Reserva Biológica Ilha de Maracá

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Reserva Biológica Ilha de Maracá
Categoria Ia da IUCN (Reserva Natural Estrita)
País  Brasil
Estado  Roraima
Dados
Área 101.312 ha
Criação 1981
Gestão ICMBio
Coordenadas 3° 24' N 61° 42' O
Reserva Biológica Ilha de Maracá está localizado em: Brasil
Reserva Biológica Ilha de Maracá

A Reserva Biológica Ilha de Maracá está situada em Uraricoera, no estado de Roraima, Brasil. Fica a 135 km de Boa Vista, no município de Amajari.

A ilha de Maracá localiza-se na fronteira entre a floresta Amazônica e as savanas que se estendem pela Venezuela e pela Guiana. Situada no médio Uraricoera, a ilha de Maracá tem a extensão de 101 312 hectares, sendo 25 de largura e 60 de comprimento.[1] É delimitada pela divisão do rio Uraricoera em dois furos. O furo de Santa Rosa, ao norte e o furo Maracá ao sul, todos eles de difícil navegação.

A estação conta com uma infraestrutura, com base administrativa, contando com alojamentos, energia, telefone. Sedia inúmeros projetos de pesquisas, nacionais e internacionais, tornando-a uma unidade de conservação do país. Tendo como apoio o IBAMA que ajuda na fiscalização das fronteiras da estação.

Maracá foi a primeira estação ecológica do Brasil, e foi criada em 18 de abril de 1979, e atualmente seu administrador é o Sr. Guttemberg Moreno.

Referências

  1. «RB Ilha de Maracá». Consultado em 1 de junho de 2013. Arquivado do original em 3 de março de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma Unidade de Conservação da Natureza é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.