007 UK126 3,7 612 17 3,69 599 ± 77 16 243 1215 SDO 599
Chaos 5 612 5 4,8 600+140
−130
6 146 729 cubewano 600
2012 VP113 4,7 599 10 4 211 1053 separado 599
2010 KZ39 4,7 599 10 4 211 1053 cubewano 599
(84522) 2002 TC302 4,2 591 12 3,8 584+106
−88
16 231 1155 ressonância 2:5 584
2010 RF43 4,4 585 10 4,1 201 1006 SDO 585
2013 FZ27 4,4 585 10 4,1 201 1006 cubewano 585
(230965) 2004 XA192 4,4 585 10 4,1 339+120
−95
35 201 1006 ressonância 1:2 339
(78799) 2002 XW93 5,4 584 4 5,5 106 528 SDO 584
2008 ST291 4,5 571 9 4,2 192 960 separado 571
2002 XV93 5,4 564 4 5,42 549+22
−23
4 110 548 ressonância 2:3 549
2004 XR190 4,6 558 9 4,7 183 917 separado 558
2006 QH181 4,6 558 9 4,7 183 917 SDO 558
2010 RE64 4,6 558 9 4,7 183 917 SDO 558
2010 FX86 4,6 558 9 4,7 183 917 cubewano 558
(145451) 2005 RM43 4,7 545 8 4,4 175 876 possível SDO 545
2003 UZ413 4,7 545 8 4,4 175 876 ressonância 2:3 545
(84922) 2003 VS2 4,1 537 15 4,1 523+35
−34
15 201 1006 ressonância 2:3 523
(42301) 2001 UR163 4,8 532 8 4,5 167 837 possível SDO 532
(120348) 2004 TY364 4,8 532 8 4,52 512+37
−40
10 166 829 ressonância 2:3 512
2010 VK201 4,9 520 8 4,6 160 799 cubewano 520
2014 FC69 4,9 520 8 4,6 160 799 separado 520
(308379) 2005 RS43 5,5 511 4 5,3 116 579 ressonância 1:2 511
2007 JH43 5 508 8 4,7 153 763 ressonância 2:3 508
(444030) 2004 NT33 5 508 8 4,7 423+87
−80
13 153 763 cubewano 423
2003 QX113 5 508 8 4,7 153 763 SDO 508
(307982) 2004 PG115 5,1 496 7 4,8 146 729 SDO 496
2014 FT71 5.1 496 7 4,8 146 729 ressonância 4:7 496
(307616) 2003 QW90 5,6 489 4 5,4 111 553 cubewano 489
(119979) 2002 WC19 5,2 484 7 4,9 139 696 ressonância 1:2 484
(82075) 2000 YW134 5,2 484 7 4,9 139 696 separado 484
2007 XV50 5,2 484 7 4,9 139 696 cubewano 484
2014 UM33 5,2 484 7 4,9 139 696 cubewano 484
2015 FG345 5,2 484 7 4,9 139 696 ressonância 3:5 484
(175113) 2004 PF115 4,5 482 12 4,54 406+98
−75
16 164 821 ressonância 2:3 406
2010 EK139 3,8 475 25 3,8 470+35
−10
24 231 1155 SDO 470
(26375) 1999 DE9 5,2 474 7 5 461 ± 45 8 133 665 possível SDO 461
(35671) 1998 SN165 5,7 473 4 5,6 393+39
−38
7 101 504 cubewano 393
2010 TJ 5,2 473 7 5 133 665 SDO 473
2010 RF64 5,2 473 7 5 133 665 cubewano 473
2011 FW62 5,2 473 7 5 133 665 ressonância 2:3 473
2008 OG19 5,2 473 7 5 133 665 SDO 473
(145480) 2005 TB190 4,4 469 15 4,4 464 ± 62 14 175 876 separado 464
(119951) 2002 KX14 4,9 468 10 4,86 445 ± 27 10 142 709 ressonância 2:3 445
(120132) 2003 FY128 5,1 467 8 4,9 460 ± 21 9 139 696 SDO 460
Huya 5 466 8 5,04 406 ± 16 8 130 652 aceito ressonância 2:3 406
1999 CD158 5,3 462 6 5,1 127 635 ressonância 4:7 462
(445473) 2010 VZ98 5,3 462 6 5,1 127 635 SDO 462
2010 EL139 5,3 462 6 5,1 127 635 ressonância 2:3 462
(84719) 2002 VR128 5,6 459 5 5,58 449+42
−43
5 102 509 ressonância 2:3 449
2003 QX111 6,8 453 2 6,8 58 290 ressonância 2:3 453
2006 HH123 5,4 452 6 5,2 121 606 ressonância 2:5 452
2005 CA79 5,4 451 6 5,2 121 606 ressonância 1:2 451
(305543) 2008 QY40 5,4 451 6 5,2 121 606 SDO 451
2008 UA332 5,4 451 6 5,2 121 606 cubewano 451
(315530) 2008 AP129 5,4 451 6 5,2 121 606 cubewano 451
2008 NW4 5,4 451 6 5,2 121 606 cubewano 451
2010 HE79 5,4 451 6 5,2 121 606 ressonância 2:3 451
2010 ET65 5,4 451 6 5,2 121 606 SDO 451
2013 JW63 5,4 451 6 5,2 121 606 ressonância 1:2 451
2011 GM27 5,4 451 6 5,2 121 606 cubewano 451
(26181) 1996 GQ21 5,4 451 6 5,2 121 606 SDO 451
2013 FC28 5,4 451 6 5,2 121 606 cubewano 451
2014 FY71 5,4 451 6 5,2 121 606 SDO 451
2001 QF298 5,4 421 7 5,43 |408+40
−45
7 109 545 ressonância 2:3 408
(303775) 2005 QU182 3,8 415 33 3,8 416 ± 73 31 231 1155 SDO 416
(437915) 2002 GD32 6 410 4 5,8 92 460 cubewano 410
(144897) 2004 UX10 4,8 409 14 4,75 361+124
−94
17 149 746 possível ressonância 2:3 361
2010 JK124 5,5 379 8 5,3 116 579 ressonância 2:3 379
2010 RO64 5,5 379 8 5,3 116 579 cubewano 379
2002 CY248 5,5 379 8 5,3 116 579 cubewano 379
2002 PJ149 5,5 379 8 5,3 116 579 cubewano 379
2003 UA414 5,5 379 8 5,3 116 579 cubewano 379
1999 CL119 6,2 376 4 6 84 419 cubewano 376
(48639) 1995 TL8 5,6 362 8 5,4 111 553 separado 362
2001 QS297 5,6 362 8 5,4 111 553 cubewano 362
2010 TR19 5,6 362 8 5,4 111 553 SDO 362
2010 ER65 5,6 362 8 5,4 111 553 separado 362
2011 JF31 5,6 362 8 5,4 111 553 cubewano 362
2010 VR11 5,6 362 8 5,4 111 553 cubewano 362
2010 VW11 5,6 362 8 5,3 116 579 SDO 362
2001 QX322 6,3 360 4 6,1 80 400 SDO 360
2000 KK4 6,3 360 4 6,1 80 400 cubewano 360
2000 PE30 6,3 360 4 6,1 80 400 SDO 360
(82155) 2001 FZ173 6,3 360 4 6,1 80 400 SDO 360
2000 CQ105 6,3 360 4 6,1 80 400 SDO 360
2013 RM98 5,6 101 504 cubewano 356
2013 FB28 5,7 347 8 5,5 106 528 cubewano 347
(312645) 2010 EP65 5,7 347 8 5,5 106 528 ressonância 1:2 347
(444745) 2007 JF43 5,7 347 8 5,5 106 528 ressonância 2:3 347
2008 CT190 5,7 347 8 5,5 106 528 SDO 347
2007 PS45 5,7 347 8 5,5 106 528 cubewano 347
(126154) 2001 YH140 5,7 347 8 5,8 345 ± 45 7 92 460 ressonância 3:5 345
2002 GH32 5,7 347 8 5,5 106 528 ressonância 3:5 347
2002 XH91 5,7 347 8 5,5 106 528 cubewano 347
(15874) 1996 TL66 5,4 344 11 5,4 339 ± 20 11 111 553 aceito SDO 339
2007 TG422 6,4 344 4 6,2 76 382 SDO 344
(135182) 2001 QT322 6,4 342 4 6,2 76 382 cubewano 342
(82158) 2001 FP185 6,4 336 5 6,38 332+31
−24
4 70 352 SDO 332
2010 AH2 5,8 332 8 5,6 101 504 ressonância 1:2 332
2010 TY53 5,8 332 8 5,6 101 504 ressonância 2:3 332
2010 RN64 5,8 332 8 5,6 101 504 cubewano 332
2010 PK66 5,8 332 8 5,6 101 504 cubewano 332
2010 PU75 5,8 332 8 5,6 101 504 SDO 332
2012 XR157 5,8 332 8 5,6 101 504 ressonância 1:2 332
2011 HP83 5,8 332 8 5,6 101 504 SDO 332
2014 QS441 5,8 332 8 5,6 101 504 cubewano 332
2001 QC298 6,5 330 4 6,3 73 365 cubewano 330
(148209) 2000 CR105 6,5 330 4 6,3 73 365 separado 330
2001 KA77 5,6 324 10 5 133 665 cubewano 324
(307251) 2002 KW14 5,9 322 8 5 133 665 cubewano 322
2003 UB292 5,9 318 8 5,7 96 481 cubewano 318
2001 XD255 5,9 318 8 5,7 96 481 ressonância 2:3 318
2001 RU143 5,9 318 8 5,7 96 481 ressonância 2:3 318
(79978) 1999 CC158 5,9 318 8 5,7 96 481 SDO 318
2010 VQ11 5,9 318 8 5,7 96 481 cubewano 318
2010 FC49 5,9 318 8 5,7 96 481 ressonância 2:3 318
2014 FV71 5,9 318 8 5,7 96 481 SDO 318
2014 WT69 5,9 318 8 5,7 96 481 separado 318
2007 OC10 5,4 315 13 5,7 96 481 SDO 315
2004 VN112 6,6 315 4 6,4 70 349 separado 315
(168703) 2000 GP183 6,6 315 4 6,4 70 349 ressonância 2:3 315
2004 OJ14 6,6 315 4 6,4 70 349 ressonância 2:5 315
2002 GF32 6 304 8 5,8 92 460 ressonância 2:3 304
2000 AF255 6 304 8 5,8 92 460 SDO 304
(150642) 2001 CZ31 6 304 8 5,8 92 460 cubewano 304
2007 TB418 6 304 8 5,8 92 460 ressonância 2:5 304
2007 LF38 6 304 8 5,8 92 460 SDO 304
2007 VK305 6 304 8 5,8 92 460 SDO 304
2011 UT410 6 304 8 5,8 92 460 ressonância 2:3 304
2013 JH64 6 304 8 5,8 92 460 SDO 304
2014 UH192 6 304 8 5,8 92 460 SDO 304
2005 SD278 6,7 302 4 6,5 67 333 ressonância 2:5 302
2000 CP104 6,7 302 4 6,5 67 333 cubewano 302

Referências

  1. «IAU 2006 General Assembly: Result of the IAU Resolution votes» (em inglês). International Astronomical Union. Consultado em 10 de maio de 2014 
  2. «Dwarf Planets» (em inglês). Consultado em 10 de maio de 2014 
  3. a b «Plutoid chosen as name for Solar System objects like Pluto» (em inglês). Consultado em 10 de maio de 2014 
  4. a b c d e «The Dwarf Planets» (em inglês). Consultado em 10 de maio de 2014 
  5. astro-ph/0702538 «Physical Properties of Kuiper Belt and Centaur Objects: Constraints from Spitzer Space Telescope» Verifique valor |url= (ajuda) (em inglês). Consultado em 10 de maio de 2014 
  6. «Conversion of Absolute Magnitude to Diameter for Minor Planets» (em inglês). Consultado em 10 de maio de 2014 
  7. «AstDys (47171) 1999TC36 Ephemerides» (em inglês). Consultado em 10 de maio de 2014 
  8. «Asteroid or Mini-Planet? Hubble Maps the Ancient Surface of Vesta» (em inglês). Consultado em 10 de maio de 2014 
  9. a b «How many dwarf planets are there in the outer solar system? (updates daily)» (em inglês). Consultado em 15 de novembro de 2014 

Ver também

Ligações externas