Diferenças entre edições de "Ásia Central"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
18 bytes adicionados ,  04h35min de 14 de abril de 2017
m
ajustes usando script
(Corrigi erros de concordância)
m (ajustes usando script)
A Ásia Central raras vezes esteve unificada sob um governo central. Tal fato correu durante o período de dominação mongol no [[século XIII]].
 
Esta região também é conhecida como [[Turquistão]]{{carece de fontes|data=abril de 2017}}, (exceto o Tadjiquistão, que é um país [[línguas iranianas|iraniano]]), que quer dizer, "terra dos turcos", ou [[línguas turcomanas|turcomanos]] (povos dos quais se originaram os turcos, porém a etnicidade turca é bem mais complexa pelo simples fato de que a Anatólia foi formada por diversos povos muito antes das invasões túrquicas oriundos da Sibéria com escala no coração asiático, tal como a Ásia Central também já era habitada muito antes da Invasão Túrquica por povos norte-iranianos).{{Carece de fontes|data=maio de 2010}}
 
== Países ==
O '''Uzbequistão''' ou '''Usbequistão''' é uma ex-república [[União Soviética|soviética]] da Ásia Central, limitado a norte pelo [[Cazaquistão]], a leste pelo [[Quirguistão]] e pelo [[Tadjiquistão]], a sul pelo [[Afeganistão]] e a sul e a oeste pelo [[Turcomenistão]]. Além do território principal, inclui também os [[enclave]]s de [[Sokh]] e de [[Iordan]], no Quirguistão. A capital é [[Tashkent]].
 
== História ==
{{AP|História da Ásia Central}}
A história da Ásia Central tem sido determinada principalmente pelo clima e geografia da região. A aridez da região faz com que a prática da [[agricultura]] e a sua distância para o [[mar]] a torna muito isolada do [[comércio]]. Por conseguinte, apenas se formaram algumas grandes cidades, e a área foi dominada durante milênios pelos povos [[nômades]] das [[estepes]].
210 150

edições

Menu de navegação