Filipa Azevedo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Filipa Azevedo
Filipa Azevedo na conferência de imprensa do ESC 2010
Informação geral
Nome completo Filipa Daniela Azevedo de Magalhães
Nascimento 31 de julho de 1991 (24 anos)
Origem Valbom, Gondomar
País  Portugal
Gênero(s) Hip-Hop, R&B, Rock, Electronic, Latino, Pop, Jazz
Período em atividade 2007 - actualmente
Gravadora(s) Cherry Entertainment
Página oficial www.filipaazevedo.com

Filipa Daniela Azevedo de Magalhães (Valbom, Gondomar, 31 de Julho de 1991) é uma cantora portuguesa. Interpreta Hip-Hop, R&B, Rock, eletrônico, Latino, Jazz e Pop. Em 2007 venceu o concurso televisivo Família Superstar, e desde então tem dado concertos, gravou um CD e, em 2010, depois de ter vencido o Festival RTP da Canção, representa Portugal em Oslo, no Festival Eurovisão da Canção 2010.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filipa Azevedo nasceu no Porto mas foi criada em Valbom, Gondomar. Frequentou o Conservatório Nacional de Música, onde aprendeu a tocar flauta transversal.

Participou no programa Família Superstar, do canal de televisão SIC, tendo vencido a competição. Foi sempre das mais preferidas, tendo os seus videos sido You Tube os mais vistos de todos os concorrentes, e tendo vários blogs de apoio.[1] Depois de várias actuações em palco, no programa, Filipa Azevedo foi considerada melhor que a cantora Amy Lee, dos Evanescence, por Clara de Sousa (jornalista), uma das juradas do programa. Tozé Brito, um grande nome da música portuguesa considerou a cantora como "um furacão em palco" e ambos os integrantes do grupo Anjos (banda portuguesa) consideraram Filipa Azevedo a melhor do programa.

Em 2008, marcou presença em vários programas televisivos e deu concertos em todo o país.

No final de 2009 lançou o seu primeiro CD, intitulado com o próprio nome da cantora, "Filipa Azevedo".[1].

Vai para Londres estudar tecnologia da música e produção musical.[2]

Nos inícios de 2010 foi convidada do programa Vida Nova, para ajudar as vítimas do sismo do Haiti, cantou temas célebres como: We are the world (Band Aid), The Earth Song (Michael Jackson), e Imagine (John Lennon).Em Março do mesmo ano,venceu o Festival RTP da Canção com a canção "Há dias assim" da autoria de Augusto Madureira.

Em Maio de 2010, Filipa Azevedo representa Portugal na Eurovisão na Noruega, mais propriamente em Oslo, com a música "Há dias assim", depois de se ter sagrado a grande vencedora no Festival da Canção 2010.

No ano 2016 a cantora Filipa Azevedo voltou a participar num concurso de televisão na RTP1 - o "The Voice Portugal" - 3ª edição. Criou um enorme sucesso apesar de ter saído na primeira gala ao vivo do concurso. O seu mentor foi Anselmo Ralph.

Festival RTP da Canção[editar | editar código-fonte]

Em 2010 venceu o Festival RTP da Canção, depois de ter integrado a lista para a votação on-line, de onde passaram 24 concorrentes às semifinais.[3][4][5][6]

Blogues[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • 2009 - Filipa Azevedo (Iplay)

Singles[editar | editar código-fonte]

Compilações

Notas

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) cantor é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.