Estação General Osório / Ipanema

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Estação General Osório)
General Osório / Ipanema
Um dos acessos da estação
Uso atual Estação de Metrô Estação de Metrô
Administração Metrorioicon.png Metrô Rio
Linhas Icon 1 (set orange).png Linha 1 / Icon 4 (set yellow).png Linha 4

Icon 2 (set f).png Linha 2 (Operação Eventual)

Sigla GOS
Posição Subterrânea
Níveis 2
Plataformas Icon 1 (set orange).pngIcon 4 (set yellow).png 3 (1 Central e 2 Laterais)

Icon 2 (set f).png (Operação Eventual) 3 (1 Central e 2 Laterais)

Serviços Escada rolante
Informações históricas
Nomes antigos Ipanema/General Osório, General Osório
Inauguração Icon 1 (set orange).png 21 de dezembro de 2009 (13 anos)
Icon 4 (set yellow).png 30 de julho de 2016 (6 anos)[1]
Localização
General Osório / Ipanema está localizado em: Rio de Janeiro
General Osório / Ipanema
Localização da Estação General Osório / Ipanema
22° 58' 58" S 43° 11' 47" O
Endereço Praça General Osório
Município Bandeira da cidade do Rio de Janeiro.svg Rio de Janeiro - RJ
País  Brasil
Próxima estação
Sentido Uruguai / Tijuca
Icon 1 (set orange).png
Sentido Jardim Oceânico / Barra da Tijuca
General Osório / Ipanema
Sentido Pavuna
Icon 2 (set f).png
Sentido General Osório / Ipanema
General Osório / Ipanema

A Estação General Osório / Ipanema é uma estação de metrô situada no bairro de Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro.[2] Antes de sua inauguração, cogitou-se que se chamaria Tom Jobim.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Foi inaugurada em 21 de dezembro de 2009 as 11 horas da manhã, sendo aberta para a circulação de passageiros no dia 22 de dezembro de 2009. Suas obras começaram a partir da primeira explosão realizada pelo ex presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva no dia 11 de abril de 2007. Durante as obras, no último domingo de cada mês, visitas eram feitas à estação. Em onze meses, após a inauguração, os reflexos dessa monumental obra já foram sentidos: a revitalização local e a valorização imobiliária na região. Durante a maior parte do ano de 2013, a estação ficou fechada para obras de ampliação.

À época da inauguração, a estação se chamava "Ipanema/General Osório". Depois, o sufixo com o nome do bairro foi retirado. Finalmente, em agosto de 2022, a estação foi renomeada para "General Osório / Ipanema", ocasião em que as estações ganharam sufixos com os nomes dos bairros em que se localizam.[4]

Dados principais[editar | editar código-fonte]

Esta estação, construída na rocha, tem três plataformas, sendo uma central para embarque, e duas laterais para desembarque de passageiros.

Interior da estação.

A Estação General Osório / Ipanema possui espaço para manobras dos trens antes da estação. Apresenta ainda duas vias laterais destinadas ao estacionamento de trens em forma de X, após a estação. A sua decoração envolve painéis que ilustram os costumes e tradições da região: a Banda de Ipanema, o Bloco Carnavalesco Simpatia É Quase Amor e a Feira Hippie dos domingos.

A estação é seguida pela Estação Nossa Senhora da Paz / Ipanema.

Em 23 de fevereiro de 2013 a estação, juntamente com Cantagalo / Copacabana, fora fechada para que serviços de expansão para a linha 4 pudessem ser realizados. Enquanto Cantagalo / Copacabana reabriu em março do mesmo ano, a estação terminal da Linha 1 reabriu em dezembro de 2013.

Em 2014 foi iniciada a construção de um novo acesso à estação pela Lagoa Rodrigo de Freitas, inaugurado em 2016 o novo acesso localiza-se no canteiro central da avenida Epitácio Pessoa, na altura do Parque do Cantagalo. Alguns meses após a inauguração, no primeiro semestre de 2017, as duas linhas 1 e 4 se fundiram, tendo como final do trajeto a Estação Jardim Oceânico / Barra da Tijuca, e com isso, o embarque e desembarque ocorre somente na nova plataforma da linha 4 enquanto a plataforma terminal da linha 1 se encontra no momento desativada.

Acessos[editar | editar código-fonte]

Esta estação possui cinco acessos:

  • Acesso A - Praça General Osório
  • Acesso B - Rua Jangadeiros
  • Acesso C - Complexo Rubem Braga
  • Acesso D - Rua Sá Ferreira
  • Acesso E - Lagoa

Plataformas[editar | editar código-fonte]

Linhas 1/4: Uruguai / Tijuca e Jardim Oceânico / Barra da Tijuca

Plataforma lateral direta: Desembarque

Plataforma central direta: Embarque Linha 1 (Uruguai / Tijuca)
Plataforma central esquerda: Embarque Linha 4 (Jardim Oceânico / Barra da Tijuca)
Plataforma lateral esquerda: Desembarque

Linha 2 (Operação Eventual): Pavuna - General Osório / Ipanema

Plataforma lateral direta: Desembarque
Plataforma central direta: Embarque Linha 2 (Pavuna)
Plataforma central esquerda: Embarque Linha 2 (Pavuna)
Plataforma lateral esquerda: Desembarque

Tabelas[editar | editar código-fonte]

Sigla Estação Inauguração Capacidade Plataformas Posição Notas
GOS General Osório / Ipanema 2009 Laterais e Central Subterrânea Estação em curva

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. RODRIGUES, Matheus; SILVEIRA, Daniel (30 de julho de 2016). «Com Temer e Pezão, Linha 4 do Metrô no Rio é inaugurada». G1. Consultado em 4 de agosto de 2016 
  2. https://www.metrorio.com.br/
  3. A Coluna de Hoje - Jornal O Globo
  4. MetrôRio (agosto de 2022). «Estações do MetrôRio recebem nomes dos bairros para facilitar a localização dos clientes» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Estação General Osório / Ipanema