Five Nights at Freddy's 3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Five Nights at Freddy's 3 (FNAF 3)
Arte promocional da loja Steam
Designer(s) Scott Cawthon
Motor Multimedia Fusion
Plataforma(s) Microsoft Windows
Android
iOS
Lançamento Microsoft Windows
  • AN 2 de Março de 2015
[1][2]
Android
  • AN 7 de Março de 2015

iOS
  • AN 12 de Março de 2015
Gênero(s) Survival horror, Apontar-e-Clicar
Modos de jogo Single-player
Five Nights at Freddy's 2
Five Nights at Freddy's 4

Five Nights at Freddy's 3 é um jogo eletrônico independente de sobrevivência de terror em point-and-click projetado por Scott Cawthon em 2015. É o terceiro jogo da série Five Nights at Freddy's. O jogo foi lançado na Steam em 2 de março de 2015, para os dispositivos Android em 7 de março de 2015 e para os dispositivos iOS em 12 de março de 2015.

História[editar | editar código-fonte]

O jogo se passa 30 anos após o fechamento da pizzaria Freddy Fazbear.[3] O jogador assume o papel de um guarda noturno recém-contratado para trabalhar na Fazbear Fright, cujo nome não é revelado. A atração de terror foi baseada nos casos não resolvidos da Freddy Fazbear's Pizza, construído com base nos antigos restaurantes dos animatrônicos. O jogador deve monitorar câmeras da ventilação e do local e reparar os danos de áudio, vídeo e ventilação toda vez que eles dão erro, permanecendo no trabalho até a abertura da atração na próxima semana.

Porém ele não se encontra seguro, pois um misterioso animatrônico quebrado com uma aparência de coelho verde, está no estabelecimento, seu nome: Springtrap. O guarda noturno deve reparar seus equipamentos a tempo e impedir que o animatrônico o encontre usando áudios de uma criança falando ao mesmo tempo que sofre estranhas alucinações dos fantasmas dos animatrônicos antigos com a aparência carbonizada por terem pegado fogo semanas antes do local começar os preparos para a inauguração do local.

Ao final do jogo (que se varia entre um final bom ou ruim) é mostrado o último minigame que reproduz o flashback que demonstra a fuga de Purple Man dos fantasmas que o perseguiam, que se afugenta em uma sala onde os cinco fantasmas não podiam entrar, mas havia um sexto fantasma que o seguiu naquela sala, assustado, Purple Man vai para os lados da sala, mas só vê uma saída, entrar na roupa de Spring Bonnie. Dentro da roupa, Purple Man dá gargalhadas, o que fez com que as molas e fios de dentro da roupa o esmagasse, o que acabou dando vida a Springtrap.

No final do jogo, na sexta noite, é revelado em um jornal que a Fazbear Fright pegou fogo no amanhecer do dia, provavelmente por problemas na fiação do local, e o que restou será doado em leilão. E se você aumentar o brilho naquele jornal você verá um boneco parecido com o Freddy, e mais no fundo, verá Springtrap ainda vivo.

Na cutscene de Sister Location, que é desbloqueada após vencer o modo mais difícil da custom night, o Golden Freddy é mostrado nos destroços queimados da atração Fazbear's Fright do terceiro jogo da franquia, onde é acompanhada por uma narração de Mike, dirigida a seu pai por meio de uma mensagem de voz, onde ele afirma que ele a encontrou, provavelmente sua irmã, e a "libertou", acrescentando que ele deveria estar morto, mas não está, e que ele está indo encontrar seu pai. Pouco antes da cena terminar, Springtrap aparece.

Personagens[editar | editar código-fonte]

A maioria dos outros animatrônicos possuem endoesqueletos e estruturas de apoio que tornam quase impossível alguém usar seus trajes sem se machucar ou morrer. Spring Bonnie, por outro lado, foi criado para ser uma mistura entre um animatrônico e um traje de mascote que possa ser usado por humanos, assim como o Fredbear. No entanto, seus mecanismos de mola estavam com defeito. Assim, uma simples respiração poderia destravar os mecanismos, tornando o uso do traje extremamente perigoso. Isso fez com que Spring Bonnie fosse levado a uma sala de peças/emergência, a qual nenhum cliente e a maioria dos funcionários não tinham a permissão de entrar. Spring Bonnie, em fim, é um misterioso animatrônico que anda pelo estabelecimento mesmo depois de 30 anos. Em um dos Mini Games, é revelado que Purple Guy (assassino de crianças) entrou dentro do Springtrap (Spring Bonnie) e morreu por causa de um descuido. É provavel que seja ele que habita o corpo de Springtrap no jogo.

BB[editar | editar código-fonte]

O BB ou Balloon Boy é um antagonista de Five Nights at Freddy's 2 e um dos 6 animatrônicos do jogo. Ele é o de um Balloon Boy especificamente do Escritório.

BB é essencialmente o mesmo modelo de Balloon Boy do segundo jogo, mas no lugar de seus olhos normais, há olhos de íris brancas e aparenta ter bochechas verdes, ao invés de vermelhas. Ele também parece estar carbonizado ou queimado, possivelmente prenunciando o fim neutro do terceiro jogo.

BB não tem um padrão de movimento, da tela, a frequência disso acontecer aumenta ao decorrer da semana. Se o jogador não mudar de câmera quando isso ocorrer, Phantom BB aparecerá em frente ao jogador no Escritório e pulará em cima dele, desaparecendo e desativando o sistema de ventilação.


TOY Chica[editar | editar código-fonte]

Chica é uma antagonista do jogo Five Nights at Freddy's 3 e uma dos 6 fantasmas animatrônicos do jogo. Ela é a fantasma de Chica do primeiro jogo.

Phantom Chica aparece aleatoriamente e bem direto na Cam 07 na máquina arcade em uma imagem de seu rosto completamente em contraste e em preto e branco. Assim como Phantom BB, quando o jogador abaixar o Monitor, ela aparecerá a sua frente e realizará o seu jumpscare.

Phantom Chica não tem nenhum padrão de movimento, mas aleatoriamente ela substitui a tela de uma máquina arcade com seu rosto, a frequência disso acontecer aumenta ao decorrer da semana. Se o jogador não mudar de câmera quando isso ocorrer, Phantom Chica aparecerá do lado esquerdo do Escritório e pulará em cima dele, desaparecendo e desativando o sistema de ventilação.

Phantom Freddy[editar | editar código-fonte]

Phantom Freddy é um antagonista de Five Nights at Freddy's 3 e um dos 6 fantasmas animatrônicos do jogo. Ele é o fantasma de Freddy Fazbear queimado e destruído.

Phantom Freddy é essencialmente o mesmo modelo de Freddy Fazbear do segundo jogo, mas no lugar de seus olhos azuis, há olhos de íris brancas e parece não ter metade de sua perna direita. Ele também parece estar carbonizado ou queimado, possivelmente prenunciando o fim neutro do terceiro jogo.

Ele compartilha similaridades com o modelo de Golden Freddy de Five Nights at Freddy's 2, ou seja, sua orelha esquerda está em falta e fios saem de sua órbita ocular direita. Curiosamente, ele parece estar colorido como dourado, ou pelo menos verde, embora isso simplesmente se deva devido a sua aparência queimada, já que os outros animatrônicos fantasmas compartilham as mesmas propriedades de seu esquema de cores. E por estes fatos é provável que Phantom Freddy seja Golden Freddy, ele dá o jumpscare quando o jogador começa a olhar por muito tempo para ele no corredor e, quando o jogador abaixa a câmera, ele dá seu jumpscare.

Phantom Foxy[editar | editar código-fonte]

Phantom Foxy é um antagonista de Five Nights at Freddy's 3 e um dos 6 fantasmas animatrônicos do jogo. Ele é o fantasma de um Foxy destruído, especificamente do modelo que está dentro da caixa presente no Escritório.

Phantom Foxy é essencialmente o mesmo modelo de Foxy do segundo jogo, mas no lugar de seus olhos normais, há olhos de íris brancas. Além disso, ele não possui mais o braço que contém seu gancho, provavelmente devido a ele estar dentro da caixa no Escritório. Ele também parece estar carbonizado ou queimado, possivelmente prenunciando o fim neutro do terceiro jogo.

Phantom Mangle[editar | editar código-fonte]

Phantom Mangle é um antagonista de Five Nights at Freddy's 3 e um dos 6 fantasmas no jogo. É o fantasma do corpo destruído e queimado de Mangle.

Sua aparência é similar à do segundo jogo, mas igual aos outros Phantoms, parece estar queimada, e tem olhos com íris branca.

Assim como o Phanthon BB e Phantom Chica, Phantom Mangle aparecerá na CAM 4 na parte superior. Se o jogador não mudar de câmera quando isso ocorrer, ele irá aparecer na frente do jogador, fazendo barulhos e também desligará o sistema de áudio.

Phantom Puppet[editar | editar código-fonte]

Phantom Puppet é um antagonista de Five Nights at Freddy's 3 e um dos 6 fantasmas animatrônicos do jogo. Ele é o fantasma queimado e deteriorado de Puppet.

A aparência de Phantom Puppet é semelhante à de seu corpo em Five Nights at Freddy's 2, mas com uma pequena diferença; seu corpo está queimado e seu olhos tem pequenas íris brancas, assim como todos os outros Phantoms do jogo, e invés do sorriso em sua boca, há uma cara triste como "Reverse Puppet", animatrônico de FNAC (Five Nights at Candy), um dos fan-mades mais conhecidos de FNAF.

Ele aparece aleatoriamente na CAM 8(Ele só é ativado a partir da terceira noite),no fundo da câmera.Se o jogador não mudar de câmera quando isso ocorrer,ele irá aparecer na tela do jogador,sendo que ele não deixará o jogador usar a câmera ou o notebook, deixando o jogador vulnerável a ataques e quando ele sair da tela, desligará o sistema de ventilação.

Phone Guy e Phone Dude[editar | editar código-fonte]

Em Five Nights at Freddy's 3, uma nova personalidade é conhecida através do telefone. Apelidado de Rapaz do Telefone, o novo Cara do Telefone é um empregado da Fazbear Fright.

O Rapaz do Telefone parece ser muito feliz, como visto na gravação da Noite 1. Ele parece entusiasmado com a atração, e aparenta gostar de encontrar velhas relíquias. Na Noite 2, ele animadamente menciona ter encontrado um animatrônico real. Ele também brinca muito mais do que o Cara do Telefone original, dizendo que a cabeça do Foxy encontrada pode ser "apenas mais um cosplay estúpido" e dizendo que ele deveria vestir o protagonista em um traje peludo para parecer um animatrônico antes de encontrar Springtrap. Além disso, ele é muito menos sério quando se trata de seu trabalho.

O Cara do Telefone original está inalterado em sua maior parte do tempo, embora ele seja muito mais formal e menos expressivo, principalmente por ele estar falando como um instrutor, em vez de jogar conversa fora com o protagonista.

Purple Guy (Springtrap)[editar | editar código-fonte]

Purple guy (Sendo seu nome verdadeiro William Afton)Ele é o responsável pela morte das cinco crianças, mas que supostamente não foi seu primeiro crime, de acordo com os minigames vistos no segundo jogo.

Purple Man é representado nos minigames como um homem de cor roxa na forma de um homem adulto. Esse sprite muda um pouco em cada minigame. Até o terceiro jogo, ele mantém uma aparência não muito detalhada, embora seu estado emocional possa ser facilmente descoberto através de seus olhos, sobrancelhas e boca.

O único caso em que Purple Man é mais detalhado é durante a versão "You can't" do Minigame da Morte SAVE THEM, onde ele aparece vestindo um símbolo amarelo em seu peitoral semelhante a um distintivo. Ele também segura possivelmente um telefone.

Teorias afirmam que o "Cara do Telefone é o Purple Man", e que o objeto é um telefone, mas outros argumentam que isso é improvável já que telefones sem fio não existiam na época quando se passa o jogo. Outros acreditam que seja uma arma, já que ele parece está-la usando para danificar Freddy Fazbear.

E Purple Man, supostamente, não tem presença fora dos minigames, mas se tem ideia de seus atos na Freddy Fazbear. Entre sua presença nos minigames e informações recolhidas a partir de chamadas telefônicas, bem como cartazes no primeiro jogo da série, os jogadores descobriram um pouco sobre o Purple Man.

A julgar por suas ações e aparência dentro dos minigames, Purple Man é um homem cruel e extremamente frio, sorrindo enquanto pratica seus crimes. Até ser perseguido pelos espíritos das cinco crianças, ele não mostrava nenhum remorso - no entanto, ele mostra uma forma de pânico e preocupação com sua própria vida, em vez de culpa pelo seus atos.

Muitos dos minigames de Five Nights at Freddy's 2 é demonstrado o assassinato das cinco crianças por Purple man.

Alucinações[editar | editar código-fonte]

Em raras ocasiões de FNAF 3, no canto esquerdo do escritório, aparece um animatrônico com o mesmo modelo de Golden e Shadow Freddy de FNAF 2. Se clarearmos a imagem, nós podemos ver que o animatrônico tem cor púrpura, mas a iluminação verde dificulta a visualização da cor do animatrônico, causando muitos debates se esse personagem é Golden Freddy ou Shadow Freddy.

Referências

  1. «Five Nights at Freddy's 2 for PC». GameRankings.com. Consultado em 30 de novembro de 2014 
  2. Prescott, Shaun (10 de novembro de 2014). «Five Nights at Freddy's 2 is now available on Steam». PC Gamer. Consultado em 3 de fevereiro de 2015 
  3. Scott Cawthon (2 de março de 2015). Five Nights at Freddy's 3. PC. Cena: Night 1 phone call. Como, a atração abre em como, por semana. Então tivemos que ter certeza que tudo funciona, e nada pega fogo! [...] Portanto, não só você vai estar monitorando as pessoas sobre as câmeras que eles passam, sabe, para se certificar de que ninguém rouba nada ou faz fora no canto, mas você também vai ser uma parte do show. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]