Scott Cawthon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Scott Cawthon
Nascimento 26 de junho de 1971 (46 anos)
Texas, Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos Americano
Filho(s) 3
Ocupação Game designer
Escola/tradição The Art Institute of Houston

Scott Cawthon (Texas, 26 de junho de 1971) é um designer de vídeo-games norte-americano, conhecido pela criação e desenvolvimento da série de jogos Five Nights at Freddy's.

História[editar | editar código-fonte]

Scott Cawthon começou sua carreira fazendo animações cristãs em 3D. Em 2007, ele postou no YouTube sua primeira animação intitulada "The Pilgrim's Progress", baseada na obra clássica O Peregrino. O filme foi lançado dividido em 8 partes separadas.

Após lançar esse filme e outras animações cristãs por meio de DVDs, ele começou a desenvolver jogos para a Steam, sendo seus últimos mais conhecidos Sit 'N Survive, Chipper and Sons Lumber Co., Desolate Hope e There Is No Pause Button. Quando um programador criticou o jogo "Chipper and Sons Lumber Co." alegando a baixa qualidade da renderização, o que fazia os animais do jogo parecerem robôs animatrônicos, Scott decidiu usar isso como vantagem pra criar Five Nights at Freddy's em 2014.

O jogo foi negociado pra entrar na Steam e sua estreia ocorreu em agosto de 2014. Rapidamente ele começou a se tornar um meme viral no YouTube através de vários canais de gameplays de jogos. Várias fanarts, animações e até mesmo fangames foram criados em base do jogo e assim Scott lançou suas continuações:

Estendendo o legado do primeiro jogo até 2016.

Em Setembro de 2015 Scott Cawthon anunciou um spin-off em RPG eletrônico chamado FNAF World, desta vez adaptando os personagens para um estilo de fofura.[1] O jogo foi lançado no dia 21 de janeiro de 2016, mas foi removido 4 dias depois, por Scott não estar satisfeito com o resultado final, prometendo relançá-lo grátis na Game Jolt com um novo visual no cenário. Posteriormente o jogo recebeu uma segunda atualização com novos personagens e minigames.

No dia 21 de Maio do mesmo ano Scott anunciou o desenvolvimento de novo jogo: Five Nights at Freddy's: Sister Location, lançado em 7 de outubro, que não possui a mesma mecânica dos outros FNAFs.

Referências

  1. Kit, Borys (7 de abril de 2015). «Video Game 'Five Nights at Freddy's' Getting Movie Treatment». The Hollywood Reporter. Consultado em 7 de abril de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]