Five Nights at Freddy's

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Five Nights at Freddy's
Gênero(s) Survival Horror, Point-and-Click
Desenvolvedora(s) Scott Cawthon
Publicadora(s) Steam, Google Play, App Store, PlayStation (apenas um jogo)
Distribuidora(s) ClickTeam USA LLC
Criador(es) Scott Cawthon
Plataformas Microsoft Windows (na Steam), Android, iOS, PlayStation VR (apenas um jogo),
Primeiro título Five Nights at Freddy's (jogo eletrônico)
23 de julho de 2014
Último título Five Nights at Freddy Ar: Special Delivery
25 de Novembro de 2019
Spin-off(s) FNAF World / Freddy in Space 2
scottgames.com
Portal Portal de jogos eletrônicos

Five Nights at Freddy's (traduzido em Português para Cinco Noites no Freddy) é uma série de jogos eletrônicos independentes de sobrevivência e terror e Point-and-Click criada por Scott Cawthon que começou com um jogo simples e diferenciado e passou para uma franquia de vários jogos, livros e futuramente filmes, que alcançaram fãs no mundo inteiro.

Foram lançados 7 jogos principais, um spin-off (FNaF World), três livros não canônicos (Five Nights at Freddy's: Silver Eyes, The Twisted Ones e o The Fourth Closet), um jogo VR e um jogo AR, 5 livros canônicos (relacionados diretamente ou indiretamente com a história principal) que são eles: Into the Pit, Fetch, 01:35 AM, Step Closer e Bunny Call. O primeiro livro saiu em dezembro de 2019, o segundo foi lançado em março de 2020. Em 25 de junho de 2019, foi lançado o The Freddy Files atualizado (Com novas confirmações e detalhes sobre os jogos de Five Nights at Freddy's 1, 2, 3, 4, Sister Location e Pizzeria Simulator). O The Freddy Files original foi alterado por apresentar muitos erros sobre fatos e também ter usado modelos fan-arts no livro. Atualmente há 3 filmes que estão em produção, e agora temos o Security Breach que ainda está em desenvolvimento. Algumas teorias acreditam que esse jogo foi baseado em fatos reais da pizzaria Chuck e Cheese's, quando em 1993 ocorreu a Chacina de Aurora.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Five Nights at Freddy's consiste em jogos de vídeo-horror, onde cada jogo possui diferenças na jogabilidade.

Nos dois primeiros jogos, o jogador assume o papel de um segurança noturno na Pizzaria Freddy Fazbear's Pizza, uma pizzaria semelhante as franquias ShowBiz Pizza Place e Chuck E. Cheese's. O restaurante conta também com bonecos animatrônicos que cantam e dançam para o entretenimento do público. Estes animatrônicos andam livres pelo restaurante durante a noite por motivos técnicos, e o jogador é instruído a manter vigilância sobre estes, pois apresentam comportamento hostil durante a noite, podendo chegar ao ponto de tentar atacá-lo por achar que o segurança é um endoesqueleto de um animatrônico fora da roupa. Nos 3 primeiros jogos da série, o jogador permanece num escritório, e tem a capacidade de usar um sistema de monitoramento baseado em uma tela para observar os robôs através de várias câmeras espalhadas pelo local, embora só possa ver uma câmera por vez.

No primeiro jogo, o jogador além das câmeras, ainda conta com portas que ficam nas laterais da sala para proteger-se. Também há duas luzes que iluminam os corredores ao lado das portas. Essas luzes podem ser usadas para verificar se há algum animatrônico prestes a entrar, e se tiver, terá apenas alguns segundos para agir e fechar a porta (caso contrario, o robô irá emperrar a porta, deixando o jogador vulnerável).

No segundo jogo, o jogador não tem portas para se proteger, e são muito mais animatrônicos, mas possui uma máscara do Freddy vazia, para enganar a maioria dos robôs. O jogador ainda precisa dar corda em uma caixinha de música, para manter-se a salvo de Puppet. Ao contrário do primeiro jogo, as câmeras possuem lanternas para iluminar os cômodos e uma lanterna principal, que pode ser usada contra Foxy.

Além do jogador ter de lidar com os robôs, nos 2 primeiros jogos era exigido economizar energia elétrica e lanterna, pois esta é limitada por conta de cortes no orçamento do restaurante. Existem indicadores visíveis na tela principal do jogo que indicam a quantidade de energia disponível. Caso a energia se esgote, a sala ficará escura e na sequência o jogador será morto por algum dos robôs. No primeiro jogo, quando a energia acaba, o jogador ouve um jingle que é reproduzido por Freddy antes de atacar o jogador. Há uma possibilidade de sobreviver se o jogador fingir-se de morto, ou seja, não movimentar o mouse (essa dica é dada pelo Phone Guy na noite 3). Já no segundo jogo, se a energia acabar, você ainda poderá usar a câmera, só que não poderá usar as lanternas da sala e das câmeras.

No terceiro jogo, o jogador assume o papel de um segurança noturno recém contratado da atração de terror Fazbear Fright que é a antiga pizzaria que teria sofrido com um incêndio. Pela primeira vez na série, o jogo não se passa em uma pizzaria propriamente dita e não há limitações no uso de energia. Desta vez, o jogador deve manter todos os sistemas de segurança do estabelecimento funcionando, afim de manter o único animatrônico real longe da sua sala. Para isso o jogador deve reiniciar esses sistemas sempre que houver falha. O sistema de monitoramento dá a opção de reproduzir um som de uma criança no local monitorado, que é usado para atrair o robô para este local. O jogador também sofre com alucinações de outros robôs da série, que o atacam. Esses ataques não matam, mas causam erros no sistema, o que pode acabar atraindo o robô real para sua sala.

No quarto jogo, pela primeira vez na série, o jogador não é um segurança, e nem está em um estabelecimento comercial. Dessa vez, o jogador encarna uma criança em seu quarto. O jogador conta com uma lanterna, que pode ser usada para espantar os robôs e iluminar o quarto e corredores, afim de os localizar e os espantar. O jogador deve prestar atenção nos sons do jogo, pois esses informam, de certa forma, a localização dos robôs. Isso irá ajudar a saber a hora exata de fechar as portas. Caso o jogador feche a porta fora de hora, os robôs serão atraídos para mais perto. O jogador deve se preocupar também com o armário central, pois o animatrônico Nightmare Foxy pode entrar nesse armário e se esconder, afim de atacar o jogador. Também deve-se dar atenção à cama, que se encontra atrás do jogador, pois alguns pequenos robôs semelhantes a Nightmare Freddy denominados de Freddles podem subir na cama durante a noite. O jogador pode iluminar a cama com a lanterna para afugentar os Freddles. Caso fique muito tempo sem dar atenção à cama, os Freddles atrairão Nightmare Freddy até o quarto. O quarto jogo tem uma segunda versão especial de Halloween, onde os animatronics mudam, mas a jogabilidade continua a mesma.

O quinto jogo mais uma vez mantém as portas, apesar do final secreto. Dessa vez o jogador é guiado por duas vozes, uma masculina e a outra feminina, sendo a feminina (originada da animatrônica Baby) a que você deve seguir para sobreviver. A lanterna retorna, mas agora perde toda a funcionalidade, ficando apenas para iluminar para saber se o animatrônico saiu de lugar ou não, ou para poder ver onde você está e não para atrasá-los. Um sistema de controle elevado é introduzido no jogo, agora pode-se dar choque nos animatrônicos. Outras mecânicas incluem outro controle dentro da "sala de disjuntores", controlando a energia de toda a instalação, e um farol de flash, que permite ao jogador ver no "Auditório Funtime" escurecido e evitar o único animatrônico naquela sala. Sister Location também é o único jogo que permite ao jogador mover-se entre as salas.

O sexto jogo oferece um estilo muito diferente, onde o jogador deve gastar dinheiro no jogo para comprar recursos para sua pizzaria em uma jogabilidade estilo tycoon. Uma série de minigames pode ser jogada testando atrações usadas no estabelecimento. Ao mesmo tempo em que o jogador esteja cuidando desta parte do jogo, ele deve se sentar em uma sala e completar tarefas enquanto se protege de animatrônicos hostis que foram “salvos” no fim da noite, algumas das tarefas incluem consertar os animatronics que foram salvos, o que é muito perigoso, pois o jogador pode morrer apenas pelo tempo ou por um movimento errado. A jogabilidade desta parte compartilha muitos elementos com Five Nights at Freddy's 3, como a importância da ventilação e a capacidade de distrair os animatrônicos usando áudio.

Cada jogo exige que o jogador sobreviva cinco noites, com cada noite aumentando a dificuldade. Há uma sexta noite destravável presente em todos os jogos, com mais noites adicionais variando entre os jogos: os dois primeiros jogos apresentam uma sétima noite personalizável que permite ao jogador personalizar a IA de cada animatrônico. Um DLC noturno personalizado também está disponível para Sister Location. O terceiro jogo não apresenta nenhuma noite após a sexta, enquanto o quarto jogo inclui uma sétima e oitava noite, nenhuma das quais é personalizável. O quinto jogo é atualmente o único com apenas cinco noites, se o DLC não estiver incluído.

O spin-off FNaF World é totalmente diferente dos originais, levando o jogador a explorar um mundo de RPG alegre batalhando por pontos de experiência. O jogador desbloqueia diferentes áreas ao continuar sua aventura. Eventualmente, depois de completar certas tarefas, o jogador ganha um dos oito finais diferentes, todos os quais destravam um troféu na tela do título depois de concluído. O jogo também recebeu uma atualização intitulada "Update 2", que introduziu os personagens animatrônicos em Five Nights at Freddy's 4 de Halloween e alguns personagens dos jogos antigos de Cawthon. A atualização também introduziu outro personagem chefe que o jogador deve derrotar, assim como minigames para desbloquear os novos personagens acima mencionados.

Ainda existe o spin-off da Ultimate Custom Night, onde o jogador tem todos os animatronics dos jogos principais e alguns novos numa noite personalizável e desafiadora. No total, tem 50 animatrônicos para serem escolhidos, e a alguns animatrônicos tem uma fala após assassinar o jogador.

História[editar | editar código-fonte]

Five Nights at Freddy's[editar | editar código-fonte]

No ano de 1993, o personagem principal, cujo nome mais tarde se revela ser Mike Schmidt, começou num emprego de guarda de segurança noturno no restaurante da Pizzaria Freddy Fazbear. Uma mensagem de voz deixada gravada pelo antecessor de Mike explica que os personagens animatrônicos utilizados no restaurante - Freddy Fazbear, Bonnie the Bunny, Chica the Chicken e Foxy the Pirate Fox - são deixados funcionando e perambulando livremente pelo estabelecimento durante a noite, porque caso ficassem desligados por muito tempo, seus motores travariam. Ele acrescenta que não se permitia mais que os animatrônicos perambulassem livremente durante o dia desde um incidente conhecido como "a Mordida de 87", em que aparentemente uma criança havia sido mordida por um animatrônico e perdeu o lobo frontal. O funcionário avisa a Mike que se um dos robôs encontrar uma pessoa à noite, irão achar que se trata de um endoesqueleto de animatrônico ainda sem revestimento, e o introduzirão a força em um revestimento mecânico que acaba matando-o no processo. Algum tempo depois, graças a cartazes vistos no canto do corredor principal, é descoberto que os animatrônicos movem-se sozinhos porque há almas de crianças dentro dos bonecos. segundo os cartazes, cinco crianças foram mortas por um homem que usava uma fantasia de animatrônico, e dizem que os corpos das crianças foram colocados dentro dos bonecos. Inexplicavelmente, as almas das vítimas tomaram controle dos animatronicos, e eles atacam o jogador pois acham que ele é o assassino.

Five Nights at Freddy's 2[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Five Nights at Freddy's 2

A história se passa em 1987. O personagem do jogador é Jeremy Fitzgerald, começou a trabalhar como guarda de segurança noturno na melhorada Pizzaria Freddy Fazbear. A mesma pessoa do jogo anterior (só que mais nova) um cara telefona para Jeremy no início de cada noite para explicar a jogabilidade e história. Ele explica que os novos (na época) animatrônicos, que têm um software especial de reconhecimento facial para proteger as crianças de danos potenciais, não foram programados com um modo noturno apropriado, então quando eles não ouvem nenhum som, sua programação lhes diz que eles estão no lugar errado e procuram a fonte sonora mais próxima em busca de pessoas para entreter, lugar que calha de ser o escritório.

Assim como no jogo anterior, a programação dos animatrônicos lhes diz que não deveria haver ninguém no restaurante fora do horário do expediente, por isso, ao se depararem com Jeremy, eles acreditarão que ele é um endoesqueleto de animatrônico sem um revestimento e o introduzirão em um revestimento sobressalente de Freddy Fazbear, matando-o no processo. O homem ao telefone explica que o restaurante tem uma fonte de energia ilimitada à noite (ao contrário do jogo anterior), mas não há portas bloqueando o acesso ao escritório, o que obriga o jogador a usar uma máscara sobressalente de Freddy Fazbear para fazer a maioria dos animatrônicos não confundi-lo com um endosqueleto. O jogador será informado de que deve continuamente dar corda em uma caixa de música para evitar que a música pare e a marionete saia de sua caixa e ataque o jogador.

O jogador também é informado de que a luz de sua lanterna consegue fazer com que o sistema de certos animatrônicos se reinicie, fazendo-os sair do escritório. À medida que o jogo avança e mais personagens inimigos aparecem, o homem ao telefone informa a Jeremy sobre a presença dos personagens, seus padrões de movimento, e algumas informações de plano de fundo sobre a sua presença na sequela. Por exemplo, o homem ao telefone explica que os animatrônicos antigos estão no novo restaurante, e foram adaptados com a nova tecnologia, mas como eles não funcionaram corretamente, eles são mantidos como fonte de peças de reposição.

À medida que o jogo avança, é sugerido que alguma coisa está acontecendo durante o dia, com o homem ao telefone mencionando que há boatos correndo e, mais tarde, que uma investigação policial está em curso. Não se especifica o que exatamente está acontecendo, mas o homem informa que alguém aparentemente entrou no restaurante e "usou um dos revestimentos de animatrônicos" com intenções desconhecidas. Na quinta noite do jogo, Jeremy é informado pelo homem ao telefone de que o restaurante foi colocado em confinamento devido a um evento que ele não vai descrever, mas que é necessário para garantir que nenhum funcionário, atual ou antigo, possa entrar ou sair. O homem também menciona que há uma vaga na segurança do restaurante no período diurno e Jeremy pode ser promovido a ela, e que o proprietário do restaurante antigo chamado "Fredbear's Family Diner" será contactado para dar mais informações sobre os animatrônicos.

Na sexta noite, o homem ao telefone informa a Jeremy que o restaurante foi fechado por razões não reveladas, mas ele menciona que alguém usou um "revestimento sobressalente amarelo" e que agora nenhum dos robôs funciona corretamente. Ele também diz a Jeremy que ele vai assumir como guarda de segurança noturno quando o restaurante reabrir. Se Jeremy conseguir sobreviver à sexta noite, ele vai ser promovido para o turno diurno para cobrir uma festa de aniversário no dia seguinte para certificar-se de que os animatrônicos não causem nenhum problema. Um jornal que é mostrado na tela de vitória da sexta noite diz que o restaurante irá fechar e os novos animatrônicos serão desmontados, mas os antigos serão guardados para quando o restaurante reabrir, insinuando os eventos do primeiro jogo.

No nível Noite Customizada, Jeremy é substituído por um novo personagem jogador chamado Fritz Smith devido à promoção de Jeremy. Se o jogador conseguir vencer a Noite Customizada, ele descobre que Fritz foi demitido por "mexer nos animatrônicos" (por ser capaz de mexer na IA) e por "mau cheiro", uma referência à mensagem do nível customizado do jogo anterior.

Alguns dizem que, Jeremy Fitzgerald é a vítima da mordida de 87, pois o Phone Guy diz " mantenha-se perto dos robôs para evitar qualquer problema ou acidente", quando ele diz "mantenha-se perto dos robôs" seria a mesma coisa de "deixe uma chance dos robôs te arrancarem o lóbulo frontal".

Five Nights at Freddy's 3[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Five Nights at Freddy's 3

Five Nights at Freddy 3 está definido trinta anos depois dos eventos do jogo original. O jogador assume o papel de um funcionário recém-contratado pela Pavores Fazbear, uma atração de horror temática baseada nos mistérios não resolvidos da Pizzaria Freddy Fazbear, construída usando apetrechos recuperado dos restaurantes originais. Durante a semana antes da atração está prevista a abertura ao público, o jogador deve vigiar a instalação do Serviço de Segurança durante o turno da noite (00:00-06:00 em tempo de jogo), usando uma rede de câmeras de vigilância colocadas nos quartos e saídas de ar. Além disso, o jogador deve monitorar o status de sistemas operacionais - três câmeras, áudio e ventilação - e reiniciá-los quando eles começarem a falhar. Problemas com a câmera causam feeds de vídeo, já mal iluminados e distorcidos, se tornando totalmente obscurecido por estática. Se a ventilação falhar, o jogador começa a ter alucinações e ver fantasmas dos animatrônicos dos jogos anteriores, que podem causar avarias adicionais. Depois da primeira noite, a equipe Pavores Fazbear descobriram, um animatrônico deteriorado, um coelho amarelo, que eles se referem como Springtrap. E o Cara do Telefone sempre se refere a ele como Spring Bonnie. O jogador deve impedi-lo de entrar no escritório e atacar; se isso acontecer, o jogo termina. O jogador pode selar as saídas de ar em certos pontos para bloquear o seu progresso, mas não pode selar a entrada da ventilação que leva diretamente para o escritório. O sistema de áudio pode ser usado para reproduzir efeitos sonoros que afasta Springtrap do escritório.

Com o progresso das noites, o jogador ouve uma série de fitas cassete de instruções, semelhantes às chamadas telefônicas dos dois primeiros jogos, que instruem os funcionários como operar o terno Springtrap, que podem ser usados ​​por ambos os seres humanos e endosqueletos animatrônicos. No entanto, fitas posteriores desencorajam o uso do terno pelos funcionários devido a uma série de acidentes fatais envolvendo a falha de mecanismo springlock do terno. Minigames de baixa resolução entre noites insinuam o passado conturbado do restaurante, com minigames das quatro primeiras noites "que descreve os animatrônicos originais seguindo na sequência uma sombra roxa escura antes de serem violentamente desmontados por um homem de cor roxa, anteriormente visto nos minigames de Five Nights at Freddy's 2 como o homem responsável pelos vários assassinatos que ocorreram ao longo da história ficcional da franquia. Em um minigame na quinta noite, os fantasmas das cinco crianças que habitavam os animatrônicos aparecem, o homem roxo, tenta proteger-se escondendo-se no terno Springtrap. No entanto, o defeituoso mecanismo de springlock do terno falha, e o homem roxo é esmagado como as crianças desaparecem, deixando seu assassino para sangrar até a morte.

Ao contrário das entradas anteriores, Five Nights at Freddy's 3 contém dois finais, dependendo se o jogador tenha encontrado e completou todos os minigames escondidos dentro do jogo principal. Algumas delas estão disponíveis apenas nas noites específicas, enquanto outros podem ser acessados ​​durante qualquer noite. O "final ruim" é alcançado a partir de completar o jogo sem completar todos, ou nenhum dos minigames escondidos, e mostra uma tela que descreve as cabeças dos cinco animatrônicos do primeiro jogo com os olhos iluminados, indicando que as almas das crianças desaparecidas não foram libertadas. Completando todos os minigames escondidos antes de completar o jogo ganha o "bom final", que é o mesmo ecrã, conforme descrito anteriormente, mas com a cabeça dos animatrônicos desligadas, indicando que as almas das crianças desaparecidas foram libertadas, e elas podem finalmente descansar em paz.

Completando as cinco noites desbloqueia uma noite bônus, "Nightmare", o que aumenta a dificuldade do jogo, semelhante a "Noite 6" nos títulos anteriores. Ao jogar o modo, uma gravação arquiva todos os locais da Pizzaria Freddy Fazbear: quartos seguros, uma sala de emergência adicional não registrados nos animatrônicos sistemas de inteligência artificial ou de segurança, serão permanentemente selado, instruindo os funcionários a não contar a ninguém de sua existência. Quando esta noite é concluída, um recorte de jornal revela que Pavores Fazbear é destruída em um incêndio logo após os eventos do jogo, e que qualquer peças recuperáveis ​​a partir da atração vão ser leiloadas. No entanto, iluminando a imagem revela Springtrap em segundo plano, o que sugere alguma forma ele sobreviveu, deixando seu destino desconhecido.

Five Nights at Freddy's 4: The Final Chapter[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Five Nights at Freddy's 4

Desde 27 de abril de 2015, Scott Cawthon vinha liberando em seu site teasers para um novo jogo da série Five Nights at Freddy's. Five Nights at Freddy's 4: The Final Chapter. Os teasers eram imagens com os personagens da série. Um trailer foi lançado em 13 de julho de 2015 e deu a entender que o jogo se passava na casa do personagem principal. O subtítulo "The Final Chapter" foi descartado. O lançamento do jogo foi marcado para o dia 08 de agosto de 2015, para coincidir com a data de lançamento do jogo original e comemorar o aniversário da série. No entanto, o jogo foi lançado repentinamente em 23 de julho de 2015 na Steam.

No jogo é contada, por meio de mini-games destravados a cada noite completada, a história de um garoto. Este que aparenta não gostar muito de animatrônicos, mas que simpatiza com os personagens seriado. Seu irmão assusta-o com a cabeça de um boneco de pelúcia com a imagem de Foxy. O garoto iria comemorar seu aniversário no restaurante Fredbear's Family Diner, mesmo tendo medo dos robôs. No dia do aniversário, seu irmão mais velho chamou três amigos dele pra "ver os bonecos animatronicos" e eles se fantasiaram de Freddy, Bonnie, Chica e Foxy. No dia da festa de aniversário, o amigos de seu irmão o pegaram e o carregaram para perto do Fredbear, para amedrontar mais o garoto, seu irmão falou: Ele quer dar um beijo no Fredbear. Ele quer ver mais de perto". Fredbear era apenas um boneco mecânico e sua função era abrir e fechar a boca enquanto tocava músicas[1], seu irmão e seus amigos o colocam na boca de Fredbear. Fredbear fechou sua boca, por causa de uma falha de springlocks causada pelas lágrimas da criança, que supostamente matou o garoto. O irmão e seus amigos ficaram parados, aparentando estar arrasados e assustados, pelo fizeram e viram.

Five Nights at Freddy's: Sister Location[editar | editar código-fonte]

Lançado em 7 de outubro de 2016, este jogo se passa em um lugar conhecido como Circus Baby Entertainment And Rentals, onde acompanhamos o trabalho de um técnico noturno que noite após noite realiza manutenções em diversos animatrônicos do lugar. Para continuarmos vivos, devemos aprender as mecânicas de cada animatrônico presente no jogo, seja andando sem fazer muito barulho ou monitorando frequentemente a movimentação deles. Durante as noites nos temos algo diferente dos outros jogos,ao inves de sermos guiados por homens em telefones ou fitas cassetes somos guiados por robos. O primeiro funciona como um tipo de inteligencia artificial do local chamada HandUnit que nos orienta sobre o basico,mas ele só fala oque ele quer que você saiba quem realmente te ajuda e a animatrônica principal do local chamada Circus Baby.Ela te ensina como derrotar os Bidybads e a Ballora na segunda noite, ainda nessa noite HandUnit honestamente o ajuda a passar pelo Funtime Freddy.

Depois na terceira noite, você consegue ouvir um áudio secreto da Circus Baby que conta como ela já capturou e matou uma menina que mostra que ela foi feita para capturar crianças, depois mais uma vez honestamente HandUnit o ajuda a derrotar Funtime Foxy e Bonbon, mas no final da noite você acaba morrendo para Funtime Foxy automaticamente, sem poder fazer nada para impedir, na quarta noite você é instruído por Circus Baby como manusear um traje de springloock enquanto enfrenta as Minireenas assim na ultima noite você é levado para a Sala de Desmonte e acaba levando um golpe de uma garra de metal chamada Scooper que arranca seus órgãos, e sua pele é usada para Circus Baby junto com todos os outros animatronicos Funtime Freddy, Funtime Foxy e Ballora fugirem se passando por você.

Freddy Fazbear's Pizzeria Simulator[editar | editar código-fonte]

Cawthon lançou o Freddy Fazbear's Pizzeria Simulator gratuitamente na Steam no dia 4 de dezembro de 2017 depois de provocar o jogo alguns dias antes. O jogo parece jogar como um jogo de simulação de restaurante para planejar e executar a Pizzaria própria de Freddy Fazbear, mas acaba envolvendo vários mini-jogos que estão na mesma veia de horror de sobrevivência que os outros jogos principais da série. Os elementos da parte de simulação do restaurante afetam as partes do jogo semelhantes às séries principais[2] [3]

Five Nights at Freddy's: Ultimate Custom Night[editar | editar código-fonte]

Ultimate Custom Night, um jogo que conta com o modo "noite personalizada" visto em jogos anteriores, foi lançado em 27 de junho de 2018.[4] [5] A noite personalizável permite que o jogador escolha entre mais de 50 animatronics de todos os outros seis principais jogos de Five Nights at Freddy's , bem como do spin-off, FNaF World, e defina suas dificuldades (entre 0 e 20) para determinar o quão agressivo eles são durante a noite. O jogador também pode selecionar o escritório em que deseja jogar e tem 16 modos de jogo temáticos disponíveis para eles. [6] [7] Originalmente, Ultimate Custom Night era para ser um DLC de Freddy Fazbear's Pizzeria Simulator, mas acabou por se tornar num jogo independente.

Five Nights at Freddy's World[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Five Nights at Freddy's World

Em setembro de 2015, Scott Cawthon anunciou que estava desenvolvendo um novo jogo spin-off, intitulado Five Nights at Freddy's World.[8] O jogo não é de terror, e sim um RPG eletrônico, utilizando os vários personagens animatrônicos dos outros jogos. Scott mostrou no anúncio que o jogo é um spin-off, considerando que o arco principal dos jogos anteriores foi completado com o quarto jogo. A demo foi programada para ser lançada um momento antes do jogo completo, que foi programado para ser lançado em 2016.[9] Os personagens serão os antagonistas de cada jogo, e se chamarão com os seus nomes com a adição da palavra Adventure (Ex.: Adventure Freddy).

Em FNaF World você pode poderá escolher dois times principais com quatro integrantes cada para usa-los em batalha. Inicialmente seus times são Freddy, Bonnie, Chica e Foxy no time azul e Toy Freddy, Toy Chica, Toy Bonnie e Mangle no time rosa. Cada integrante possui 3 ataques que tanto podem ser ofensivos (atacando os inimigos), restaurativos (onde se pode restaurar sua vida no time) ou evolutivos (onde se pode aumentar ataque, velocidade e defesa do time enquanto batalha). Se caso todos os personagens morrerem você perderá a partida e será redirecionado ao lugar onde tudo começou.

Em FNaF World, as orientações de FredBear, que te mostrará os locais dos misteriosos itens "glitchados", que te darão teletransporte ao mundo glitchado ou através dele você terá acesso a lugares no mundo. Você começará em Fazbear Hills, lugar que lembra muito uma vila em uma floresta, com algumas construções e uns vendedores.

Five Nights at Freddy's VR: Help Wanted[editar | editar código-fonte]

Em 18 de agosto de 2018, Cawthon confirmou em seu tópico no Steam que ele estaria fazendo um Five Nights no jogo de realidade virtual de Freddy para o PlayStation VR. Segundo o site do jogo, os jogadores assumem o papel de um técnico que repara os animatrônicos para uma pizzaria não identificada. [10] O jogador controla o jogo a partir de uma perspectiva em primeira pessoa, e realiza tarefas como consertar os animatrônicos, resolver quebra-cabeças e navegar em corredores escuros, evitando os animatrônicos com mau funcionamento e hostis. O jogo terá vários locais da franquia FNaF, como mostrado em teasers embutidos no trailer. Além disso, a maioria dos animatronics de jogos anteriores da série estará no jogo. Em 25 de março, durante o canal State of Play da Sony, anunciando vários novos jogos chegando ao PS4, um trailer do jogo foi exibido. [11]

Five Nights at Freddy's: Security Breach[editar | editar código-fonte]

Um novo jogo da franquia intitulado Five Nights at Freddy's: Security Breach está previsto para o final de 2020 de acordo com o criador Scott Cawthon. O primeiro teaser revelado mostrava um shopping com o estilo da década de 1980, onde os novos animatrônicos (Glamrock Freddy, Glamrock Chica, Montgomery Gator e Roxanne Wolf) estão se apresentando num palco com um público animado.

Adaptação cinematográfica[editar | editar código-fonte]

A Warner Bros. Pictures anunciou em abril de 2015, que tinha adquirido os direitos para adaptar a série para o cinema. Roy Lee, Seth Grahame-Smith e David Katzenberg foram contatados para a produção. Grahame-Smith afirmou que eles estão colaborando com Cawthon "para fazer um filme insano, aterrorizante e estranhamente adorável".[12] Em julho de 2015, Gil Kenan assinado para dirigir a adaptação e co-escrever com Tyler Burton Smith.[13] O filme contará com uma história original definida dentro do mesmo cânone da série de jogos, com animatrônicos projetados pela Jim Henson's Creature Shop.[14] Em 2017, A Blumhouse Productions anunciou os direitos comprados depois que a Warner Bros desistiu de fazer o filme. Chris Columbus, mesmo diretor de Harry Potter foi confirmado que será o diretor do filme.

Em 2020 Scott Cawthon[15], criador de Five Nights at Freddy's, anunciou na Steam novas informações sobre o roteiro.

"Roteiro 'Mike' - Hmmmm... Este parece ter mais sentido. Porque eu não pensei nisto antes? - Problemas: Na verdade, isso aqui é uma boa mistura... Faz o melhor dos dois elementos dos outros roteiros. Não tem problema nenhum aqui. Todos os personagens estão certos, todas as motivações estão certas e tudo está certo. - Veredito: Sim, vai ser esse. Vai ser divertido, assustador e uma grande história central!" diz Scott na Steam.

Os fãs ficaram em dúvida, pois existem dois Mikes em toda a história. Mike Schmidt (Protagonista de "Five Nights at Freddy's") e Michael Afton (Protagonista de "Five Nights at Freddy's 4: The Final Chapter").

Livros[editar | editar código-fonte]

Five Nights at Freddy's: The Silver Eyes (2015)[editar | editar código-fonte]

Um livro escrito por Scott e Kira Breed-Wrisley chamado Five Nights at Freddy's: The Silver Eyes foi lançado no dia 17 de dezembro de 2015 digitalmente para o Amazon Kindle. Uma versão impressa saiu em 2016. O livro se passa 10 anos depois dos assassinatos na Freddy Fazbear's Pizza e apresenta personagens nunca vistos na franquia como a protagonista Charlotte.[16][17]

Five Nights at Freddy's: The Twisted Ones (2017)[editar | editar código-fonte]

Five Nights at Freddy: The Twisted Ones é o segundo romance escrito por Cawthon e Breed-Wrisley, sendo uma sequência de Five Nights at Freddy: The Silver Eyes. Edições digitais e físicas foram lançadas em 27 de junho de 2017.[18]

Five Nights at Freddy's: The Fourth Closet (2018)[editar | editar código-fonte]

Five Nights at Freddy's: The Fourth Closet é o terceiro romance escrito por Cawthon e Breed-Wrisley, lançado em 26 de junho de 2018. [19] O romance tem foco nos amigos de Charlie, que investigam a verdade por trás do que aconteceu em The Twisted Ones, enquanto eventos misteriosos acontecem após a abertura de um novo restaurante.

Guia[editar | editar código-fonte]

Five Nights at Freddy's: The Freddy Files (2017)[editar | editar código-fonte]

Five Nights at Freddy's: The Freddy Files é o guia oficial da série, destacando várias mecânicas de jogabilidade e pontos de enredo da série. Edições digitais e de bolso foram lançadas em 29 de agosto de 2017.[20]

Outros Livros[editar | editar código-fonte]

Five Nights at Freddy's: Survival Logbook (2017)[editar | editar código-fonte]

Five Nights at Freddy's: Survival Logbook é um livro de atividades.[21] Ele apareceu pela primeira vez na Amazon em meados de 2017. Ao contrário dos lançamentos de livros anteriores, o Survival Logbook não tem edições Amazon Kindle listadas, com páginas projetadas para escrita física em vez de simplesmente ler de um dispositivo. O livro foi lançado em 26 de dezembro de 2017.[22] [23]

Personagens[editar | editar código-fonte]

Animatronics[editar | editar código-fonte]

Nota: nem todos os animatrônicos descritos aqui realmente aparecem como antagonistas, alguns são apenas Easter Eggs ou personagens de mini-games.

Five Nights at Freddy's[editar | editar código-fonte]

  • Freddy Fazbear
  • Bonnie the Bunny
  • Chica the Chicken & Cupcake
  • Foxy the Pirate Fox
  • Golden Freddy
  • Endo-01
Alguns personagens animatrônicos antagonistas do segundo jogo.

Five Nights at Freddy's 2[editar | editar código-fonte]

  • Withered Freddy
  • Withered Bonnie
  • Withered Chica
  • Withered Foxy
  • Withered Golden Freddy
  • Toy Freddy
  • Toy Bonnie
  • Toy Chica & Toy Cupcake
  • Mangle
  • BB/Balloon Boy
  • JJ/JayJay/Balloon Girl
  • The Puppet
  • Paperpals
  • Endo-02
  • Shadow Freddy
  • RWQFSFASXC (o verdadeiro nome do Shadow Bonnie)
  • Purple Guy
  • Crying Children

Five Nights at Freddy's 3[editar | editar código-fonte]

  • Springtrap
  • Phantom Freddy
  • Phantom Chica
  • Phantom Foxy
  • Phantom puppet
  • Phantom Balloon Boy
  • Phantom mangle
  • Purple Freddy
  • Minigame RWQFSFASXC

Five Nights at Freddy's 4[editar | editar código-fonte]

  • Nightmare Freddy & Freddles
  • Nightmare Bonnie
  • Nightmare Chica & Nightmare Cupcake
  • Nightmare Foxy
  • Plushtrap
  • Nightmare Fredbear
  • Nightmare
  • Nightmare Mangle
  • Nightmare Balloon Boy
  • Nightmarionne
  • Nightmare Endo
  • Jack-o-Bonnie
  • Jack-o-Chica & Jack-o-Lantern

Fredbear's Family Diner

  • Fredbear
  • Springbonnie
  • White Rabbit
  • Brownnie

FNAF WORLD[editar | editar código-fonte]

  • Endoplush
  • Virtual Freddy
  • Haunted Freddy
  • Animdude
  • Mr. Chipper
  • Coffee
  • Dee Dee
  • Lolbit
  • Mendo
  • Old Man Consequenses
  • White Rabbit
  • Redbear
  • Tangle
  • Bouncepot
  • Chica's Magic Rainbow

Five Nights at Freddy's: Sister Location[editar | editar código-fonte]

  • Circus Baby
  • Bidybabs (2)
  • Electrobab
  • Ballora
  • Minireenas (4)
  • Minireenas 2 (5)
  • Funtime Freddy
  • Bon-Bon
  • Bonnet
  • Funtime Foxy
  • Ennard
  • Yenndo
  • Funtime Lolbit
  • Little Joe
  • Magician
  • Dark Springtrap

Freddy Fazbear's Pizzeria Simulator[editar | editar código-fonte]

  • Scrap Baby
  • Molten Freddy
  • William Afton (Scraptrap)
  • Lefty
  • Rockstar Freddy
  • Rockstar Bonnie
  • Rockstar Chica
  • Rockstar Foxy & seu Papagaio
  • Helpy
  • Orville Elephant
  • Happy Frog
  • Nedd Bear
  • Mr Hippo
  • Pigpatch
  • El Chip
  • Funtime Chica & Funtime Cupcake
  • Music Man

Ultimate Custom Night (UCN)[editar | editar código-fonte]

Shadow Dee Dee

Fredbear (Esse Fredbear é no formato do Golden Freddy de FNaF 1, enquanto o Fredbear da Fredbear's Family Diner é do formato do Withered Golden Freddy)

Five Nights at Freddy's VR: Help Wanted:

  • Dreadbear
  • Glitchtrap
  • Grimm Foxy
  • Plushbabies
  • Scrap Plushbabies
  • Plushkins
  • Dark Freddy
  • Neon Bonnie
  • Neon Chica
  • Dark Foxy
  • Burnt Foxy
  • Burned Freddles
  • Death Snowman
  • Shadow Mangle
  • White Bunny Mask
  • Blacklight Freddy
  • Blacklight Bonnie
  • Blacklight Chica
  • Blacklight Foxy

Five Nights at Freddy's AR: Special Delivery:

  • Freddy Frostbear
  • Shamrock Freddy
  • Chocolate Bonnie
  • Easter Bonnie
  • Vr Toy Freddy
  • Highscore Toy Chica
  • System Error Toy Bonnie
  • Radioactive Foxy
  • Toxic Springtrap
  • Firework Freddy
  • Liberty Chica
  • Flametrower Bare Endo
  • Broyler Baby
  • Scorching Chica
  • Flaming Springtrap
  • Ringmaster Foxy
  • Magician Mangle
  • Clown Springtrap
  • Jack o Bonnie
  • Jack o Chica
  • Catrina Toy Chica
  • Plushtrap

Recepção[editar | editar código-fonte]

Pontuações resenha agregadas
Jogo GameRankings Metacritic
Five Nights at Freddy's (PC) 85.00%[4]

(iOS) 80.00%[5]

(PC) 78[6]
Five Nights at Freddy's 2 (PC) 66.25%[7]

(iOS) 73.33%[8]

(PC) 63[9]
Five Nights at Freddy's 3 (PC) 73.60%[10]

(iOS) 80.00%[11]

(PC) 68[12]
Five Nights at Freddy's 4 (PC) 53.33%[13]

(iOS) 70.00%[14]

(PC) 50[15]
Five Nights at Freddy's: Sister Location (PC) 65.00%[13]

(iOS) 60.00%[14]

(PC) 62[15]

Os dois primeiros jogos receberam comentários positivos, ao passo que o terceiro e quarto entradas receberam críticas mistas.

O primeiro jogo foi elogiado pelos críticos para a sua visão única sobre o gênero horror de sobrevivência. Indie Game revista elogiou os jogos projeto artístico, comentando que "é uma experiência incrivelmente aterrorizante para tentar salvar-se do susto salto único que termina o jogo" um que era um "fantástico exemplo de como a inteligência em design e sutileza pode ser usado para fazer uma experiência aterrorizante ". PC Gamer, aquando da revisão do primeiro jogo, comentou sobre o fato de que os jogadores provavelmente vai experimentar a familiaridade com a configuração devido a restaurantes, como Chuck E. Cheese. Eles também observaram que, enquanto "a IA não é uma obra-prima de imprevisibilidade processual, seria [ainda] cabeça direto para você e comer o seu enfrenta fora, ou ele vai brincar como uma criança inocente antes de fechar para o matar. Sua mente irá preencher o resto. "

O segundo jogo recebeu críticas similarmente positivas, com PC Gamer comentando que o que ele esperava na sequela "foi mais jogos mentais e mais incerteza. Eu queria que os fatos animatrônicos plodding para me encontrar e rasgar meu rosto fora de maneiras novas e interessantes. Eu queria que as pernas de trabalho ", e que" "O que eu consegui foi um jogo de horror mergulhando pesadamente em decepção e sutileza. No entanto, ele também observou que "apreciando as partes boas, porém, vem com um custo de uma dificuldade frustrantemente íngreme."

O terceiro jogo foi, no entanto, provado ser um pouco menos popular entre os críticos. Os críticos de PC Gamer afirmaram que, embora eles gostaram do novo sistema de câmera reformulado, os jumpscares dos animatrônicos "sentiu um pouco obsoleto pela terceira noite", a ponto de se tornar um mero aborrecimento. Destructoid comentou que, enquanto Five Nights at Freddy's 3 é "de longe a parcela mais tecnicamente competente e satisfatória mecanicamente ainda", ele estava desapontado que em Fazbear Fright e Springtrap "faltavam charme do elenco original e locais."

O quarto jogo também recebeu críticas mistas dos críticos. O jogo foi criticado por seus jumpscares excessivamente-alto e ser muito difícil e confuso para os jogadores o mecânico para respirar. No entanto, ele foi elogiado por um crítico para o seu ambiente intenso e sons e gráficos assustadores, assim como seus jumpscares.

O quinto jogo recebeu comentários mistos a positivos. Destructoid chamou-o "ligeiramente acima da média ou simplesmente inofensivo. Os ventiladores do gênero devem apreciar este jogo, mas justo poucos serão deixados unfulfilled." GameCrate resumiu que "Sister Location é um fantástico jogo de terror, mesmo que não se sinta particularmente como o resto da série FNaF".

O sexto jogo recebeu críticas positivas, com a GameCrate chamando-o de um "jogo obrigatório para os fãs Five Nights at Freddy's " e o "melhor valor em jogos no momento". Rock, Paper, Shotgun também fez uma crítica positiva, chamando o jogo de "assustador como o inferno".

O sétimo jogo foi geralmente bem recebido pelos fãs. Rock, Paper, Shotgun considerou o jogo "uma bagunça intrigante", PC Gamer chamando-o de "uma versão elegante e personalizável da fórmula clássica de survival horror"

Five Nights at Freddy's provou ser popular para ser jogado por fluxos de vídeo para o seu público, como para capturar sustos salto do jogador e outras reações assustados, tornando-se um alvo comum para o jogo de vídeos de let. Flâmulas de vídeo populares como PewDiePie e Markiplier ajudaram os jogos a receber atenção adicional através de suas playthroughs. Em maio de 2015, o YouTube informou que playthroughs de cinco noites foram o oitavo mais assistido de toda a série de jogos de vídeo no serviço.

Referências

  1. FreddyJogo.com (28 de setembro de 2016). «FNAF Música» 
  2. https://kotaku.com/the-new-five-nights-at-freddys-game-isnt-what-it-seems-1820996517
  3. https://www.polygon.com/2017/12/4/16735950/five-nights-at-freddys-spinoff-freddy-fazbears-pizzeria-simulator-released-steam-scott-cawthon
  4. http://www.player.one/freddy-fazbear-pizzeria-simulator-update-custom-night-fnaf-6-124232
  5. https://attackofthefanboy.com/news/fnaf-6-custom-night-receives-tentative-august-release-date/
  6. https://attackofthefanboy.com/news/freddy-fazbears-pizzeria-simulator-custom-night-roster-revealed/
  7. http://www.newsweek.com/ultimate-custom-night-release-june-29-five-nights-freddys-6-fnaf-968076
  8. Scott Cawthon (15 de setembro de 2015). «FNAF World». Consultado em 16 de setembro de 2015 
  9. Klepek, Patrick (16 de setembro de 2015). «Five Nights At Freddy's Creator Is Making An RPG». Kotaku. Consultado em 16 de setembro de 2015 
  10. https://www.esrb.org/ratings/search.aspx?titleOrPublisher=Five+Nights+at+Freddy%27s+VR%3a+Help+Wanted
  11. https://www.neoseeker.com/news/30311-five-nights-at-freddys-to-serve-up-jumpscares-on-playstation-vr-this-spring/
  12. Kit, Borys (7 de abril de 2015). «Video Game 'Five Nights at Freddy's' Getting Movie Treatment». The Hollywood Reporter. Consultado em 7 de abril de 2015 
  13. Fleming Jr, Mike (28 de julho de 2015). «Gil Kenan To Direct 'Five Nights At Freddy's' For Warner Bros». Deadline.com. Consultado em 28 de julho de 2015 
  14. Hernandez, Patricia (30 de julho de 2015). «Five Things You Should Know About The Five Nights at Freddy's Movie». Kotaku. Consultado em 30 de julho de 2015 
  15. «Scott Games». scottgames.com. Consultado em 21 de dezembro de 2020 
  16. Frank, Allegra (14 de dezembro de 2015). «Five Nights at Freddy's novel hits stores next year». Polygon. Consultado em 14 de dezembro de 2015 
  17. Matulef, Jeffrey (17 de dezembro de 2015). «Five Nights at Freddy's creator releases spin-off novel». Eurogamer. Consultado em 17 de dezembro de 2015 
  18. [1]
  19. http://www.newsweek.com/five-nights-freddys-fourth-closet-plot-description-reveal-837237
  20. [2]
  21. http://www.ibtimes.com/five-nights-freddys-survival-logbook-leaked-cawthons-next-book-release-2548873
  22. https://www.christianpost.com/news/five-nights-at-freddys-survival-logbook-news-new-details-about-scott-cawthons-upcoming-book-revealed-187021/
  23. http://www.ibtimes.com.au/five-nights-freddys-latest-update-survival-logbook-teases-more-help-after-release-freddy-files