Scott Cawthon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Scott Cawthon
Nascimento 26 de junho de 1971 (45 anos)
Texas, Estados Unidos
Nacionalidade Estados Unidos Americano
Filho(s) 3
Ocupação Game designer
Escola/tradição The Art Institute of Houston

Scott Cawthon (Texas, 26 de junho de 1971) é um designer de vídeo-games norte-americano, conhecido pela criação e desenvolvimento da série de jogos Five Nights at Freddy's.

História[editar | editar código-fonte]

Scott Cawthon começou sua carreira fazendo animações cristãs em 3D. Em 2007, ele postou no YouTube sua primeira animação intitulada "The Pilgrim's Progress", baseada na obra clássica O Peregrino. O filme foi lançado dividido em 8 partes separadas.

Após lançar esse filme e outras animações cristãs por meio de DVDs, ele começou a desenvolver jogos para a Steam, sendo seus últimos mais conhecidos Sit 'N Survive, Chipper and Sons Lumber Co., Desolate Hope e There Is No Pause Button. Quando um programador criticou o jogo "Chipper and Sons Lumber Co." alegando a baixa qualidade da renderização, o que fazia os animais do jogo parecerem robôs animatrônicos, Scott decidiu usar isso como vantagem pra criar Five Nights at Freddy's em 2014.

O jogo foi negociado pra entrar na Steam e sua estreia ocorreu em agosto de 2014. Rapidamente ele começou a se tornar um meme viral no YouTube através de vários canais de gameplays de jogos. Várias fanarts, animações e até mesmo fangames foram criados em base do jogo e assim Scott lançou suas continuações:

Estendendo o legado do primeiro jogo até 2016.

Em Setembro de 2015 Scott Cawthon anunciou um spin-off em RPG eletrônico chamado FNAF World, desta vez adaptando os personagens para um estilo de fofura.[1] O jogo foi lançado no dia 21 de janeiro de 2016, mas foi removido 4 dias depois, por Scott não estar satisfeito com o resultado final, prometendo relançá-lo grátis na Game Jolt com um novo visual no cenário. Posteriormente o jogo recebeu uma segunda atualização com novos personagens e minigames.

No dia 21 de Maio do mesmo ano Scott anunciou o desenvolvimento de novo jogo: Five Nights at Freddy's: Sister Location, lançado em 7 de outubro, que não possui a mesma mecânica dos outros FNAFs.

Referências

  1. Kit, Borys (April 7, 2015). «Video Game 'Five Nights at Freddy's' Getting Movie Treatment». The Hollywood Reporter. Consultado em April 7, 2015  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]